Mato Grosso

Sesp apresenta Vigia Mais Motorista a representantes de sete estados do país

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta sexta-feira (16.08), o programa Vigia Mais Motorista para representantes da classe de motoristas por aplicativo de sete estados do país e também para a Secretaria de Segurança da Bahia.

O programa estabelece uma conexão rápida e eficiente entre os motoristas e motociclistas que exercem atividade remunerada com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), o que garante o menor tempo de resposta às ocorrências, sem custo ao usuário.

No encontro online, foram mostradas as funcionalidades, inovações e sanadas as dúvidas dos motoristas por aplicativo.

O assessor técnico do Ciosp, tenente BM Leandro Alves, destacou a implementação da ferramenta em Mato Grosso e como ela pode auxiliar aos profissionais durante sua jornada de trabalho. “O Vigia Mais Motorista dispõe de um botão do pânico por aplicativo. Também irá disponibilizar o botão físico e o comando de voz para acionamento das forças de segurança. Está em planejamento a criação de um adesivo utilizado como identificação em veículos que fazem parte do programa”, afirmou.

Ao todo, participaram da reunião 25 representantes dos estados do Piauí, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Maceió e Brasília.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aplicativos do Espírito Santo (Sintappes), Gessé Gomes de Souza, foi um dos que elogiaram a iniciativa do Governo do Estado em parceria com Sesp. “Vamos oficializar e encaminhar às autoridades competentes do nosso estado mais informações sobre este programa, que é uma importante ferramenta de segurança”, afirmou.

Leia mais:  Polícia Civil de Campo Novo do Parecis soluciona tentativa de homicídio em menos de 6h

O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, afirmou que a iniciativa de conhecer o programa partiu dos estados. “Esse programa é inovador, não há nada semelhante em outros estados e os participantes pretendem levar à ideia do programa para outras localidades”, disse.

O Vigia Mais Motorista

O Vigia Mais Motorista é o primeiro sistema de segurança para motoristas profissionais no país a estabelecer uma conexão direta entre os condutores e as centrais de atendimento das forças de segurança.

O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador. Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.

Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Também está em fase final a implantação do comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.

Leia mais:  Bombeiros realizam desencarceramento de vítima presa em ferragens de carreta após acidente

Adesão

Para a habilitação no programa, os condutores poder entrar em contato com seus representantes, que são responsáveis por enviar as documentações necessárias à Sesp. Durante o cadastro, é preciso comprovar que é motorista ou motociclista profissional, preencher um formulário, enviar a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Outra opção é o cadastro online feito diretamente com a Sesp. Os interessados precisam preencher um formulário com dados pessoais e do veículo, e assinar um termo de responsabilidade. Acesse AQUI.

Após cadastrados, os condutores receberão capacitação sobre a utilização do aplicativo e do botão do pânico físico. O treinamento consiste em 1h30min de auxílio na instalação do aplicativo, instruções sobre como e quando acionar as forças de segurança e como identificar atitudes suspeitas, além de reforçar que, ao apertar o botão, haverá ação da Polícia Militar. Após o treinamento, os profissionais estarão aptos a utilizar a ferramenta.

As associações e motoristas podem entrar em contato com o Vigia Mais Motorista pelo número (65) 98145-0434 para esclarecimento de dúvidas, das 8h às 12 e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro e motocicleta às margens da BR-174

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na madrugada desta quinta-feira (23.4), um incêndio em um carro e em uma moto às margens da BR-174, em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá).

A 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM) foi acionada por volta das 01h30 e, uma equipe se deslocou ao local indicado.

Ao chegar, os bombeiros constataram que o fogo atingia dois veículos, sendo um carro de passeio e uma motocicleta. A equipe da 8ª CIBM iniciou o combate às chamas utilizando equipamentos da viatura, incluindo mangotinho, uma mangueira de menor diâmetro e fácil manuseio, e o canhão superior do Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), um dispositivo fixo que lança jatos de água com maior alcance e vazão.

Foi necessário o uso de aproximadamente 2.500 litros de água para extinguir as chamas.

O proprietário do automóvel, que reside no local onde ocorreu o incêndio, relatou ter ouvido um forte estouro. Ao sair de casa para verificar a situação, deparou-se com o veículo já em chamas em frente à residência. A motocicleta atingida não pertencia ao morador, sendo de propriedade de um terceiro, e estava estacionada ao lado da casa. Ninguém ficou ferido.

Leia mais:  Idosos de Cuiabá recebem certificados de alfabetização em cerimônia do programa Mais MT Muxirum

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana