Política MT

Secretaria de Integração Social e Cidadania entrega brinquedos na ala infantil no HCanMT

Publicado

A manhã desta quinta-feira (4), foi daquelas que ficam guardadas no coração. Nos corredores da ala infantil do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), onde diariamente a luta pela vida se mistura à força e à coragem, um clima diferente tomou conta do ambiente, sorrisos largos, olhos brilhando e um ar de esperança que se espalhou por todos os cantos.

A Secretaria de Integração Social e Cidadania (Seisc) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) promoveu a entrega de brinquedos às crianças em tratamento, em uma ação repleta de afeto que marcou o início do período natalino no hospital. A iniciativa teve o apoio do projeto “Mãos que Acolhem” e da equipe de voluntariado do HCanMT.

Logo cedo, a festa começou. Cada brinquedo entregue parecia carregar, junto com o laço de fita, um pouco de coragem, leveza e magia. E quando o Papai Noel apareceu, a emoção tomou conta. Crianças que enfrentam desafios diários abriram um sorriso que iluminou o corredor inteiro. Famílias que vivenciam dias de incerteza se permitiram respirar fundo e sentir, por um momento, a doçura da infância e a esperança renovada.

Leia mais:  CPI da Saúde questiona decisão que dispensou depoimentos de investigados

O secretário de Integração Social e Cidadania da ALMT, Edevandro Guandalin, não conteve a emoção ao acompanhar a entrega.

“É uma ação que toca o coração. A gente vem trazer alegria, mas saímos levando muito mais do que trouxemos. Ver o brilho nos olhos dessas crianças, tão perto do Natal, é algo que mexe com a gente. Talvez este brinquedo seja a principal lembrança que muitas delas terão este ano — e isso nos faz querer fazer ainda mais. Cada olhar, cada sorriso, é uma lição de esperança. Agradeço a Deus pela oportunidade de viver esse momento”, disse.

Para a supervisora do voluntariado do HCanMT, Cleuza Sodré, gestos como esse fazem toda a diferença no dia a dia das crianças e das famílias. “É um momento único, essas pessoas que dedicam um tempo para trazer alegria são anjos em forma de voluntários. Essa energia, esse carinho, transformam o ambiente. Só tenho a agradecer”, afirmou, emocionada.

A voluntária Vânia Haddad, do projeto “Mãos que Acolhem”, destacou que a solidariedade também se alimenta de pequenos gestos constantes. “Todas as quintas-feiras estamos aqui com um lanche preparado com amor para a ala pediátrica. É pãozinho, bolo, café, algo simples, mas feito com o coração, para as crianças e para os pais. O que fizemos hoje, junto com essa entrega, é um pouco mais de alegria. E isso aquece o coração de todos nós”, contou.

Leia mais:  ALMT impulsiona qualificação de mulheres e amplia oportunidades de autonomia e renda

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Processos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos

Publicado

Dois processos de alteração de limites municipais conduzidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) avançaram nesta quinta-feira (13), com a aprovação, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), dos plebiscitos que ouvirão eleitores de Primavera do Leste, Poxoréu, Cotriguaçu e Colniza.

A consulta ocorrerá em 25 de outubro, juntamente com o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. Poderão participar os eleitores regularmente inscritos nos quatro municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais de 2026.

A decisão do TRE-MT dá continuidade aos trabalhos iniciados na ALMT pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, que envolveram análise técnica, elaboração de Estudos de Viabilidade Municipal (EVM) e discussão das propostas. A convocação dos plebiscitos foi formalizada por meio de decretos legislativos publicados em 22 de julho.

Os resultados das consultas populares serão consolidados no âmbito da apuração das Eleições Gerais de 2026 e homologados pela Justiça Eleitoral. Caso as alterações territoriais sejam aprovadas, o processo retornará à Assembleia Legislativa, que deverá analisar projeto de lei para estabelecer os novos limites dos municípios envolvidos.

Leia mais:  Wilson Santos defende loteamento popular e solicita apoio do Ministério das Cidades

Orientações – Em Primavera do Leste e Poxoréu, segundo o TRE-MT, a pergunta apresentada aos eleitores será: “Você é favorável ao desmembramento do Distrito de Nova Poxoréu do Município de Poxoréu e à sua incorporação ao Município de Primavera do Leste?”

Já em Cotriguaçu e Colniza, a pergunta será: “Você é favorável ao desmembramento das ‘Ilhas de Ocupação’ do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu do Município de Colniza e à sua incorporação ao Município de Cotriguaçu?”.

Em ambos os casos, o eleitor poderá votar “sim” ou “não”, sendo os números 1 e 2 definidos por sorteio em sessão do Tribunal. Votos em branco e nulos não serão computados no resultado final.

Assim como nas eleições, a participação é obrigatória para eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativa para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Estudos de Viabilidade – Como parte do processo conduzido pela ALMT, foram elaborados os Estudos de Viabilidade Municipal referentes às duas propostas de alteração territorial. Os documentos analisam aspectos econômicos e fiscais, infraestrutura e prestação de serviços públicos, além de questões urbanísticas e sociais.

Leia mais:  Assembleia realiza cerimônia de abertura do Mutirão de Ortopedia e Urologia do HMC

Os estudos sobre o distrito de Nova Poxoréu e sobre as Ilhas de Ocupação do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu estão disponíveis para consulta no site da ALMT.

A realização dos plebiscitos segue as regras previstas na Lei Complementar nº 230/2026 e em normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana