O setor cultural mato-grossense terá acesso a mais de R$ 72 milhões em editais que serão executados pelo Governo de Mato Grosso entre o segundo semestre de 2026 e 2027. Em evento de lançamento do Programa de Incentivo à Cultura, realizado nessa quinta-feira (25.6), no Cine Teatro Cuiabá, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) apresentou as seleções públicas que contam com recursos próprios, de Arranjos Regionais com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
“É um grande orgulho viver um momento como este, marcado por um investimento histórico. E vale destacar, que um investimento desse porte é uma escolha. É a escolha deste Governo que acredita no poder de ir direto à fonte, potencializando os polos de cultura para que mais e mais histórias de sucesso, como as muitas que já temos, continuem acontecendo,” destacou o secretário da Secel, David Moura.
A maior parte dos investimentos são recursos próprios do Governo de Mato Grosso, no total de R$ 35,6 milhões. Os valores irão contemplar diversos editais, incluindo ações de preservação do patrimônio histórico, programas de desenvolvimento de negócios criativos e de formação, gestão e infraestrutura de espaços culturais, festivais e publicações de obras literárias.
“É o maior investimento do Estado em editais. Além dos investimentos que fazemos para os municípios desenvolverem suas atividades culturais, além do fomento direto para manutenção das práticas mais tradicionais de Mato Grosso, temos agora mais um grande incentivo com esse importante aporte de recursos nas seleções públicas para a cultura mato-grossense,” informou o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.
Outros R$ 21,8 milhões vêm da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) do Governo Federal. Com esses valores, serão promovidas seleções públicas que beneficiam variados segmentos, como economia criativa, patrimônio histórico, pontos e pontões de cultura, literatura e hip hop. Também estarão inclusas as diversas expressões artísticas (música, artes visuais, teatro, circo, dança e artesanato) e projetos com foco em povos e comunidades tradicionais.
Os Arranjos Regionais com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) garante mais R$ 15 milhões à cultura mato-grossense. O Programa do Ministério da Cultura (MinC) une recursos do Governo Federal e do Governo de Mato Grosso para o setor audiovisual, que serão investidos em festivais, formação, produção de curtas e longas-metragens.
“Temos um pacotão com quase 40 editais. Nosso programa de incentivo à cultura conta com recursos estaduais e federais, que se complementam com o objetivo de viabilizar mais de 400 projetos para fomentar a produção cultural em todas as regiões de Mato Grosso. Que os agentes culturais do Estado possam borbulhar de ideias para se inscrever”, finalizou Jan Moura.
As inscrições estão previstas para começar no dia 20 de julho deste ano, com os editais que contam com recursos próprios do Governo de Mato Grosso. As demais seleções públicas devem iniciar as inscrições no mês de agosto.
Editais Patrimônio Histórico e Museológico
Encontro Estadual do Patrimônio Histórico: R$ 250 mil – recursos próprios
MT Museus: R$ 300 mil – recursos próprios
MT Preservar | Obras: R$ 3,65 milhões – recursos próprios
O lançamento do Programa de Incentivo à Cultura da Secel foi marcado também pela apresentação do PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas de Mato Grosso, estudo realizado em parceria com a Fundação Itaú.
Os dados do indicador, que pode apoiar a formulação de políticas públicas na cultura, foram apresentados pela coordenadora do Observatório da Fundação Itaú, Esmeralda Macana.
O evento realizado no Cine Teatro Cuiabá contou com a presença de agentes culturais e de representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), da Universidade Federal de Mato Grosso, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, do Conselho Estadual de Cultura e do Escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso.
Confira o relatório no site www.secel.mt.gov.br/relatorios-e-publicacoes
As Polícias Civis de Mato Grosso e Goiás prenderam, nesta sexta-feira (26.6), um homem, de 39 anos, condenado por um homicídio ocorrido em Santa Helena de Goiás.
A captura foi possível após trabalho integrado de inteligência e troca de informações entre a Delegacia de Nova Xavantina e a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), de Goiás
Após o crime, o suspeito se mudou para Mato Grosso e ficou morando em Nova Xavantina por alguns anos. Em 2024, ele se tornou suspeito de um roubo na cidade e, em meio à investigação, a equipe da Delegacia de Nova Xavantina descobriu o mandado de prisão por condenação transitada em julgado.
O procurado havia sido condenado a oito anos e dois meses de prisão, em regime inicial fechado e estava com mandado em aberto desde 2019.
Diante disso, a equipe realizou uma ação para cumpriu o mandado, porém, o condenado se mudou antes de a prisão ser concretizada, fugindo para Goiás.
A Polícia Civil de Mato Grosso seguiu com investigações para localizar o condenado e identificou seu novo paradeiro, em Goiânia. A equipe da Delegacia de Nova Xavantina indicou o local para a DIH de Goiás e o mandado foi cumprido nesta sexta-feira (26.06), na residência do condenado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.