Mato Grosso

Seciteci inicia aulas de capacitação digital em Santo Antônio de Leverger

Publicado

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou em Santo Antônio de Leverger, na noite desta terça-feira (17.6), a aula inaugural do projeto-piloto Muxirum Digital MT, que oferece capacitação digital para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto já foi lançado em Cuiabá.

A aula inaugural foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), o projeto será levado ainda para Chapada dos Guimarães, promovendo autonomia no uso de celulares e aplicativos essenciais para a vida cotidiana.

O Muxirum Digital MT propõe aulas práticas e materiais didáticos gratuitos, com linguagem simples, para pessoas que têm dificuldades de formação tecnológica. Essa é a primeira edição do projeto.

O projeto é quase homônimo do realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Mais MT Muxirum, que busca alfabetizar pessoas com idade acima de 15 anos que, por algum motivo, não aprenderam a ler e escrever no tempo certo.

A coordenadora do Muxirum Digital em Santo Antônio de Leverger, professora Hozana Gonçalves, destacou o impacto da iniciativa na cidade. “Eu fico muito feliz e satisfeita. Já tivemos o Muxirum de Alfabetização aqui e foi um sucesso. É isso que eu espero, que o nosso projeto alcance o mesmo sucesso que nós tivemos com a alfabetização. Acreditamos que o povo de Santo Antônio merece todo esse carinho em forma de incentivo à educação”, afirmou.

Leia mais:  MT Iluminado já instalou mais de 330 mil luminárias de LED em todo o Estado

Com ampla experiência no ensino, Hozana também ressaltou a qualidade do material didático do Muxirum Digital, disponibilizado em formato de apostila para todos os alunos matriculados.

“É um material muito rico e que vai suprir todas as necessidades dos nossos alunos. O que a gente espera é que esses idosos e esses adultos, que hoje enfrentam dificuldades no acesso à tecnologia, possam melhorar, ter uma facilidade maior para lidar com essa situação, principalmente nós, aqui de Santo Antônio, que temos muitos idosos que vivem sozinhos na zona rural. Eles estão vindo participar conosco e sei que esses serão os maiores impactados com o conhecimento adquirido”, completou.

Presente na aula inaugural, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, parabenizou os alunos pela decisão de aprender algo novo e enfatizou o compromisso do Governo de Mato Grosso com a democratização do acesso ao conhecimento digital.

“Sei que, para muitos, estar aqui é um desafio. Mas vocês estão provando que nunca é tarde para aprender. O material é excelente, com temas atuais, como segurança digital. E, para incentivar ainda mais, quero dizer que estamos avaliando a possibilidade de sortear tablets e smartphones no encerramento do curso para os alunos que mantiverem bons índices de presença. É uma forma de reconhecer o esforço de cada um”, afirmou.

Leia mais:  Governo do Estado inicia obras de revitalização do Parque Zé Bolo Flô

A cerimônia contou ainda com a presença da coordenadora do projeto Muxirum Digital, Dannyele Zamar; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Cilce Moraes; do coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Geraldo Júnior; e da coordenadora do Serviço de Convivência, Leda Cristina. Todos reforçaram o apoio das instituições locais ao projeto.

Muxirum Digital MT

O projeto Muxirum Digital MT é uma realização da Seciteci com financiamento da Fapemat, que investiu R$ 390 mil na ação e concedeu 21 bolsas para membros da equipe técnica e pedagógica. A proposta contempla 280 vagas em três municípios, com turmas de até 40 alunos. As inscrições estão sendo realizadas por meio de busca ativa em espaços estratégicos, garantindo o alcance da população que mais precisa.

A próxima aula inaugural acontece em Chapada dos Guimarães, no dia 18 de junho, encerrando o ciclo de abertura do projeto-piloto, que se estende até outubro de 2025.

*Com supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Sefaz promove audiência pública sobre orçamento estadual de 2025

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Parceria entre Seduc e Sicredi reforça programa de Educação Financeira da Rede Estadual de Ensino

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana