Cuiabá

Servidores de Cuiabá têm quatro opções de cursos de qualificação

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá mantém inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação aos servidores públicos efetivos, comissionados e contratados. Os interessados deverão consultar a relação de cursos oferecidos e proceder com as inscrições pelo link eventos.cuiaba.mt.gov.br.

A secretária adjunta de Formação do Servidor, Solange Dias, explica que as qualificações gratuitas são uma oportunidade concedida aos servidores. “A proposta é que servidores sejam qualificados para ampliar conhecimento e o contribuinte ter, cada vez mais, um serviço público de qualidade”.

Até quinta-feira (4), poderão ser feitas as inscrições para o curso “Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais”.

Com duração de 20 horas, este curso começa no dia 9 e se encerrará no dia 30, sempre realizado das 14h às 18h, às terças e quintas, na sede do Senac (Centro de Educação Profissional de Cuiabá), localizado no bairro Boa Esperança.

Até o dia 5 deste mês, são oferecidas vagas para o curso de Lei Geral de Proteção de Dados. O curso se iniciará no dia 10 e se encerrará no dia 24 de setembro. O curso será realizado às segundas, quartas e sextas, no período das 14h às 17h.

Leia mais:  Cuiabá fortalece rede de Saúde Mental: conheça os serviços oferecidos

Também é ofertado um curso para domínio do Power BI, ferramenta de Business Intelligence (BI) da Microsoft que transforma dados em informações acionáveis, permitindo que empresas e profissionais conectem diversas fontes de dados, criem visualizações interativas e dashboards, e gerem relatórios que facilitam a tomada de decisões estratégicas e o alcance de insights de negócios. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de setembro.

O curso será iniciado no dia 22 deste mês, com término previsto para o dia 20 de outubro. A qualificação ocorrerá sempre às segundas, quartas e sextas, no período das 14h às 17h. A duração total será de 40h.

Os interessados em cursar “Excel Avançado” poderão se inscrever até o dia 12 deste mês. As aulas se iniciarão no dia 22 de setembro, com término previsto para o dia 23 de outubro. O conteúdo será ministrado no período das 8h às 12h, sempre às terças e quintas.

#PraCegoVer

A foto ilustra o prédio do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, cuja fachada tem predominância de cores verde e branca. É possível visualizar veículos de táxi nas proximidades. Há destaque também para o piso da Praça Alencastro, com tonalidade marrom clara.

Leia mais:  Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara debate melhorias para o centro histórico de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Com Tarifa Zero e frota total, Cuiabá garante transporte gratuito para eleitores no domingo

Publicado

Mais de 1,1 milhão de passageiros já foram beneficiados pela Tarifa Zero aos domingos em Cuiabá desde que o prefeito Abilio Brunini adotou a medida, em abril de 2025. Neste domingo (4), data das Eleições Gerais de 2026, o benefício será mantido e o transporte público municipal contará ainda com frota completa, das 5h às 17h, para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais de votação.

A operação especial foi determinada pelo prefeito Abilio Brunini e amplia a oferta de ônibus em relação ao funcionamento habitual dos domingos, quando a frota costuma ser reduzida em razão do menor fluxo de passageiros. Com a medida, todos os veículos previstos para a operação estarão disponíveis durante o período de votação.

A gratuidade está assegurada pela Lei Municipal nº 7.248, de 29 de abril de 2025, que instituiu a Tarifa Zero aos domingos e, em datas específicas, também nos feriados. Desde a implantação da política, 1.145.216 passageiros já utilizaram o transporte coletivo gratuitamente, segundo dados da Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nas funções de Pedagogo, TNE e ASG para as Regionais Norte, Oeste e do Campo

Para garantir a operação, o município já investiu R$ 7,09 milhões na política de Tarifa Zero. O benefício alcança mais de 90 linhas atendidas por cerca de 360 veículos que circulam pela Capital.

Além da ampliação da frota, agentes de trânsito e transporte estarão em campo durante o domingo para monitorar a circulação e orientar motoristas, contribuindo para a fluidez do trânsito e a segurança dos deslocamentos.

Atendimento para pessoas com deficiência

De forma excepcional, o serviço Buscar também estará disponível neste domingo para pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa é realizada pela Secretaria Adjunta de Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob).

O serviço, que normalmente funciona durante os dias úteis, será disponibilizado no domingo das eleições para facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos locais de votação, conforme termo de cooperação firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a Prefeitura de Cuiabá.

A operação especial foi planejada para ampliar as condições de deslocamento da população neste domingo e contribuir para que os eleitores possam chegar aos locais de votação com segurança e tranquilidade.

Leia mais:  Referência em politrauma, HMC atende vítimas de acidente na BR-364

A Tarifa Zero é válida exclusivamente para o transporte público municipal de Cuiabá. O benefício não se aplica ao transporte intermunicipal, que segue suas próprias regras e tarifas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana