Cuiabá

Saúde de Cuiabá atualiza locais e horários para retirada de medicamentos controlados

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, atualizou os locais e horários para retirada de medicamentos controlados na rede pública. A nova organização já está em vigor e estabelece nove unidades de saúde como pontos oficiais de dispensação, todas com equipe farmacêutica especializada, conforme determina a Portaria nº 344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O novo documento substitui integralmente as listas anteriores e tem como objetivo padronizar o atendimento, garantir mais segurança na dispensação e ampliar o acesso da população aos medicamentos do programa de saúde mental. Entre as mudanças, está a descontinuação da retirada de medicamentos na região do Grande Terceiro. Os pacientes que utilizavam o serviço naquele local devem agora procurar a unidade do bairro Praeiro.

Os medicamentos disponibilizados fazem parte da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e são dispensados nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde habilitados, que contam com farmacêutico responsável para garantir o controle adequado e o cumprimento das normas sanitárias.

Leia mais:  Programa Casa Cuiabana inicia entrega de documentos com mais de 200 atendimentos

De acordo com a Secretaria, a dispensação ocorre exclusivamente em unidades que contam com farmacêutico responsável, garantindo o controle adequado dos medicamentos e o cumprimento das exigências legais para substâncias sujeitas a controle especial.

Locais, endereços e horários de dispensação

Clínica da Família (CPA I) – Rua Óbidos, CPA I
Horário: 08h às 12h e 13h às 21h

USF Jardim Imperial – Rua Goiaba, nº 01, Jardim Imperial
Horário: 07h às 11h

USF Praeiro – Avenida General Mello, s/nº, Praeiro
Horário: 13h às 17h

USF Jardim Independência – Avenida São Sebastião, nº 1078, Cidade Alta
Horário: 07h às 11h

USF Santa Isabel – Avenida Paes de Barros, s/nº, Santa Isabel
Horário: 13h às 17h

USF Tijucal – Avenida Espigão, nº 1312, Tijucal
Horário: 08h às 12h

USF Parque Cuiabá – Rua D, nº 4, Parque Cuiabá
Horário: 13h às 17h

Centro de Especialidades Médicas (CEM) Centro – Rua Baltazar Navarros, nº 405, Bandeirantes
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Leia mais:  Abertura do 83º Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC) acontecerá às 9h30, em Cuiabá

CEM Coxipó – Rua 24 de Agosto, s/nº, Vista Alegre
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Medicamentos disponibilizados

A rede municipal disponibiliza medicamentos utilizados no tratamento de transtornos mentais e neurológicos, incluindo antidepressivos, anticonvulsivantes e antipsicóticos. Entre eles estão: ácido valpróico (xarope e comprimido), amitriptilina, biperideno, carbamazepina (comprimido e suspensão), clonazepam (comprimido e solução oral), clorpromazina (comprimido e gotas), diazepam, fenitoína, fenobarbital (comprimido e gotas), fluoxetina, haloperidol, imipramina, levomepromazina (comprimido e solução oral), carbonato de lítio, prometazina e tioridazina (50 mg e 100 mg).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a dispensação é realizada mediante apresentação de receituário médico especial, conforme exigido pela legislação vigente. A orientação é para que os usuários fiquem atentos aos novos locais e horários, garantindo mais agilidade no atendimento e evitando deslocamentos desnecessários.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Conexão de gerações promove encontro entre crianças e idosos durante as férias escolares em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realiza nos dias 10 e 17 de julho a ação Conexão de Gerações: Encontro Intergeracional do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa reunirá aproximadamente 600 participantes, entre crianças atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), idosos dos Centros de Convivência do Idoso (CCI) e equipes técnicas da Proteção Social Básica.

Nesta sexta-feira (10), as atividades ocorrerão simultaneamente no CCI João Guerreiro, com a participação dos usuários dos CRAS Tijucal, Nova Esperança, Osmar Cabral e Pedra 90, e no CCI Aidee Pereira, reunindo participantes dos CRAS Planalto, Doutor Fábio e Getúlio Vargas. Já no dia 17 de julho, os encontros serão realizados no CCI Padre Firmo, com os CRAS Dom Aquino, Pedregal, Praeiro e Araçá, e no CCI Maria Ignês, que receberá crianças dos CRAS Novo Colorado, CPA e Jardim União. As atividades serão desenvolvidas das 8h30 às 15h.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá oferta 224 vagas de emprego com destaque para cargos sem experiência

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destaca que a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da cidadania e da inclusão social. A iniciativa está alinhada aos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Mais do que um momento de lazer, o Conexão de Gerações cria oportunidades para que crianças e idosos aprendam uns com os outros, compartilhem experiências e construam vínculos afetivos. É uma iniciativa que fortalece a convivência comunitária, estimula o respeito entre as gerações e valoriza o papel de cada participante na sociedade”, afirma a secretária.

A programação contará com acolhida, dinâmicas de integração, oficinas, almoço coletivo, mini gincana intergeracional, contação de histórias e brincadeiras tradicionais compartilhadas pelos idosos, proporcionando momentos de aprendizado, diversão e resgate da cultura popular. Ao longo do dia, crianças e idosos participarão de atividades socioeducativas, culturais e recreativas, promovendo a troca de experiências, o respeito mútuo e a valorização da história de vida dos participantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana