Mato Grosso

Seduc e DNIT ampliam programa de educação para o trânsito em escolas estaduais para 2026

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) intensifica, durante o ano letivo de 2026, a realização do Programa Conexão DNIT – Educação para o Trânsito nas unidades da Rede Estadual. A iniciativa busca promover a formação de estudantes mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a segurança viária.

Desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o programa propõe a integração da educação para o trânsito ao currículo da educação básica, especialmente no componente curricular de Geografia, além de possibilitar o trabalho transversal em diferentes áreas do conhecimento.

A participação das unidades escolares ocorre por meio da adesão ao programa e da implementação de práticas pedagógicas voltadas à temática. Em sala de aula, os professores utilizam materiais disponibilizados na plataforma do Conexão DNIT para desenvolver atividades com os estudantes, abordando temas como mobilidade urbana, cidadania, organização do espaço e segurança no trânsito.

Além disso, os profissionais da educação também podem participar de formações específicas em educação para o trânsito. Os cursos, com carga horária total de 60 horas, estarão disponíveis a partir deste mês na plataforma AVADEP, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas.

Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação em repressão a crimes patrimoniais mediante fraude eletrônica

Impacto na formação dos estudantes

A inclusão do ensino sobre educação para o trânsito no cotidiano escolar possibilita aos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à mobilidade urbana e à segurança. A iniciativa também incentiva a reflexão sobre comportamentos no trânsito, reforçando a importância do respeito às normas, tanto na condição de pedestres quanto de futuros condutores.

As atividades realizadas em sala de aula contribuem, ainda, para a compreensão da organização do espaço urbano e dos desafios da mobilidade nas cidades, ampliando a percepção dos alunos sobre questões sociais e coletivas.

Além disso, a proposta estimula o protagonismo estudantil ao promover a participação ativa em debates e práticas voltadas à construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate 13 incêndios florestais nesta sexta-feira (9)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta sexta-feira (9.10), 13 incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Colniza, Cuiabá, Juruena, Marcelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Paranatinga, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tesouro e União do Sul.

As ações de combate estão concentradas, principalmente, em Marcelândia, onde os bombeiros atuam em duas ocorrências. Além desse local, as equipes permanecem mobilizadas nas demais localidades, realizando ações de combate direto às chamas e controle dos focos de incêndio.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 13 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Sendo os 13 focos registrados na Amazônia.

Leia mais:  Escola de Governo de Mato Grosso abre inscrições para 120 vagas em cursos de especialização gratuita

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação em repressão a crimes patrimoniais mediante fraude eletrônica

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana