Ministério Público MT

Segunda turma do Reconstruindo Sonhos é lançada em Colniza

Publicado

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Execução Penal, deu início à segunda turma do projeto Reconstruindo Sonhos na Cadeia Pública de Colniza (1.042 km de Cuiabá), nesta quarta-feira (03). A iniciativa tem como objetivo promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio de atividades reflexivas e cursos profissionalizantes. Dividido em duas etapas, o projeto começa com encontros semanais que abordam temas como valores, espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, planejamento e perspectivas de futuro. Após essa fase, os participantes têm acesso a cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), parceiro institucional da ação. Nesta nova turma, 20 pessoas privadas de liberdade que atuam como trabalhadores na unidade prisional participam das atividades. Os encontros são conduzidos por um multiplicador voluntário residente de Cotriguaçu (122 km de Colniza), que se desloca semanalmente até a unidade para aplicar os conteúdos temáticos. Durante a primeira atividade, um dos participantes compartilhou um relato comovente. “Eu estava pensando em tirar minha própria vida, mas, aos poucos, fui recebendo ajuda para que não fizesse isso. Hoje, só de ver todas essas pessoas que vieram aqui e que acreditam em nós, eu me sinto melhor.” O evento de abertura contou com a presença do promotor de Justiça de Colniza, Bruno Barros Pereira, além do diretor da Cadeia Pública de Colniza, Heitor Nogueira da Silva Neto; do presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal (Concep), William Covre; do presidente do Conselho de Segurança Municipal (Conseg), Voni José de Oliveira; da representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), Inaita Arnold; do coordenador da atenção básica e secretário municipal de Saúde, Marcos Antônio de Mendonça, representando a Prefeitura Municipal de Colniza; e da defensora pública de Colniza, Ana Carla Pessin de Souza.

Leia mais:  Réu por homicídio e tentativa de feminicídio tem prisão restabelecida

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS

Publicado

Uma comitiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou visita técnica ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), na quarta-feira (24), para conhecer em detalhes o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), desenvolvido pela instituição mato-grossense. A iniciativa integra um estudo conduzido pelo MPMS para avaliar a substituição do sistema atualmente utilizado, sendo o Simp uma das soluções analisadas.A comitiva foi composta pela promotora de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Cristiane Mourão Leal Santos; pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Myrian Raquel Rodrigues da Silva; e pelos servidores Frederick Werner Castellani Viacek, do Departamento de Sistema da Informação; Gustavo Rocha Lobato, do Departamento de Produtos e Serviços; Jorge Antonio Arantes Vilela, do Departamento de Cibersegurança; Daniel Rodrigues Duarte, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas; e Anderson Miranda, chefe do Setor de Atendimento ao Processo Eletrônico.Os representantes do MPMS foram recebidos na Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, pelo promotor de Justiça coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), José Mariano de Almeida Neto; pelo chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha; pelos assessores de Tecnologia da Informação Sênior Rodrigo Fonseca de Moraes e Daniel Ribeiro Soares; e pelo gerente de Sistemas, Jeferson Lamartine Boldrin.Durante a visita, a equipe do MPMT apresentou a arquitetura, as funcionalidades e as regras de funcionamento do Simp, sistema responsável pela gestão dos procedimentos e das atividades finalísticas da instituição. A programação incluiu ainda a demonstração de outras soluções desenvolvidas pelo Ministério Público de Mato Grosso, como o Plenário Virtual, os painéis de Business Intelligence (BI) integrados ao Simp, o sistema Zeus e o Gestão de Auxílio Saúde.“O Simp é um sistema maduro, desenvolvido integralmente pelo MPMT para atender às necessidades da atividade finalística do Ministério Público e que hoje se consolidou como referência nacional. A tecnologia já foi exportada para seis estados brasileiros, demonstrando sua eficiência, robustez e capacidade de adaptação a diferentes realidades institucionais. Receber o MPMS para apresentar a evolução contínua dessa ferramenta é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir para o fortalecimento dos Ministérios Públicos em todo o país”, destacou o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto.O chefe do DTI ressaltou a importância da integração entre as instituições. “Foi uma visita muito produtiva, que permitiu uma valiosa troca de experiências entre as equipes técnicas. Esse intercâmbio fortalece a colaboração entre os Ministérios Públicos e contribui para o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes”, afirmou Édipo Avelino dos Santos Palha.

Leia mais:  MPMT lança Política de Equidade Étnico Racial em evento especial

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana