Saúde

Saúde abre inscrições para formação de educadores populares para o cuidado a pessoas em situação de rua

Publicado

O Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco),  abriu inscrições para a seleção e a formação de educadores(as)/preceptores(as) do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde para o Cuidado à População em Situação de Rua (EdPopRUA). Os interessados podem se inscrever até 27 de maio

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco) e movimentos sociais ligados à população em situação de rua. Nesta etapa, a seleção contempla candidatos de Goiás, do Pará, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. 

São ofertadas 98 vagas, distribuídas entre os quatro estados, sendo 38 vagas de ampla concorrência e 60 destinadas a ações afirmativas. Na etapa anterior já foram contemplados os estados de Pernambuco (para os municípios de Recife, Garanhuns, Petrolina e Vitória de Santo Antão) e São Paulo (Campinas, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e São Paulo). Em todo o País, o EdPopRua pretende formar 5 mil profissionais. 

Leia mais:  Força Nacional do SUS reforça controle vetorial e reorganização da assistência à saúde em Dourados

O edital é direcionado a quem tem experiência em educação popular em saúde para atuar no processo formativo do curso. Esses profissionais serão responsáveis por conduzir a formação de trabalhadores e gestores do SUS que atuam no cuidado à população em situação de rua. 

O público-alvo inclui equipes de Consultório na Rua, de Saúde da Família, de Atenção Primária, de Saúde Bucal, equipes Multiprofissionais na APS, além de pessoas que trabalham na gestão e lideranças sociais. O objetivo é fortalecer práticas de cuidado baseadas no território, no trabalho interprofissional e na educação popular em saúde, promovendo a garantia do direito à saúde para a população em situação de rua. 

A inscrição deve ser realizada de forma online, mediante preenchimento de formulário e envio da documentação exigida no edital

Plano Ruas Visíveis 

O EdPopRUA integra o Plano de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, conhecido como Plano Ruas Visíveis, lançado em 2023. A estratégia reúne ações intersetoriais organizadas em alguns eixos, incluindo saúde, assistência social, educação, habitação e trabalho. 

Leia mais:  Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões em rede de hospitais e serviços inteligentes do SUS

No âmbito da saúde, a formação de profissionais é uma das principais medidas para qualificar o atendimento e ampliar o acesso dessa população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)

Camila Rocha
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Planejamento do próximo ciclo do Proadi-SUS orienta visita técnica ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Publicado

A execução dos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e as prioridades para o próximo triênio estiveram no centro da visita institucional realizada nesta sexta-feira (10) ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em São Paulo. A agenda reuniu representantes do Ministério da Saúde e da instituição para discutir iniciativas voltadas à gestão, à pesquisa, à inovação e à formação de profissionais para o SUS.

Participante do Proadi-SUS desde o primeiro triênio do programa, entre 2009 e 2011, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz desenvolve projetos nas áreas de gestão em saúde, capacitação de recursos humanos, pesquisa e avaliação de tecnologias em saúde. As iniciativas da instituição alcançam os 27 estados brasileiros e mais de 3,5 mil municípios.

Criado para apoiar políticas públicas de saúde por meio da cooperação entre o Ministério da Saúde e hospitais de excelência, o Proadi-SUS desenvolve projetos de interesse público nas áreas de gestão em saúde, pesquisa, avaliação de tecnologias, inovação e formação de profissionais. As iniciativas buscam subsidiar o desenvolvimento de soluções voltadas ao aperfeiçoamento da gestão e da assistência no Sistema Único de Saúde.

Leia mais:  Pacientes do SUS começam a ser atendidos por planos de saúde em iniciativa pioneira do Agora Tem Especialistas

“O Proadi-SUS é um instrumento de cooperação entre o Ministério da Saúde e os hospitais de excelência que contribui para o desenvolvimento de projetos de interesse do SUS. A visita permitiu acompanhar a execução das iniciativas em andamento e discutir as prioridades que deverão orientar o planejamento do próximo triênio, em alinhamento com as necessidades identificadas pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.

No atual triênio, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz possui 30 projetos aprovados no âmbito do programa, distribuídos entre desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde, capacitação de recursos humanos, pesquisa de interesse público em saúde e estudos de avaliação e incorporação de tecnologias.

Durante a agenda, também foram apresentadas as prioridades estratégicas que servirão de referência para a elaboração dos projetos do sétimo triênio do Proadi-SUS. Entre os temas discutidos estão o aprimoramento da Atenção Primária à Saúde, da Atenção

Especializada, da saúde digital, da pesquisa e inovação, da vigilância em saúde, da educação permanente e das capacidades de gestão do Sistema Único de Saúde.

Leia mais:  Uberlândia (MG) recebe ambulâncias do Ministério da Saúde e passa a ter, pela primeira vez, cobertura do SAMU 192

A programação incluiu, ainda, visitas técnicas a áreas assistenciais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como hemodinâmica, oncologia, pronto atendimento e farmácia de diluição, onde foram apresentadas experiências relacionadas aos projetos desenvolvidos pela instituição no âmbito do Proadi-SUS.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana