A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, promove até esta quinta-feira (12.6), oficina de implantação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde, em Cuiabá. O evento teve inicio na segunda-feira (10).
Participam da oficina, gestores da rede estadual e representantes dos 11 municípios tidos como prioritários para essas ações, conforme indicador do Plano Nacional de Saúde 2024-2027. São eles, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Pedra Preta, Primavera do Leste, Sapezal, Sorriso e Tabaporã.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a iniciativa visa fomentar o diálogo para subsidiar a construção de planos de ação adaptados às realidades das regiões para proteger populações vulneráveis aos riscos associados ao uso de agrotóxicos.
“É um momento ímpar de articulação entre gestores da rede estadual e profissionais de saúde das prefeituras. Além disso, a oficina reafirma o compromisso do Estado com a promoção da saúde, a equidade no acesso a serviços e a construção de ambientes saudáveis, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde”, destacou.
A oficina também estimula o protagonismo dos territórios na implementação de políticas públicas de saúde ambiental, respeitando as especificidades culturais, socioeconômicas e ecológicas de cada região.
Os consultores do Ministério da Saúde Denise Veiga, Gabriela Marques, Ágata Cristina Dias e Felipe da Silva estão ministrando a oficina com uma dinâmica baseada nos princípios de metodologia participativa, que favorece o diálogo horizontal e a escuta ativa. A programação combina dinâmica de grupo e momentos expositivos, articulando teoria e prática.
A VSPEA busca promover ações concretas de prevenção, monitoramento e mitigação dos efeitos nocivos causados pela exposição aos agrotóxicos.
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu em flagrante um homem, de 41 anos, pelo crime de importunação sexual, na manhã desta segunda-feira (15.6), em Cuiabá. O suspeito foi detido em um ônibus de transporte público municipal após assediar uma jovem, de 24 anos, dentro do veículo.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da 21ª Cia Independente foi acionada para verificar a situação de um homem detido por importunação sexual, na Praça Ipiranga. No local, os militares encontraram o suspeito trancado dentro de um ônibus de transporte coletivo e foi detido pela PM.
No atendimento da ocorrência, a vítima se aproximou dos policiais e relatou que, ao embarcar no ônibus, o suspeito sentou-se no banco atrás dela e começou a tocar sua perna por meio de um vão entre as poltronas. A mulher disse ainda que se levantou assustada e comunicou os presentes do ônibus.
A vítima e outras testemunhas também afirmaram aos policiais que o suspeito seria conhecido por importunar verbalmente demais mulheres que frequentavam a mesma linha de ônibus.
Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Cuiabá e entregue à Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.