Cuiabá

Secretário debate revitalização do Morro da Luz na Câmara

Publicado

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero e o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Antônio Lemos, participaram da audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá, onde foram discutidas ações conjuntas para a revitalização do Parque Morro da Luz.

O local completará, em 2025, 100 anos de criação, sendo o primeiro parque criado no Centro-Oeste.

“Não só pelo centenário de criação, mas sim porque o Morro da Luz está no coração da cidade, e abandonado pelas últimas gestões. Queremos dar a ele a devida atenção, preservando o que ele tem e melhorando o que precisa para vir ser um ponto de contemplação, ponto turístico, com a beleza que lhe é peculiar”, explicou o secretário Portocarrero.

O secretário avaliou a iniciativa do vereador como oportuna e interessante, uma vez que o prefeito Abilio Brunini quer recuperar a vida do local.

“A revitalização do Morro da Luz é um assunto que toda a cidade está ansiosa, então a oportunidade de recolher sugestões, discutir, mostrar as possibilidades que a gente tem dentro da prefeitura, na área de planejamento urbano, para avançar com isso, e especialmente porque o Morro da Luz é um patrimônio da nossa cidade, que é conhecida como cidade verde, e ele continua verde. O Morro da Luz é uma centelha de esperança de que nós podemos realmente ampliar essa capacidade da cidade de voltar novamente a ser verde. O Morro da Luz, por sua resiliência, transmite a confiança de que isso possa acontecer”, frisou o secretário.

Leia mais:  Secretaria de Saúde inicia campanha de arrecadação para apoiar animais resgatados pela Associação LUNAAR

Portocarrero ponderou que a revitalização é uma das ações prioritárias do seu trabalho à frente da pasta. Ele lembrou que o Parque Morro da Luz está perto de completar seu centenário, criado em 1925, sendo o primeiro Parque da Região Centro-Oeste. Mas, sua importância remonta a 1825, por iniciativa de Dom Pedro I, que teria dado o primeiro passo para a criação do que teria sido o primeiro Jardim Botânico de Cuiabá.

“Olha que interessante a discussão do momento. Essas tratativas todas que vieram acontecendo ao longo dos anos da nossa história, que nos impulsionam para que a gente consiga fazer com que isso se torne realidade agora. É posso dizer com muita satisfação, que temos recebido muita gente, nos procurando voluntariamente para fazer com que o projeto se concretize”, revelou Portocarrero.

A audiência pública contou com a participação de representantes da sociedade.

Segundo o vereador Dilemário, debater a situação do Morro da Luz, o estado em que ele se encontra e que não é pauta recente.

Leia mais:  Secretaria da Mulher leva serviços para mais de 400 pessoas no Pedra 90

“O Morro da Luz está cravado estrategicamente no coração da nossa cidade, onde deu origem a imponente Cuiabá. Eu fico pensando, se esse espaço fosse em Curitiba, por exemplo, certamente, em Curitiba seria um cartão postal. Jamais as autoridades competentes da cidade, ou de outra capital, deixaria o Morro da Luz na situação que chegou. Desde 2017 venho discutindo essa situação”, relatou o vereador, afirmando estar confiante na nova gestão.

#PraCegoVer

A foto mostra a sala das deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá, onde aconteceu a audiência pública para tratar da revitalização do Parque Morro da Luz. Estão presentes o vereador Dilémário Alencar, que propôs a audiência, o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Afonso Portocarrero e o secretário adjunto de Planejamento Urbano, José Antônio Lemos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Prefeito lamenta morte do empresário Aílton Caseli

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário Aílton Caseli, aos 79 anos, ocorrido nesta quinta-feira (30), em São Paulo.

Toda a gestão municipal se solidariza com familiares, amigos e colaboradores que fizeram parte da história da Tecelagem Avenida e da Giovana Calçados. Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos, especialmente de sua filha, Giovanna Caseli.

Fundador das duas empresas, Aílton Caseli construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, dedicação ao trabalho e contribuição para o desenvolvimento do comércio cuiabano. Ele enfrentava um câncer de pulmão há 12 anos.

Nas redes sociais, a filha do empresário, Giovanna Caseli, relatou os momentos difíceis vividos ao lado do pai nos seus últimos 10 dias.“Estive ao seu lado tentando fazer tudo o que estava ao meu alcance. E hoje, em meio a uma dor que não cabe em palavras, fica também a certeza de que você foi profundamente amado e cuidado até o último instante.”

Leia mais:  Prefeito, vereadoras e equipes se unem para revitalização de quadra

Natural de Colatina (ES), Aílton Caseli construiu uma história de dedicação aos negócios e superação. Ao longo de sua trajetória, precisou deixar os estudos para trabalhar e ajudar a família, experiência que contribuiu para a construção de seu legado como empresário.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana