Mais três projetos realizados por meio do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), serão lançados até o fim de abril. Em Rondonópolis, os moradores poderão assistir à ‘Cidade de Pedra: a menina que queria sentir’, neste fim de semana. Pelo Brasil, a banda Calorosa ganha novos públicos com shows em diferentes Estados. Em Cuiabá, terá apresentação da peça ‘Curriculum Vital’.
O espetáculo ‘Cidade de Pedra: a menina que queria sentir’ será apresentado neste fim de semana pelo Grupo Terpis, às 14h, na Universidade Federal de Rondonópolis. A entrada é gratuita.
A peça conta a história de uma criança em um processo de autoconfiança, que recebe apoio de espíritos da natureza quando descobre sentimentos de medo, raiva e alegria. A proposta é explorar a ancestralidade territorial, resgatar valores simbólicos da geografia e história de Rondonópolis, conhecida como Cidade de Pedra por abrigar um complexo rochoso de sítios rupestres.
O espetáculo foi pensado como uma apresentação audiovisual, que mescla cinema, dança contemporânea e teatro. “A ideia é mostrar uma trajetória de busca, que põe em evidência a celebração de descobertas de sentimentos que fazem parte da vida. É uma peça para falar do reencontro, da simbiose entre o eu e a ancestralidade”, explica Laura Moraes, idealizadora do espetáculo.
A banda mato-grossense Calorosa alcança novos públicos e segue viagem para novos territórios com lançamento da turnê nacional, que inicia neste mês, após selecionar projeto de circulação no Edital Viver Cultura.
O grupo parte para Brasília (26.04), Goiânia (27.04), Campo Grande (28.04) e São Paulo (30.04), levando um show dançante que mescla ritmos contemporâneos e cultura popular mato-grossense.
“A gente tem construído uma identidade em sintonia com o contexto social e político no qual estamos inseridos, mas de olho no global. Então, aliamos manifestações populares tradicionais de Mato Grosso, como o cururu, siriri, rasqueado e lambadão, com o reggae, rock e eletrônico. Essa ressignificação dialoga tanto com a identidade tropical brasileira, quanto com a produção do pop atual. É assim que surge o pop tropical pantamazônico”, descreve Karola Nunes, integrante do grupo.
A banda acredita também que a arte pode ser aliada da defesa de direitos sociais, e um dos destaques do repertório da banda, o ‘Manifesto calorista’ celebra a ancestralidade negra, indígena e ribeirinha. A música também inspira o nome da turnê: ‘O mato cresce num instante e engole o muro’.
A peça ‘Curriculum Vital’ traz uma reflexão sobre a precarização do mercado de trabalho, e as consequências que o sistema produtivo provoca na vida dos trabalhadores. Com estreia no dia 30 de abril, na Casa Cuiabana, ela terá apresentações também nos dias 01, 03 e 04 de maio.
A entrada é gratuita, e os ingressos já estão praticamente esgotados. Tanto que a produção abriu sessão extra para atender à procura do público. O ingresso poderá ser retirado na internet, pelo Sympla, a partir desta segunda-feira (22.04).
“A intenção é a de gerar discussões sobre a precarização do mercado de trabalho e, sobretudo, refletir sobre quem nos tornamos e o que deixamos no decorrer do caminho”, explica Geovana Rodrigues, que assina direção e dramaturgia do projeto. Ela atua ao lado de Lucas Visan, que também é idealizador da peça selecionada no Edital Viver Cultura.
Serviço
Espetáculo: Cidade de Pedra: a menina que queria sentir Data e horário: Sábado (20.04), às 14h Local: Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade da Universidade Federal de Rondonópolis Ingresso: Entrada é gratuita
Turnê nacional Banda Calorosa 26/04 – Show Calorosa e Corujones – Brasília, 21h 27/04 – Shows Calorosa e Mundhumano – Goiânia, 21h 28/04 – Shows Calorosa e Dovalle – Campo Grande, 19h 30/04 – Noite Cuiabana com Calorosa e Paulo Monarco + Dj Dieguito Reis – São Paulo, 21h Mais informações: @bandacalorosa
Espetáculo: Curriculum Vital Datas: 30/04, 01/05, 03/05 e 04/05 Horários: 19h30 e 21h Local: Casa Cuiabana Ingressos gratuitos: LINK AQUI Mais informações: Instagram @curriculovital
O Governo de Mato Grosso anunciou para Alto Garças, nesta quarta-feira (22.1), recursos para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município e também lançou uma ponte de concreto de 60,5 metros sobre o Ribeirão Café, na MT-107. Os investimentos somam mais R$ 11,8 milhões para o município.
Nos últimos sete anos, o Governo destinou mais de R$ 134,1 milhões em recursos para Alto Garças, que contemplam áreas, como infraestrutura, educação e saúde.
“O Estado tem proporcionado muitos benefícios para a população de Alto Garças. A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a ponte vão trazer mais desenvolvimento e progresso para a região”, afirmou o prefeito de Alto Garças em exercício, David Fraga de Carvalho, conhecido como Badu.
“Mostramos lealdade aos compromissos que devemos ter com o dinheiro público. Tiramos o Estado daquela situação de dificuldade financeira em que estávamos há alguns anos atrás. Esse é o dever de quem está na administração pública: trabalhar e fazer o dinheiro dos impostos retornar para todos nós em forma de estradas, hospitais e escolas”, destacou o governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.
O vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou as entregas do Estado nos últimos sete anos. “Quando assumimos, Mato Grosso tinha no total 6,5 mil quilômetros de rodovias asfaltadas, e estamos entregando 7 mil apenas na nossa gestão, mais do que foi feito na história do nosso Estado. Estamos fazendo também uma revolução na saúde pública e entregamos o maior hospital do Estado, o Hospital Central, além de construir mais cinco em todas as regiões. E alavancamos a educação mato-grossense da 22ª para a 8ª posição. Não tem nenhum outro estado no Brasil que tenha feito essa transformação em tão pouco tempo”, citou.
Os recursos estaduais para construir a ponte vão substituir a atual, que possui estrutura de madeira que precisa de manutenções frequentes no período de chuvas, trazendo segurança ao trânsito de veículos, principalmente para o escoamento da produção local e o transporte escolar.
Já a ETA vai garantir um abastecimento de água mais eficiente para a população.
Também participaram da solenidade em Alto Garças a senadora Margareth Buzetti, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, juntamente com os deputados estaduais Valmir Moretto, Beto Dois a Um, Dr. Eugênio, Nininho, Sebastião Rezende e Dilmar Dal Bosco, além dos secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e coronel PM César Roveri (Segurança Pública), do presidente da MT Par, Wener Santos, e de prefeitos da região do Araguaia.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.