Mato Grosso

SER Família Capacita forma 60 novos profissionais em Campo Verde

Publicado

Sessenta pessoas concluíram, nesta quinta-feira (24.4), em Campo Verde, cursos profissionalizantes pelo Programa SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, e realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). As turmas se formaram em três áreas distintas: Assentador de Revestimentos Cerâmicos, Almoxarife e Operador de Empilhadeira.

Representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) municipal prestigiaram a cerimônia, realizada no Centro de Atendimento ao Idoso (CAI) do município.

Ana Paula Sobral Ribeiro, formanda em Assentador de Revestimentos Cerâmicos, disse que a conquista representou uma mudança significativa em sua vida.

“Estou muito satisfeita com o curso. Agora poderei usar minha nova habilidade para realizar serviços e melhorar minha renda. Recomendo a todos que busquem essa oportunidade”, afirmou.

Jamis Mar Cláudio Ribeiro, marido de Ana Paula, também fez o curso de Assentador de Revestimentos Cerâmicos e incentivou outros a participarem do programa.

“Ver minha esposa concluir o curso e se qualificar profissionalmente me deixa muito realizado. É uma oportunidade incrível, e aconselho a todos que tiverem a chance a aproveitarem. Os cursos são ótimos e de muita qualidade”, destacou.

Leia mais:  Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito ocorre nesta quinta e sexta-feira (24 e 25)

Osmalina Sonia da Silva, que concluiu o curso de Operador de Empilhadeira, afirmou estar preparada para novas oportunidades no mercado de trabalho.

“Meu objetivo era adquirir novos conhecimentos e me preparar para atuar no mercado de trabalho. Agora, estou confiante e pronta para procurar novas oportunidades na área”, disse ela.

A superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Santos, reforçou a importância dessas formações para o desenvolvimento de Mato Grosso.

“A oferta de cursos profissionalizantes gratuitos em cidades como Campo Verde é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, que tem crescido muito nos últimos anos e possui inúmeras vagas de emprego disponíveis. O SER Família Capacita representa uma oportunidade única para as pessoas melhorarem suas condições de vida e contribuírem para o crescimento de suas comunidades”, afirmou Danielli.

Quem pode se inscrever:

As inscrições estão abertas para todos os interessados, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do SER Família, mulheres, jovens, desempregados, empreendedores, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e ribeirinhas), e egressos do trabalho análogo ao escravo e do sistema prisional.

Leia mais:  Mais de 3,5 mil policiais são mobilizados para garantir a segurança nas festividades do Carnaval em MT

Como se inscrever:

Para se inscrever, acesse o link e siga as instruções.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia mais:  Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia mais:  Prefeituras recebem kits para padronizar guias de turismo

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana