Mato Grosso

SES promove capacitação sobre chikungunya e vírus respiratórios em Nova Mutum

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso (Cievs), capacitou cerca de 100 profissionais da Atenção Primária à Saúde de Nova Mutum, nesta segunda e terça-feira (26 e 27.5), para o correto manejo clínico e análise de risco das arboviroses e de vírus respiratórios.

Foram realizadas três turmas para treinar médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e demais profissionais que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Pronto Atendimento Municipal (PAM).

A ação foi solicitada pela Prefeitura de Nova Mutum ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por arboviroses e vírus respiratórios (COE-ArboVR), coordenado pela SES, devido aos casos de chikungunya e vírus respiratórios.

Segundo o responsável técnico pelo Cievs, Menandes Alves de Souza Neto, há uma tendência de redução de casos de dengue no município, porém, de aumento tanto para chikungunya quanto para vírus respiratórios. Não há registros de óbitos por dengue ou chikungunya na cidade.

Leia mais:  Rede estadual tem mais de 37 mil alunos aptos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2025

“Nova Mutum possui taxa de hospitalização acima da média estadual e, talvez, esse seja um fator importante, pois reduz a chance de o quadro do paciente se agravar. Como há co-circulação de diversos vírus respiratórios, há a possibilidade de os casos de vírus respiratórios aumentarem e isso causar um grande impacto na capacidade assistencial”, explicou.

Os técnicos do Cievs Menandes Neto; o médico responsável pela Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, Roney Dias Damasceno; e a analista de sistemas que atua na Avaliação em Saúde e Emergências em Saúde Pública, Tatiana Helena Belmonte, apresentaram ferramentas práticas para melhorar a vigilância, o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

De acordo com o Painel de Arboviroses da SES, Mato Grosso registrou 35.658 casos e 54 óbitos confirmados por chikungunya em 2025, além de 20.772 casos e 14 óbitos confirmados por dengue. Em Nova Mutum, foram registrados 148 casos de chikungunya e 503 casos de dengue neste ano.


Centro de Emergências em Arboviroses

O COE-ArboVR foi instalado no dia 14 de março de 2025 com o objetivo de reunir gestores de diversas áreas e otimizar a resposta às situações de emergência em arboviroses e vírus respiratórios. O núcleo é responsável pelo monitoramento da situação epidemiológica em Mato Grosso e coordena as medidas necessárias para o enfrentamento do cenário.

Leia mais:  Polícia Civil prende mulher condenada por matar dois ex-namorados na Baixada Cuiabana

Em reunião do COE-ArboVR na última sexta-feira (23), foi apresentado o cenário atual de Mato Grosso com redução de casos de arboviroses e alta nos registros de vírus respiratórios. Por isso, os gestores discutiram ações mais relacionadas aos vírus respiratórios e também ao aumento das hospitalizações.

Foram dadas orientações para a construção dos planos de contingência hospitalar como preparação para o aumento do número de casos.

“Já são 103 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano em Mato Grosso e há aumento na incidência nas últimas semanas epidemiológicas e na taxa de ocupação hospitalar, principalmente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com aumento do tempo de permanência”, destacou Menandes Neto.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Forças de segurança apreendem 550 quilos de cocaína e causam R$ 9,9 milhões de prejuízo às facções

Publicado

As forças de segurança apreenderam, nesta quinta-feira (8.10), cerca de 550 quilos de pasta base de cocaína no município de Jangada. A ação causou um prejuízo estimado em R$ 9,9 milhões às facções criminosas e contou com a participação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro.

A droga estava escondida em um caminhão-baú, abordado na BR-364. Durante a vistoria, os policiais utilizaram um cão farejador do Canilfron e localizaram, no interior do veículo, 28 fardos com 550 tabletes de pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 550 quilos.

Um carro que dava apoio ao transporte da droga também foi apreendido. Ao todo, três pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia Especializada de Fronteira, em Cáceres, juntamente com os materiais apreendidos, para as providências legais cabíveis.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Polícia Civil prende mulher condenada por matar dois ex-namorados na Baixada Cuiabana
Continue lendo

Mais Lidas da Semana