Mato Grosso

Sesp inaugura núcleo de operações para treinamento de cães em penitenciária de Sinop

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) inaugurou nesta segunda-feira (10.06) o Núcleo de Operações com Cães na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop (480 km de Cuiabá). O local será utilizado para o treinamento de cães que colaboram em ações das forças de segurança pública.

O Núcleo de Operações com Cães inicia as atividades com três cães prontos para atuação e três em fase de treinamento. No local, sete policiais penais cinotécnicos trabalharão com o adestramento e manutenção dos animais em dedicação exclusiva a fim de aperfeiçoar as atividades com os cães e garantir maior qualidade na prestação de serviços.

Os animais atuam em atividades de resgate, buscas e operações, utilizando suas habilidades sensoriais, como faro e audição, além de sua força e tamanho, possibilitando a localização de drogas durante revistas e na captura de foragidos.

“O Núcleo de Operações com Cães foi criado para melhorar o atendimento ao público em Sinop, bem como nas revistas e inspeções, tanto preventivas quanto em operações, na penitenciária da cidade. A equipe já está em operação e participou de uma ação conjunta com a Polícia Judiciária Civil. O intuito é beneficiar não só a penitenciária de Sinop, mas também a segurança da região como um todo”, destacou o diretor da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o policial penal Adalberto Dias.

Leia mais:  Escola de Governo oferta 300 vagas para o curso Noções de Gestão de Documentos

São 130 m² de construção na área da Penitenciária de Sinop com o investimento de cerca de R$ 230 mil oriundo de parcerias firmadas pelo Estado. A nova estrutura possui ambiente gramado para treinamento, sete baias para cães, salas para atendimento veterinário e procedimento de revistas, alojamento, banheiros e recepção. Para execução dos serviços, a Sesp utilizou 100% da mão de obra de reeducandos.

No evento, além da entrega da estrutura, também foi realizada a aula inaugural do primeiro Curso de Ações Táticas de Sinop. “É com muita alegria que iniciamos as atividades. Em 2023, tivemos a oportunidade de participar do 3º Curso de Cinotecnia da Polícia Penal de Mato Grosso e retornamos com a missão de executar aquilo que aprendemos. Existe uma frase que diz: o que muda na sua vida não é aquilo que você sabe, o que muda na sua vida é aquilo que você coloca em prática. Saímos do curso que durou 30 dias com entusiasmo e vontade de trabalhar e neste ano tivemos o projeto aprovado para a construção do Núcleo e também deste primeiro curso em Sinop”, celebrou o coordenador do Núcleo de Operações com Cães, o policial penal Luiz Carlos Carvalho Amorim.

Leia mais:  Governo de MT realiza 1º Encontro SER Família Habitação nesta quinta-feira (21) no Parque Novo Mato Grosso

No total, 35 alunos participarão de 60 horas-aula para se qualificarem em ações táticas com cães, intervenção, busca, captura e outros temas relacionados à segurança pública. “Os alunos que já trabalham com cães irão se aperfeiçoar, e aqueles que ainda não têm experiência, irão adquirir este conhecimento”, explica o coordenador.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Cavalaria da PM prende três homens e apreende espingardas e drogas em Matupá

Publicado

A Polícia Militar prendeu três homens, entre 21 e 31 anos, por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, na noite deste sábado (18.4), em Matupá. Na ação, foram apreendidas três espingardas e porções de cocaína e pasta base de cocaína.

Durante patrulhamento pela Operação Tolerância Zero, a equipe da Cavalaria recebeu denúncia anônima sobre uma chácara, nas proximidades da rodovia MT-322, que servia como ponto de venda de drogas. Segundo as informações repassadas, no local também estaria havendo disparos de arma de fogo.

Os policiais seguiram ao endereço e encontraram três suspeitos, que fugiram para uma região de mata. Nas buscas, dois homens foram encontrados enquanto tentavam entrar em um veículo de transporte por aplicativo. A dupla estava com uma sacola contendo porções de drogas e uma arma de fogo artesanal.

Os dois homens foram detidos e conduzidos para a delegacia da cidade. No momento em que a dupla estava sendo levada, os policiais flagraram mais um suspeito chegando ao local em uma motocicleta e fugindo em direção contrária ao ver a viatura da PM.

Leia mais:  Apreensões de drones aumentam 866% na segunda maior penitenciária de MT

Uma parte dos policiais iniciaram perseguição e conseguiram abordar o suspeito. Ao ser perguntado sobre o motivo da fuga, o homem afirmou que teria ido ao local para comprar entorpecentes. Ele também confessou que teria duas armas de fogo guardadas em sua casa.

Os militares se deslocaram ao endereço do homem e encontraram duas espingardas, sendo uma de calibre 20 e outra de calibre 32. No local, também foram apreendidas munições para o armamento.

O suspeito também recebeu voz de prisão e foi conduzido junto com os dois primeiros homens para registro da ocorrência na delegacia de Matupá e entregues à Polícia Judiciária Civil.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana