Diamantino

Secretaria de Assistência Social realiza roda de conversa sobre o Transtorno do Espectro Autista em Diamantino

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou, na quarta-feira (15.04), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma roda de conversa com mães atípicas, tendo como tema a campanha Abril Azul, que reforça a visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação teve como objetivo promover orientações, esclarecimentos e reflexões sobre a importância da inclusão, do respeito e da conscientização.

O encontro foi conduzido pela advogada Indianara Conti, que abordou temas como a apresentação da Associação TEA de Diamantino, o cadastro das famílias, orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a emissão da Carteira do Autista, além dos direitos das pessoas com TEA e de seus familiares.

Também foi destacada a importância do “cuidar de quem cuida”, com momentos dedicados ao bem-estar das mães, relatos de experiências e um espaço de convivência com café e roda de conversa.

A mãe atípica e pastora, Miriam Barroso, também compartilhou com as mães presentes sua experiência pessoal na criação de um filho com Transtorno do Espectro Autista, relatando os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e a importância da fé, da paciência e do apoio familiar ao longo dessa jornada.

Leia mais:  Janeiro Branco destaca hábitos e cuidados que ajudam a prevenir problemas de saúde mental

A secretária de Assistência Social, Jaqueline Mendes, destacou que a roda de conversa proporcionou um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências entre as mães, fortalecendo a rede de apoio e promovendo o compartilhamento de vivências e desafios enfrentados no dia a dia.

“Essa é uma iniciativa que reforça o nosso compromisso em desenvolver ações voltadas à inclusão social, ao fortalecimento de vínculos familiares e à promoção de políticas públicas que assegurem dignidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência e suas famílias.”

Ao longo do mês de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania tem intensificado a realização de ações de conscientização por meio da campanha Abril Azul, voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades incluem rodas de conversa, orientações, atendimentos e momentos de escuta, com o objetivo de promover a inclusão, ampliar o acesso à informação e fortalecer a rede de apoio às famílias.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

Confira a programação do Agosto Dourado nas Estratégias de Saúde da Família de Diamantino

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de agosto a campanha Agosto Dourado, com uma programação de ações nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) voltada à conscientização, incentivo e apoio ao aleitamento materno.

O Agosto Dourado é uma campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A mobilização busca ampliar as informações e orientações às mães e famílias, destacando a amamentação como parte fundamental dos cuidados com a saúde e o desenvolvimento da criança.

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida e, após esse período, continue associado à alimentação complementar até os dois anos ou mais. Durante a campanha, essas e outras orientações serão trabalhadas com gestantes e puérperas nas ações realizadas no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Diamantino, a programação será desenvolvida nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com rodas de conversa, orientações e atividades educativas voltadas às gestantes, puérperas e seus familiares.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino realiza pit stop para orientar população sobre o IPTU 2026

As ações acontecerão em diferentes datas e horários. A ESF Deciolândia desenvolverá atividades durante todo o mês, conforme programação local. Também estão previstas ações na ESF Bom Jesus, no dia 11 de agosto, às 13h30; ESF Pedregal, no dia 18, às 17h.

Dando continuidade à programação, as atividades serão realizadas na ESF Jardim Alvorada, no dia 19, às 17h; ESF Buriti, no dia 21, às 18h no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, na Rua dos Esportes; ESF Bojuí, no dia 24, às 7h30; ESF 4 e ESF Central, no dia 25, às 18h; Na ESF UniSaúde, no dia 26, às 18h; ESF Ponte, no dia 29, às 13h30; e ESF Caeté, no dia 31, às 7h30.

Durante os encontros, as equipes de saúde abordarão temas relacionados ao aleitamento materno, técnicas de amamentação, cuidados com a mãe e o bebê, desafios durante a amamentação e a importância do apoio familiar, além de orientações sobre o Agosto Dourado.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino realiza reunião participativa para construção do novo Plano Diretor em Novo Diamantino

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana