Cuiabá

Secretaria de Saúde promove “Dia D” de vacinação contra Influenza neste sábado (20)

Publicado

No próximo sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza. Esta iniciativa é parte da campanha, que teve início em 25 de março na capital e tem como objetivo imunizar diversos grupos prioritários, garantindo a proteção contra a gripe.

O público-alvo do “Dia D” abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas,  professores do Ensino Básico e Superior, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, o que ressalta a importância da imunização para a prevenção de doenças.  A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra as principais cepas de vírus em circulação no Brasil.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá tapou mais de 63 mil buracos em 72 bairros

É importante ressaltar que todas as pessoas que forem se vacinar devem levar o cartão de vacinação, para que as equipes possam fazer a verificação da situação vacinal e garantir uma cobertura efetiva. No “Dia D”, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas das 8h às 16h30, sem interrupção, facilitando o acesso à vacinação para toda a população.

SERVIÇO:

O que: “Dia D” de vacinação contra a Influenza

Quando: Sábado (20), das 8h às 16h30

Onde: Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretária vistoria UPA Morada do Ouro e inicia planejamento de reforma para ampliar atendimentos

Publicado

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro, localizada na região Norte da capital. A ação teve como objetivo principal levantar demandas estruturais, alinhar intervenções e iniciar o planejamento de um projeto de reforma na unidade.

Gerenciada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade é vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Secundária e desempenha papel estratégico no atendimento de urgência e emergência da população.

Durante a vistoria, foram avaliados pontos prioritários que deverão ser contemplados no projeto de melhoria, entre eles a reestruturação de banheiros, substituição de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, visando melhorar as condições de atendimento e o conforto de pacientes e profissionais.

“Estamos aqui para ouvir a equipe, entender de perto as necessidades da unidade e avançar com um projeto de reforma que garanta mais dignidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Sabemos da alta demanda e queremos oferecer uma estrutura cada vez mais adequada”, destacou a secretária Deisi Bocalon.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá tapou mais de 63 mil buracos em 72 bairros

A UPA Morada do Ouro registra, diariamente, uma média de 400 atendimentos. A unidade conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, assegurando assistência contínua. A escala segue os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo cobertura compatível com a demanda.

Além disso, a unidade dispõe de dois dentistas de plantão, ampliando o atendimento em saúde bucal de urgência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município enfrenta um período de alto fluxo nas unidades, sendo que, nesta data, a UPA Morada do Ouro concentra o maior número de pacientes em atendimento.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, que também acompanhou a visita, reforçou a importância da iniciativa para a qualificação da rede.

“Essa visita técnica é fundamental para que possamos planejar intervenções assertivas. Estamos trabalhando para estruturar melhorias que impactem diretamente na assistência, garantindo mais eficiência no atendimento e melhores condições para as equipes que atuam na linha de frente”, afirmou Odair Mendonsa.

Leia mais:  Matrículas nas creches de Cuiabá se encerram nesta sexta

O atendimento na unidade segue o protocolo de classificação de risco, adotado em todas as unidades de urgência e emergência. Pacientes identificados com pulseira amarela são considerados prioritários e atendidos com maior agilidade. Já os casos classificados com pulseira verde são de menor urgência, sem risco imediato de morte, podendo aguardar mais tempo, conforme a gravidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana