Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Sesp entrega 448 câmeras para reforçar segurança no Centro Histórico de Cuiabá

Publicado

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) entregou 448 câmeras de segurança do programa do Vigia Mais MT para a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Os equipamentos irão reforçar o monitoramento e trazer mais segurança aos lojistas e consumidores do Centro Histórico de Cuiabá.  

Esses dispositivos serão instalados, de forma estratégica, em ruas e avenidas que compreendem a área de atuação da 1ª Companhia de Polícia Militar no Centro de Cuiabá (CIA Centro). Com mais essa etapa de entrega, são 675 câmeras de segurança disponibilizadas à CDL. Em outubro do ano passado, a CDL retirou 227 câmeras, que estão em processo de instalação, seguindo o prazo estabelecido no termo de adesão entre a Sesp e a entidade. 
 

Os comerciantes cadastrados pela CDL irão receber e se responsabilizar, por meio do convênio com a entidade, pela instalação e manutenção dos equipamentos fornecidos gratuitamente pela Sesp. Além das câmeras, a Sesp entregou nobreaks, switches e armários. 

O vice-presidente da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, reconheceu a eficiência do programa e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Essa parceria do Governo de Mato Grosso, através da Sesp, com a CDL é de extremo sucesso. Os comerciantes que já estão com câmeras instaladas têm essa sensação de segurança. O programa, com essa metodologia de vigilância constante, tem apresentado resultados e é importante que a gente consiga atingir a sociedade divulgando tudo que está sendo feito. Esse sistema veio para ficar e Cuiabá irá se transformar em uma cidade mais segura para empreender e morar”.


 

Leia mais:  Auditoria do Mapa eleva nota de MT e ressalta melhora na qualidade do serviço veterinário estadual

Na primeira etapa de entrega, as câmeras começaram a ser instaladas na região da Ponte Nova, Avenida Coronel Escolástico, Avenida Beira Rio e Fernando Corrêa. Agora, segundo o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, essa nova entrega focará em pontos estratégicos visando reforçar a segurança na região dos estabelecimentos comerciais do Centro Histórico. 

“Nosso objetivo é reduzir os índices criminais, e a CDL está colaborando ao levar câmeras para a região central de Cuiabá por meio desta parceria com a Sesp. Pontos estratégicos do Centro Histórico de Cuiabá serão ‘cercados’ por câmeras do programa Vigia Mais MT, e as imagens serão integradas ao Ciosp, permitindo acompanhamento em tempo real”, afirmou o delegado. 

Criado pelo Governo do Estado, o Vigia Mais MT prevê a instalação de 15 mil câmeras nos 141 municípios mato-grossenses, com objetivo de fortalecer as ações de segurança por meio do monitoramento constante por videoconferência. Desde o início de sua implantação, em março deste ano, 120 municípios aderiram ao programa e cerca de 8 mil câmeras já foram entregues.

Leia mais:  Seminário capacita profissionais da educação para enfrentamento ao trabalho infantil

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Processo seletivo de cursos técnicos da Seciteci recebe 2.860 inscrições

Publicado

O processo seletivo para vagas em cursos técnicos gratuitos e noturnos, oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), recebeu 2.860 inscrições. Os candidatos agora concorrem a 640 vagas distribuídas em 12 cidades de Mato Grosso.

Todos os cursos serão realizados no período noturno, na modalidade concomitantes ou subsequentes, ou seja, para alunos que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica.

As áreas de estudo contempladas são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho. A carga horária varia de 800 horas (12 meses) a 1.600 horas (24 meses).

Os 12 municípios onde serão ministradas as aulas são Alto Araguaia, Barra do Garças, Colniza, Campos de Júlio, Confresa, Querência, Santa Terezinha, Juruena, Santo Antônio de Leverger, Nortelândia, Nova Mutum e Sapezal.

“O seletivo é uma forma do Governo de Mato Grosso ampliar a qualificação da mão-de-obra estadual para que as pessoas possam melhorar de emprego e renda”, afirmou o secretário Allan Kardec.

Leia mais:  Atletas apoiados pelo Governo de MT se destacam em competições nacionais

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, ressaltou que as vagas do seletivo são para aulas noturnas, o que permitirá que alunos, que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica, possam abrir novas possibilidade de formação.

A lista final de candidatos será publicada no dia 10 de fevereiro. A listagem incluirá uma coluna com um “número para sorteio” específico para cada candidato. No dia seguinte (11.2), será feito um sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados. As turmas serão formadas pelos 40 primeiros colocados.

A transmissão do sorteio será feita ao vivo pelo canal da Seciteci, no YouTube (clique aqui para acessar), às 14h. A divulgação final dos aprovados acontecerá no dia 17 de fevereiro (17.2). As aulas se iniciam em 10 de março (10.3).

Para mais informações, confira o edital completo – clique aqui para acessá-lo.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana