Sinop

Sinop recebe 47 câmeras de segurança fixas para monitorar os Parques Municipais e Depósito de Resíduos Sólidos

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, recebeu da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) 47 novas câmeras de segurança para reforçar o monitoramento das áreas verdes do município e o trabalho da defesa municipal. A ação ocorreu na manhã de hoje (11), durante cerimônia de entrega de equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Sinop, no 3º Comando Regional.

O secretário da Sesp-MT, coronel César Roveri, destacou a importância da instalação do cercamento digital no Parque Natural Municipal Florestal e no Parque Jardim Botânico, visando o uso seguro por parte da população.

“Entregamos simbolicamente todas as câmeras para o prefeito, para que nossos Parques Municipais sejam monitorados pelo Vigia Mais MT. Essas câmeras vão ajudar bastante na segurança, proporcionando um parque mais seguro para que toda a população possa frequentar de forma mais tranquila, sabendo que a segurança pública estará de olho no parque”, comentou ele.

Roveri destacou ainda o alinhamento político entre a Prefeitura de Sinop e o Governo do Estado de Mato Grosso no investimento e desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem a população. “Parabéns à Prefeitura de Sinop pela parceria com o nosso Estado de Mato Grosso, nosso governador Mauro Mendes, e nosso vice-governador Otaviano Pivetta, que não medem esforços para que nós façamos todos os investimentos na segurança pública do Estado”, finalizou.

Leia mais:  Adoção de pontos de ônibus propõe melhorar qualidade do serviço do transporte público em Sinop

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, destaca que o cercamento digital possibilitará a garantia da preservação das matas dos parques, coibindo ações criminosas de incêndios, desmatamento, envenenamento de animais, dentre outras.

“De imediato, nós já vamos começar a implementar esse cercamento digital no nosso Parque Florestal, no Jardim Botânico e também no nosso Depósito de Resíduos, o que irá ajudar bastante, principalmente na identificação das pessoas que despejam lixo nas laterais dessas vias e na questão de fogo também. Com esse cercamento digital, vamos poder trazer mais segurança para a população, mais segurança para as nossas áreas verdes, mais qualidade de vida para todos”, esclareceu.

O prefeito Roberto Dorner lembra que, além dessas câmeras, o município receberá mais de 200, que serão instaladas para aumentar a segurança no setor comercial e empresarial da cidade.

“É um trabalho que vem acontecendo junto com o Governo do Estado, onde o governo está fornecendo as câmeras e, em conjunto com a CD, estamos distribuindo essas câmeras para que a sociedade tenha segurança, principalmente em frente às suas empresas e comércios. O Governo nos garantiu que trará a quantidade de câmeras que for necessária para Sinop, para que possamos manter a vigilância em nossa cidade. Por isso, agradecemos ao governador, Mauro Mendes, e ao secretário de Segurança Pública, que sempre está de olho aberto para cuidar do nosso município”, disse.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop inicia mutirão de limpeza no bairro Camping Club

Equipamentos para Corpo de Bombeiros

Além das câmeras, o secretário da Sesp-MT também entregou um caminhão autotanque, com capacidade para 10 mil litros de água, duas motocicletas de 900 cilindradas para auxiliar no motorresgate, 100 capacetes de segurança para multitarefas e um campo de futebol para práticas esportivas e desenvolvimento de projetos sociais.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça combate ao assédio e amplia mecanismos de proteção no serviço público

Publicado

A Prefeitura de Sinop reforça, nesta semana, as ações de prevenção e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho, com uma capacitação direcionada a gestores, lideranças e servidores municipais. A iniciativa integra uma política de valorização do funcionalismo e de proteção das pessoas que atuam no serviço público, com foco na construção de relações profissionais baseadas no respeito, na ética e na segurança.

Promovida pela Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Administração e Modernização, a palestra “Relações Saudáveis, Ambientes Seguros: Prevenção e Combate ao Assédio” será realizada nos dias 22, 23 e 24 de setembro, no Plenário da Secretaria de Administração e Modernização. A programação aborda a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e de outras formas de violência no ambiente profissional.

A primeira turma, nesta terça-feira (22), será destinada exclusivamente a gestores e lideranças, como parte integrante das ações de combate à essa prática. A proposta é ampliar o conhecimento sobre como identificar, prevenir e encaminhar situações que possam comprometer um ambiente de trabalho saudável.

Para o prefeito Roberto Dorner, a valorização do servidor público passa também pela garantia de um ambiente profissional pautado pelo respeito e pela responsabilidade.

“Nós queremos um serviço público cada vez melhor e isso passa, primeiro, pelas pessoas que fazem a Prefeitura funcionar todos os dias. O servidor precisa ter respeito, segurança e tranquilidade para exercer sua função. Da mesma forma, não podemos admitir comportamentos que desrespeitem ou constranjam qualquer pessoa dentro do ambiente de trabalho. Prevenir, orientar e apurar são responsabilidades da gestão.”

Proteção começa pela prevenção

A capacitação ocorre em um momento em que a Prefeitura amplia a orientação aos servidores e, especialmente, às pessoas que ocupam funções de liderança. A escolha de iniciar a programação com gestores busca fortalecer a responsabilidade de quem coordena equipes na identificação de comportamentos inadequados e na condução correta de eventuais situações de assédio.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop realiza mutirão domiciliar do CadÚnico e atende mais de 100 famílias

A iniciativa também reforça que a prevenção não depende apenas da existência de denúncias. A construção de um ambiente saudável envolve informação, orientação, respeito nas relações profissionais e conhecimento dos canais disponíveis para comunicação de situações que precisam ser analisadas.

Prefeitura possui canal para denúncias e proteção ao denunciante

A Ouvidoria Geral Municipal é um dos canais disponíveis para o registro de manifestações relacionadas à Administração Pública. O sistema recebe reclamações, denúncias, solicitações de providências, sugestões e elogios e permite manifestações identificadas, sigilosas ou anônimas, observadas as regras aplicáveis a cada modalidade.

O Município classifica denúncias envolvendo assédio entre as manifestações graves, que recebem prioridade na triagem interna da Ouvidoria. O órgão também informa que o denunciante identificado pode solicitar sigilo das informações.

Outro mecanismo previsto é a proteção contra retaliação. Conforme as informações disponibilizadas pela própria Prefeitura, o Decreto Municipal nº 092/2023 estabelece medidas para salvaguardar a identidade de denunciantes, incluindo procedimentos de proteção das informações quando a manifestação é encaminhada para as unidades responsáveis pela apuração.

Atualmente, a Ouvidoria Geral Municipal funciona na Rua das Avencas, nº 1541, Sala D, Setor Comercial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. As manifestações também podem ser registradas pelo WhatsApp (66) 99227-4551 e pelo e-mail [email protected].

Legislação estabelece critérios para ocupação de cargos comissionados

Além das ações de orientação e prevenção, Sinop possui legislação específica que estabelece critérios para a nomeação em cargos comissionados.

Em 2021, a Prefeitura sancionou a Lei Municipal nº 3.012/2021, que vedava a nomeação, para cargos comissionados do Executivo e da Administração Pública Indireta, de pessoas condenadas definitivamente nos termos da Lei Maria da Penha.

A legislação municipal foi posteriormente ampliada. A Lei nº 3.512/2025, sancionada em 18 de julho de 2025, revogou expressamente as Leis nº 3.012/2021 e nº 3.018/2021 e passou a estabelecer uma vedação mais abrangente para nomeações em cargos em comissão.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop inicia mutirão de limpeza no bairro Camping Club

Pela legislação atualmente indicada, a vedação alcança pessoas condenadas, com trânsito em julgado, por crimes de violência contra crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo hipóteses previstas na Lei Maria da Penha, na Lei Henry Borel, no Estatuto da Pessoa com Deficiência e no Código Penal, conforme as situações descritas na própria norma.

A Lei nº 3.512/2025 também determina que, no ato da posse, sejam exigidas certidões negativas criminais das Justiças Estadual, Federal e Militar, além de declaração do interessado de que não se enquadra nas hipóteses previstas na legislação.

Valorização de quem faz o serviço público

A política de enfrentamento ao assédio também está relacionada à valorização da maioria dos servidores que desempenham suas funções com compromisso, respeito e responsabilidade.

A proposta da Prefeitura é fortalecer uma cultura institucional em que situações inadequadas não sejam naturalizadas e em que servidores tenham segurança para procurar os canais oficiais quando identificarem ou vivenciarem situações que possam configurar assédio ou outras violações.

“Temos milhares de servidores que trabalham diariamente para atender a população e prestar um serviço público de qualidade. Valorizar essas pessoas também significa garantir um ambiente em que elas sejam respeitadas. Ao mesmo tempo, precisamos ter mecanismos para que qualquer situação que fuja dos princípios da Administração seja recebida, analisada e, quando comprovada, tenha a responsabilização cabível”, reforça o prefeito Roberto Dorner.

A Prefeitura destaca que denúncias devem ser encaminhadas pelos canais oficiais para que possam ser devidamente analisadas, preservando-se o direito à ampla defesa e ao contraditório nos procedimentos em que esses direitos sejam aplicáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana