Cuiabá

Secretarias de Governo e de Gestão recebem representantes dos agentes comunitários e agentes de endemias para debate sobre PCCV

Publicado

O secretário de Governo, Júnior Leite, e a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, receberam nesta quinta-feira (25) representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindacs-MT) para discussão do Plano de Cargos, Carreiras e Valores (PCCV) da categoria. A reunião também contou com a presença do vereador Rodrigo de Arruda e Sá. 

O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palácio Alencastro e indicou que a categoria deverá fazer ajustes técnicos na minuta do PCCV e, em seguida, será realizada análise via Procuradoria Geral do Município (PGM) para que o debate sobre o impacto orçamentário avance. 

Segundo o presidente do Sindacs-MT, Domingos Antunes, a recepção proporcionada por Júnior Leite e Ellaine Mendes foi muito positiva, mostrando que a categoria pode confiar no esforço dos dois gestores em encontrar alternativas legítimas para trazer melhorias para os servidores. 

“Estamos fazendo um levantamento de todo andamento do PCCV e na semana que vem teremos uma nova reunião para poder impulsionar o plano e ver o impacto que vai dar”, afirmou o sindicalista. 

Leia mais:  Prefeitura atende demanda de moradores, revitaliza lago e praça do Pedregal

Para a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, o encontro foi um sinal de reaproximação por parte do Sindacs-MT. Um sindicato que, segundo a secretária, tem condições de auxiliar no debate e na construção do próprio PCCV. 

“Tem situações que temos de ser igual mãe: olhar todos de forma igual e depois individualizar cada caso, de cada filho, e é isso que estamos fazendo ao analisar a demanda de cada categoria, ouvindo a todos, apresentando nossas limitações e em quais pontos podemos avançar e eu tenho certeza que no caso dos agentes nós podemos avançar muito”, afirmou a secretária Ellaine Mendes.

O secretário de Governo, Júnior Leite, relembrou o pedido especial do prefeito Emanuel Pinheiro para oferecer a máxima atenção à categoria, considerada essencial para a administração pública e principal para os serviços de Saúde. 

“Não existe ninguém dentro desta gestão que queira mais assinar o PCCV dos agentes comunitários de endemias e de saúde do que Emanuel Pinheiro porque ele é servidor e conhece as necessidades da categoria”, afirmou Júnior Leite. “A missão que o prefeito nos passou foi a de tentar achar uma saída para aprovar o PCCV e se tiver alguma saída nós vamos achar”, completou.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados para diversos cargos na Educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura aplica R$ 37,6 mil em multas e inicia limpeza em condomínio abandonado

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá deu continuidade, nesta segunda-feira (8), à Operação Escudo Urbano, que interditou preventivamente um condomínio de casas abandonadas localizado na Rua Nossa Senhora de Santana, na região Centro-Sul da capital. A ação integrada envolveu a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Defesa Civil, a Vigilância em Saúde Ambiental, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e a Energisa Mato Grosso.

Durante a fiscalização, foram lavrados autos de infração que somam R$ 37,6 mil em razão das irregularidades encontradas no imóvel. As equipes também iniciaram os serviços de limpeza e remoção de resíduos acumulados no local. Os custos das intervenções serão cobrados dos proprietários do condomínio.

A Energisa Mato Grosso realizou a retirada de cabos e fiações em desuso, além do desligamento de pontos de energia existentes nas edificações, como medida de segurança e para eliminar riscos decorrentes do abandono do empreendimento.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, explicou que a ação foi motivada pelas condições críticas encontradas no condomínio e pelos riscos à saúde pública e à segurança da população. “Trata-se de um imóvel cuja estrutura está bastante comprometida. A Defesa Civil já havia elaborado um laudo anterior condenando a edificação e, agora, com o acesso ao condomínio, constatamos que a situação é ainda mais urgente. Encontramos focos e condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, além da presença de morcegos, pombos e escorpiões. Estamos atuando no momento adequado para evitar que o local se transforme em um problema ainda maior para a saúde pública”, afirmou.

Leia mais:  Baixinha Giraldelli participa de entrega de brinquedos no Natal do Pedra 90

A secretária reforçou que a responsabilidade pela conservação do imóvel é dos proprietários. “Estamos promovendo a limpeza e adotando medidas emergenciais para proteger a população. No entanto, trata-se de uma propriedade privada, e o dever de manutenção é dos proprietários, que serão responsabilizados pelos custos de toda essa operação. Também vamos encaminhar o caso à Procuradoria-Geral do Município para avaliação de medidas judiciais, porque ações pontuais não resolvem definitivamente o problema se não houver manutenção contínua”, acrescentou.

O diretor da Defesa Civil, capitão do CBMMT Marcelo Cerqueira, informou que o primeiro relatório técnico sobre o condomínio foi elaborado em dezembro de 2025. Na ocasião, as equipes não conseguiram acessar o interior do imóvel porque o local estava fechado. “Agora conseguimos entrar e verificamos uma situação preocupante. O condomínio possui 30 imóveis, e vários deles apresentam estruturas avariadas, além de grande acúmulo de lixo. A Limpurb já iniciou uma intervenção para melhorar as condições do ambiente, e vamos concluir o relatório técnico para subsidiar as providências necessárias por parte dos órgãos competentes”, explicou.

A Vigilância em Saúde Ambiental também participou da operação para identificar fatores que favorecem a presença de vetores de doenças e animais sinantrópicos. Segundo o biólogo Jesse Martins, a principal medida recomendada para o local é o manejo ambiental. “O controle químico não é indicado para esse tipo de situação. O mais eficaz é a eliminação dos abrigos e focos que favorecem a permanência desses animais. Encontramos vestígios de morcegos e também algumas larvas, que serão encaminhadas para análise laboratorial e identificação”, informou.

Leia mais:  Prefeito sanciona leis para inclusão de alunos com epilepsia e selo de valorização aos garçons

Durante a vistoria, a Secretaria Municipal de Ordem Pública lavrou dois autos de infração com base na Lei Complementar nº 589/2025. O primeiro, no valor de R$ 10,4 mil, foi aplicado por lote não limpo, existência de criadouros de vetores e abandono do imóvel, com prazo de 30 dias para regularização. Já o segundo auto de infração, no valor de R$ 27,2 mil, foi emitido em razão da existência de criadouros de vetores, abandono do imóvel, risco estrutural grave e utilização do espaço de forma a gerar insegurança pública. Nesse caso, o prazo concedido para regularização é de 90 dias.

Ao longo de 2025, a Secretaria realizou três ações fiscais no local para notificar o responsável pelo imóvel a realizar a limpeza e a manutenção da área. Como as tentativas de contato não tiveram resultado, foi necessária a adoção da interdição preventiva, medida amparada pela Portaria nº 36/2026, publicada na Gazeta Municipal de sexta-feira (5). A norma regulamenta o processo administrativo cautelar de interdição total ou parcial de imóveis urbanos com risco iminente, previsto na Lei Complementar nº 589/2025.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana