Mato Grosso

SES promove curso para fortalecer cuidados contra a tuberculose

Publicado

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promoveu, nesta segunda-feira (15.12), a aula inaugural do “EducomunicaSUS para Fortalecer a Atenção e Vigilância da Tuberculose em Mato Grosso”.

O curso será ministrado para 111 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), Vigilância Epidemiológica, Comunicação Social, Atenção Especializada e gestão municipal/regional dos sete municípios prioritários para a tuberculose: Barra do Garças, Cáceres, Campinápolis, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande.

“O curso tem o objetivo de qualificar os trabalhadores quanto ao uso da metodologia EducomunicaSUS, para fortalecer práticas de vigilância e de comunicação nos territórios, e assim melhorar os indicadores-chave da doença no Estado”, destacou a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby Oliveira.

Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Sílvia Tomaz, a capacitação também visa fortalecer a reflexão crítica sobre o papel da comunicação e de suas múltiplas linguagens como instrumento estratégico para o enfrentamento da tuberculose.

“Vamos mapear os fluxos comunicacionais, identificando como podem ser utilizados para melhorar os indicadores da tuberculose, como detecção precoce, exame de contatos, adesão e cura”, explicou.

Leia mais:  Governador assina ordem de serviço para obras de duplicação do último trecho na BR-163

Com esse curso, a Escola de Saúde Pública propõe que os profissionais incorporem as estratégias de educomunicação ao processo de trabalho em saúde, reconhecendo seu potencial para fortalecer a busca ativa, apoiar o Tratamento Diretamente Observado (TDO), ampliar o vínculo com populações prioritárias, e sensibilizar a comunidade, contribuindo para a melhora dos indicadores e para o controle da tuberculose no Estado.

“Esta ação é uma continuidade do projeto EduComunicaSUS, mas é a primeira vez que nós vamos fazer algo específico para um agravo. O primeiro curso foi ministrado para 42 municípios e agora a gente está começando a se desdobrar e conversar com a comunidade sobre essa doença”, afirmou.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Janaina Pauli, a tuberculose é uma doença com diagnóstico e tratamento disponíveis no SUS, mas que ainda exige dos profissionais de saúde um olhar sensível, uma escuta qualificada e uma comunicação clara, ética e empática.

“Este curso e o projeto EducomunicaSUS representam um passo estratégico para integrar vigilância, atenção e comunicação, qualificando nossas práticas e ampliando nosso compromisso coletivo com o controle da tuberculose em Mato Grosso, com foco na vida, na dignidade e no cuidado integral das pessoas acometidas pela doença”, pontuou.

Leia mais:  Setasc e Conselho de Direitos Humanos reúnem instituições e discutem políticas públicas voltadas a migrantes em MT

O curso será ministrado até fevereiro de 2026. Nesta primeira aula, Bruno Leonardo Olivatto realizou uma roda de conversa para abordar como estratégias educacionais junto à população podem contribuir na prevenção e no cuidado na Saúde Pública. Depois, houve a divisão de grupos entre os municípios para os alunos desenvolverem ações de EducomunicaSUS.

As vagas foram destinadas, prioritariamente, aos trabalhadores que participaram do curso “Midias Sociais e EducomunicaSUS para a Promoção da Saúde”.

A carga horária total do curso, de 30 horas, será distribuídas em 18 horas de atividades em tempo real, com três encontros, e 12 horas de atividades de dispersão, que envolverá a aplicação prática dos conteúdos no território de atuação dos profissionais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Com 30ª edição, Fest Bugres impulsiona turismo e atrai competidores de todo o país

Publicado

O município de Barra do Bugres recebeu, neste domingo (19.4), a principal programação da 30ª edição do Fest Bugres 2026, tradicional festival de pesca esportiva realizado entre os dias 16 e 20 de abril. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e reúne competidores de diferentes regiões do país, fortalecendo o turismo e a economia local.

Com estrutura ampliada nesta edição, o festival vem se consolidando também como uma estratégia para posicionar o município como destino de pesca esportiva. A presença de participantes de outros estados reforça esse cenário. É o caso do pescador Lindomar Alves, de Uberlândia, Minas Gerais, que destaca a relação com a atividade. “Cada dia eu venho aprimorando mais a pesca esportiva. É um hobby que eu tenho e gosto muito. Eu venho uma vez, até duas vezes por ano, para Mato Grosso para pescar. No ano passado eu participei do festival e a gente ficou em primeiro lugar”, afirmou.

A programação também atrai competidores de diferentes cidades de Mato Grosso, como Cáceres. O participante Juliano da Silva Fernandes destacou o caráter familiar da experiência. “Trouxemos duas equipes. Na equipe feminina participam minha esposa, minha cunhada e o piloteiro, que é meu irmão. Na competição geral, somos eu, minha esposa e meu irmão. Tudo em família”, relatou.

Leia mais:  Saúde Digital de Mato Grosso adquire 250 retinógrafos portáteis Eyer2

Uma das novidades deste ano foi a realização do 1º Fest Feminino Embarcado, ocorrido no sábado (18.4), ampliando a participação de mulheres na pesca esportiva. A iniciativa foi incorporada à programação após a identificação de uma demanda crescente e marcou a criação de um espaço específico para valorização feminina dentro do evento.

Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Wesley Granella, o festival tem papel estratégico para o município. “Além da movimentação do comércio local e setor hoteleiro, o evento funciona como uma vitrine. Expõe o nosso município dentro do estado, consolida a nossa vocação para o turismo e dá força para a pesca esportiva dentro do município”, afirmou.

Outro destaque da programação é o 22º Fest Mirim, que teve as inscrições encerradas após o preenchimento total das vagas. Ao todo, 140 crianças participam da atividade, que alia lazer e educação ambiental.

Morador do município, Anderson Ferreira reforça a relação da população local com a pesca esportiva. “Nasci e cresci aqui em Barra do Bugres, acompanhei muitos festivais. Aprendi a pescar com a minha avó, pesco desde quando eu tinha uns dois anos de idade. A minha pescaria é esportiva e, pra mim, final de semana é sempre o momento de ir pra beira do rio, pescar, se divertir e aproveitar a nossa natureza”, relatou.

Leia mais:  Setasc e Conselho de Direitos Humanos reúnem instituições e discutem políticas públicas voltadas a migrantes em MT

Na avaliação da secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Maria Letícia Arruda, iniciativas como o Fest Bugres também cumprem um papel importante de mobilização interna. “Eventos como esse ajudam a própria população a reconhecer o potencial turístico do município, fortalecendo o sentimento de pertencimento e incentivando a participação da comunidade na construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do setor”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana