Política Nacional

Seif destaca reconhecimento da ONU a Florianópolis como cidade Lixo Zero

Publicado

O senador Jorge Seif (PL-SC), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (8), destacou o reconhecimento internacional concedido ao município de Florianópolis como cidade Lixo Zero pela Organização das Nações Unidas (ONU). O parlamentar afirmou que a premiação reflete políticas públicas voltadas à redução de resíduos, reciclagem e fortalecimento da economia circular.

— Tal reconhecimento projeta Florianópolis no cenário internacional como referência de sustentabilidade urbana no mundo, colocando-a ao lado de importantes centros globais e evidenciando o êxito de políticas públicas estruturantes desenvolvidas ao longo de décadas — afirmou.

No discurso, o senador também apresentou voto de pesar pelo falecimento do empresário catarinense Márcio Vaccaro, morto em um acidente de moto na Argentina no mês passado. Seif exaltou a atuação de Vaccaro em diversos segmentos, como agronegócio, suplementos alimentares e setor imobiliário. O parlamentar ressaltou a trajetória do empresário e sua contribuição, segundo ele, para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Leia mais:  Lei desbloqueia uso de recursos do Fundo Social para educação e saúde

Fonte: Agência Senado

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Comissão aprova proposta que proíbe penas e plumas animais em fantasias e alegorias

Publicado

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe em todo o país a confecção, a venda e o uso de fantasias e adereços feitos com penas ou plumas de origem animal.

A proibição não se aplicará nas hipóteses em que não houver sofrimento animal para a extração de penas ou plumas, conforme regulamento futuro, bem como o reaproveitamento de plumas já utilizadas até a entrada em vigor da futura lei.

A proposta aprovada também prevê multa de R$ 5 mil a R$ 1 milhão para quem descumprir a nova regra. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro e acrescida de 100% a cada nova infração.

Mudanças
O texto aprovado é a versão do relator, deputado Helder Salomão (PT-ES), para o Projeto de Lei 1097/19, do deputado Célio Studart (PSD-CE), e outras três iniciativas. O relator apresentou nova redação, mantendo o objetivo original.

“A motivação é extrema e inaceitável, qual seja, a troca de benefício econômico por sofrimento animal, quando o que se busca é a exuberância visual de uma fantasia de Carnaval”, afirmou Helder Salomão no parecer aprovado.

Leia mais:  CSP vota compartilhar documentos apresentados por Tagliaferro

Para Helder Salomão, a substituição por materiais sintéticos pode reduzir custos e estimular a produção nacional. Segundo ele, as mudanças não pretendem inviabilizar festas populares, mas estabelecer limites e incentivar alternativas.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana