Mato Grosso

Sesp entrega 448 câmeras para reforçar segurança no Centro Histórico de Cuiabá

Publicado

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) entregou 448 câmeras de segurança do programa do Vigia Mais MT para a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Os equipamentos irão reforçar o monitoramento e trazer mais segurança aos lojistas e consumidores do Centro Histórico de Cuiabá.  

Esses dispositivos serão instalados, de forma estratégica, em ruas e avenidas que compreendem a área de atuação da 1ª Companhia de Polícia Militar no Centro de Cuiabá (CIA Centro). Com mais essa etapa de entrega, são 675 câmeras de segurança disponibilizadas à CDL. Em outubro do ano passado, a CDL retirou 227 câmeras, que estão em processo de instalação, seguindo o prazo estabelecido no termo de adesão entre a Sesp e a entidade. 
 

Os comerciantes cadastrados pela CDL irão receber e se responsabilizar, por meio do convênio com a entidade, pela instalação e manutenção dos equipamentos fornecidos gratuitamente pela Sesp. Além das câmeras, a Sesp entregou nobreaks, switches e armários. 

O vice-presidente da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, reconheceu a eficiência do programa e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Essa parceria do Governo de Mato Grosso, através da Sesp, com a CDL é de extremo sucesso. Os comerciantes que já estão com câmeras instaladas têm essa sensação de segurança. O programa, com essa metodologia de vigilância constante, tem apresentado resultados e é importante que a gente consiga atingir a sociedade divulgando tudo que está sendo feito. Esse sistema veio para ficar e Cuiabá irá se transformar em uma cidade mais segura para empreender e morar”.


 

Leia mais:  Com apoio do Governo do Estado, 1ºs Jogos dos Povos Indígenas de Mato Grosso começam dia 13 de agosto

Na primeira etapa de entrega, as câmeras começaram a ser instaladas na região da Ponte Nova, Avenida Coronel Escolástico, Avenida Beira Rio e Fernando Corrêa. Agora, segundo o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, essa nova entrega focará em pontos estratégicos visando reforçar a segurança na região dos estabelecimentos comerciais do Centro Histórico. 

“Nosso objetivo é reduzir os índices criminais, e a CDL está colaborando ao levar câmeras para a região central de Cuiabá por meio desta parceria com a Sesp. Pontos estratégicos do Centro Histórico de Cuiabá serão ‘cercados’ por câmeras do programa Vigia Mais MT, e as imagens serão integradas ao Ciosp, permitindo acompanhamento em tempo real”, afirmou o delegado. 

Criado pelo Governo do Estado, o Vigia Mais MT prevê a instalação de 15 mil câmeras nos 141 municípios mato-grossenses, com objetivo de fortalecer as ações de segurança por meio do monitoramento constante por videoconferência. Desde o início de sua implantação, em março deste ano, 120 municípios aderiram ao programa e cerca de 8 mil câmeras já foram entregues.

Leia mais:  Primeira-dama do Estado é a madrinha do ‘Projeto Afro Fashion Day’, evento de moda que celebra inclusão e talento

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Com apoio do Governo do Estado, 1ºs Jogos dos Povos Indígenas de Mato Grosso começam dia 13 de agosto

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem que usava perfis falsos para abusar e chantagear menores na internet

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana