Cuiabá

Simininas exploram o universo agro em experiência educativa na Expoagro

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, uma experiência educativa e divertida para 32 meninas atendidas pelo Programa Siminina, da unidade Tijucal.

Elas realizaram um tour pela Expoagro, onde aprenderam sobre a vida rural. Elas tiveram a oportunidade de visitar o projeto da ConectZooAgro, com atividades na Casa Nelore, interações na mini fazenda, visita à vitrine tecnológica e às plantações de frutas e verduras.

A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, relatou que o passeio proporcionou conhecimento, interatividade e muita diversão. As meninas receberam brindes, ganharam mudas de alface e desfrutaram de um lanche especial.

“Além das plantações, as Simininas conheceram a mini fazenda, onde encontraram animais e interagiram com cavalos, vacas e carneiros. Aprenderam sobre a importância da criação de animais para a produção de alimentos e sobre a responsabilidade de cuidar deles”, destacou Ivete.

O Programa Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, registrou um expressivo crescimento no número de meninas atendidas em 2025. Em abril deste ano, o programa contabilizava 973 matrículas. Atualmente, o número subiu para 1.149 meninas ativas nas unidades, o que representa um aumento de 18% no atendimento.

Leia mais:  Prefeito sanciona leis para inclusão de alunos com epilepsia e selo de valorização aos garçons

Atualmente, o programa está presente em 16 unidades, com políticas públicas voltadas à proteção, educação e desenvolvimento de meninas de 6 a 14 anos na capital. As unidades estão distribuídas em diversos bairros de Cuiabá, com previsão de inauguração da 17ª unidade no bairro Pedra 90. As meninas participam de atividades como balé, fanfarra, reforço escolar e ações socioeducativas, promovendo o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de habilidades.

#PraCegoVer

A foto mostra as alunas e a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, reunidas durante a visita à feira agropecuária.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito e secretário encaminham projeto à Câmara para permitir renovação de contratos da Educação

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário municipal de Educação, Reginaldo Alves Teixeira, encaminharam à Câmara Municipal um projeto de lei que amplia o prazo para contratação temporária de profissionais da Rede Municipal de Ensino. A proposta busca permitir a renovação de contratos e reduzir a necessidade de realização recorrente de processos seletivos, garantindo maior continuidade aos serviços educacionais. O Projeto de Lei nº 383/2026 foi protocolado pelo Executivo em 24 de agosto.

O prefeito Abilio Brunini destacou que a proposta busca evitar a realização de processos seletivos todos os anos para atender a uma necessidade que permanece na Rede Municipal de Ensino. “Eu tenho o desejo de evitar que fique fazendo processo seletivo todos os anos. Nós vamos fazer um processo seletivo, vale contrato dois anos, a gente renova e depois faz um processo seletivo novo”, afirmou. Segundo ele, a medida permite dar maior estabilidade ao planejamento da Educação, sem deixar de cumprir a exigência de realização de concurso público.

A proposta altera a Lei Municipal nº 4.424, de 2003, que regulamenta as contratações temporárias por excepcional interesse público. Pelo texto, os contratos enquadrados na hipótese de contratação de professores substitutos e visitantes poderão ter duração de até 18 meses, com possibilidade de uma única prorrogação por igual período, alcançando o limite máximo de 36 meses. A mudança também prevê a aplicação da nova regra aos contratos temporários vigentes e aos processos seletivos simplificados ainda dentro do prazo de validade, desde que atendidos os requisitos legais.

Leia mais:  Prefeitura realiza plantio de mudas no entorno do Mercado do Porto pelo Projeto Mercado Vivo

Durante conversa sobre a medida, o prefeito destacou que pretende evitar a realização de novos processos seletivos todos os anos quando a necessidade de profissionais permanece. “Eu tenho o desejo de evitar que fique fazendo processo seletivo todos os anos. Nós vamos fazer um processo seletivo, vale contrato dois anos, a gente renova e depois faz um processo seletivo novo”, afirmou Abilio, ao explicar que a mudança também será acompanhada dos estudos necessários para a realização de concurso público na Educação.

Segundo o secretário Reginaldo, a equipe técnica da Secretaria de Educação realizou estudos e buscou orientação jurídica para estruturar a proposta. A Secretaria havia encaminhado à Procuradoria-Geral do Município uma solicitação para analisar a alteração da legislação e a possibilidade de aplicar a nova sistemática aos contratos e processos seletivos em andamento.

O secretário municipal de Educação, Reginaldo Alves Teixeira, ressaltou que, paralelamente à proposta de alteração da legislação, já está em andamento o planejamento para a realização de concurso público na Educação. “Em paralelo, a gente está fazendo um estudo também para continuar aí com o concurso público, que é uma exigência aí já faz há bastante tempo, e a gente está fazendo esse estudo”, afirmou. Ele explicou que, enquanto o concurso é estruturado, a Secretaria trabalha para viabilizar a renovação dos contratos dos profissionais selecionados, caso a Câmara aprove a alteração legislativa.

Leia mais:  Prefeitura faz mutirão de limpeza em oito pontos da cidade

A justificativa administrativa aponta que a realização sucessiva de processos seletivos exige mobilização de equipes para elaboração de editais, inscrições, análise documental, recursos, homologação, convocação, contratação, cadastramento, atribuição e lotação. A repetição desses procedimentos também gera custos e pode provocar dificuldades na organização das unidades e no início dos períodos letivos.

Para os professores, a Secretaria destaca ainda o impacto pedagógico da continuidade dos profissionais. A permanência durante o período em que existir a necessidade temporária contribui para preservar o planejamento, acompanhar a aprendizagem dos estudantes e manter a integração entre docentes, equipes gestoras e comunidade escolar.

A proposta, no entanto, não garante a renovação automática dos contratos. O texto estabelece que a prorrogação dependerá da necessidade da Administração, da permanência da situação temporária de excepcional interesse público, da disponibilidade orçamentária e financeira e do cumprimento dos demais requisitos legais.

O projeto também deixa claro que a ampliação do prazo não transforma os contratos temporários em vínculos permanentes e não substitui o concurso público como forma de ingresso efetivo no serviço público. A Prefeitura informou que, paralelamente à tramitação da proposta, a Secretaria de Educação trabalha em estudos para avançar na realização de concurso público para a área.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana