Mato Grosso

Seduc reforça diálogo com professores e estudantes em visitas técnicas no Polo Sinop

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove a partir desta terça-feira (11.11) até quinta-feira (13), a 10ª etapa do programa Giro pelas Escolas MT, que leva a equipe técnica e o secretário de Educação Alan Porto a uma série de visitas a escolas estaduais e municipais do Polo Regional de Sinop.

De acordo com o secretário, mais do que uma agenda administrativa, o giro tem se consolidado como uma rota de escuta, diálogo e presença, pilares que vêm aproximando a gestão estadual da realidade das salas de aula.

“A escola é o coração da Educação, e é lá que as coisas acontecem. Estar presente, olhar nos olhos dos professores e ouvir os estudantes faz toda a diferença. Essa escuta qualificada é o que direciona nossos investimentos e políticas públicas”, destacou.

Durante as visitas, Alan Porto e a equipe da Seduc participam de encontros com gestores escolares, professores, estudantes e servidores administrativos. A ideia é compreender as demandas locais, identificar soluções conjuntas e compartilhar boas práticas que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem.

Leia mais:  Nova Mutum promove mutirão eleitoral noturno para universitários sem biometria

Nesta etapa, o secretário visita escolas como São Cristóvão, Vida Nova e Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde; Cristiano Araújo Pires, em Boa Esperança do Norte; 19 de Dezembro, em Nova Ubiratã; José Domingos Fraga e Ignácio Schevinski/Seciteci, em Sorriso; Nossa Senhora Aparecida, em Santa Carmem; e a Escola Cívico-Militar Perpétuo Socorro, em Vera, entre outras unidades.

“A escuta ativa é um instrumento de gestão e também um gesto de respeito. Cada professor e cada aluno têm uma história, e é ouvindo essas histórias que conseguimos construir políticas mais justas e eficazes”, acrescentou o secretário.

Desde o início de 2025, o Giro pelas Escolas MT já percorreu as Diretorias Regionais de Matupá, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína, alcançando centenas de educadores, estudantes e gestores.

A meta é chegar, até dezembro, às 13 regionais de educação.

Em cada local, segundo a Seduc, o roteiro inclui visitas técnicas, reuniões pedagógicas e rodas de conversa, sempre com foco no aprimoramento da aprendizagem, da infraestrutura e do bem-estar da comunidade escolar.

Leia mais:  Governo recupera asfalto de rodovias em Poconé: "Feito inédito", afirma prefeito

“A educação se transforma quando o diálogo é constante. É no contato direto, no olho no olho, que entendemos o que precisa melhorar e celebramos o que está dando certo. Esse é o verdadeiro sentido do Giro pelas Escolas”, reforçou Alan Porto.

As próximas etapas estão previstas para os polos de Diamantino, Cáceres e na Direção Metropolitana de Educação, em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Civil localiza corpo de vítima e prende autores de execução em Sorriso

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso esclareceu, nesta quarta-feira (29.4), um homicídio e ocultação de cadáver de David Fernandes de Sousa, de 21 anos, com a identificação e prisão de três envolvidos nos crimes, em Sorriso. A morte da vítima está relacionada à possível rixa entre facções criminosas.

As investigações da Delegacia de Sorriso apontaram que os três criminosos eram amigos da vítima e passaram a desconfiar que o amigo pertencia a uma facção rival, fato que teria motivado o crime. Eles responderão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e organização criminosa.

Com o esclarecimento do crime, Sorriso apresenta índice de 100% dos homicídios elucidados, com a identificação e a prisão dos autores no município.

David Fernandes de Sousa era considerado desaparecido desde o dia 5 de abril, quando sua mãe procurou a Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência. Segundo informações, há 15 dias, o jovem estava dividindo aluguel com um amigo e, após esse período, não teve mais notícias.

Leia mais:  Vencedor do SuperChef 2025 incentiva merendeiros e revela segredo para conquistar o prêmio

Com base nas informações repassadas, os policiais da Delegacia de Sorriso iniciaram as investigações e conseguiram identificar um dos suspeitos, de 22 anos, integrante de facção criminosa, com envolvimento no desaparecimento e morte de David.

Em continuidade às diligências, os policiais conseguiram localizar e prender o suspeito, que confessou a participação no homicídio e na ocultação de cadáver do jovem, bem como revelou a localização do corpo e o envolvimento de outros integrantes no grupo.

Com a possível localização do corpo, os policiais foram até o local e, após escavarem, conseguiram encontrar o corpo enterrado em uma cova rasa, em uma região de mata do município.

Os outros dois suspeitos já haviam sido presos na semana passada por envolvimento com tráfico de drogas. Os três suspeitos foram autuados em flagrante por ocultação de cadáver e organização criminosa e responderão, em inquérito policial, pelo homicídio.

Segundo o delegado Bruno França, responsável pelas investigações, os suspeitos eram amigos da vítima, porém, após desconfiarem que ele integrava uma facção criminosa rival, decidiram executá-lo.

Leia mais:  Empreendedorismo sustentável e desfile inclusivo marcam evento promovido pela Sema e parceiros

“A vítima foi morta estrangulada com o cadarço do próprio sapato e, posteriormente, teve o corpo ocultado, em uma evidente situação de rixa entre grupos criminosos”, disse o delegado.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no crime.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana