Cuiabá

Solenidade na Câmara homenageia defensores do meio ambiente

Publicado

Marcelly Alves – Assessoria vereadora Drª Mara&nbsp

Mais de 100 pessoas participaram, na noite de segunda-feira (29), de uma sessão solene, na Câmara Municipal de Cuiabá, em homenagem a defensores e protetores do meio ambiente. A cerimônia foi marcada pela entrega de Moções de Aplausos a entidades, pesquisadores, gestores públicos e organizações da sociedade civil que se destacam na atuação em prol da preservação ambiental na capital e região.
A iniciativa foi proposta pela vereadora Dra. Mara (Podemos), que ressaltou a importância de reconhecer o trabalho daqueles que atuam diariamente na proteção dos recursos naturais.
“A defesa do meio ambiente é uma das lutas mais urgentes da atualidade. Reconhecer quem está na linha de frente dessa causa é valorizar o futuro das próximas gerações”, destacou a parlamentar.
A solenidade contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio de seus coordenadores de Meio Ambiente da Superintendência do IBAMA de instituições ligadas à conservação do Pantanal além de lideranças comunitárias de Cuiabá Porto Carreiro, secretário&nbsp Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá. Também marcaram presença ONGs ambientalistas, professores, estudantes e moradores da região.
Desafios&nbsp
Durante a sessão, os homenageados destacaram a necessidade de articulação entre o poder público, a comunidade acadêmica, a sociedade civil organizada e os órgãos de fiscalização para enfrentar os crescentes desafios ambientais. Entre os principais temas abordados estiveram o avanço do desmatamento, as queimadas e os impactos das mudanças climáticas, especialmente nos biomas Pantanal e Cerrado.
Também foram ressaltadas a importância da educação ambiental, do engajamento comunitário e da implementação de políticas públicas efetivas que garantam a conservação dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais.
Compromisso institucional
Ao final da cerimônia, a parlamentar reforçou seu compromisso com as causas socioambientais e destacou que a entrega das homenagens vai além de um gesto simbólico — representa o reconhecimento público e institucional da relevância do trabalho realizado pelos defensores do meio ambiente em Cuiabá e em todo o estado.
A vereadora&nbsp agradeceu a presença de todos os participantes e reafirmou que continuará trabalhando para fortalecer a pauta ambiental no Legislativo municipal.
“Seguiremos com diálogo aberto e apoio constante às iniciativas que colocam a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente no centro das políticas públicas”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Prefeito inaugura 1º Centro Amar, marco para autistas e crianças neurodivergentes em Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Avenida do CPA terá trecho interditado a partir das 10h deste sábado

Publicado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, em razão da realização da Corrida do SESI, haverá interdição da Avenida do CPA, em frente à FIEMT, no sentido Centro, a partir das 10h deste sábado (30), para montagem da estrutura de largada do evento. O bloqueio acontece exatamente no local da largada, que ocorrerá às 19h.

Os condutores que seguem em direção ao Centro deverão converter à direita na rua do Hospital Central e, na rua seguinte, virar à esquerda, retornando à Avenida do CPA nas proximidades da Praça das Bandeiras. O trajeto representa apenas um pequeno contorno de quadra, sem impactos significativos ao fluxo viário.

A estrutura permanecerá montada durante todo o evento esportivo. Após a largada da corrida, a equipe de trânsito realizará uma adequação operacional no desvio. O bloqueio inicial, localizado próximo ao Hospital Central, será transferido para a região do INPE, permitindo que os veículos acessem a Rua do Fórum e retornem à Avenida do CPA nas proximidades do Detran, seguindo em direção ao Parque das Águas.

Assim que os atletas ultrapassarem o trecho próximo ao Hospital Central, o bloqueio será novamente reposicionado para a área próxima à estrutura de largada, retomando o desvio de menor impacto, com apenas um contorno de quadra para os condutores.

Leia mais:  Prefeito e governador assinam R$ 663 milhões em investimentos para Cuiabá

A previsão é que a desmontagem da estrutura seja realizada ainda na noite de sábado, após o encerramento das atividades da corrida.

A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção e sigam as placas de sinalização e as orientações dos agentes de trânsito que estarão atuando na região para garantir a segurança viária dos participantes e a fluidez do tráfego.

PERCURSO DA CORRIDA

A corrida terá sua largada na Avenida do CPA, em frente à FIEMT, e a chegada será no SESI Papa. Aproximadamente 80% do percurso está concentrado dentro do Centro Político Administrativo, o que reduz os impactos no trânsito e na rotina da população.

Nos pontos onde poderia haver maior interferência, como o Hospital Central e o Fórum, o horário da largada foi cuidadosamente ajustado para evitar coincidir com os horários de troca de plantão dessas instituições.

Após passar pela região do Hospital Central, o único trecho com impacto residencial será na Avenida Tomé Fortes, que atende bairros como Centro América, Morada do Ouro e a região do Parque Nova Nascente.

Leia mais:  ATENÇÃO! EVENTO CANCELADO. Prefeitura e Semob abrem Curso de Atualização do Código de Trânsito Brasileiro nesta segunda-feira (13)

Ao longo de todo o percurso, haverá, obrigatoriamente, agentes de trânsito orientando moradores e condutores.

“Nenhuma pessoa ficará sem acesso à sua residência ou impossibilitada de sair do local. Será adotado um sistema de passagem controlada. Conforme surgirem intervalos seguros entre os corredores, os veículos poderão atravessar o percurso, ainda que eventualmente precisem aguardar alguns minutos”, explicou o supervisor de trânsito, Lucimar Martins.

Para quem precisar se deslocar da região central em direção à Grande CPA, haverá acesso liberado pela entrada da Morada do Ouro, permitindo a continuidade do trajeto até os bairros da região.

Os motoristas também poderão utilizar rotas alternativas sem bloqueios, como a Av. Oátomo Canavarros, no sentido Centro–bairro, que permanecerá totalmente livre. O bloqueio ocorrerá apenas no sentido CPA–SESI Papa.

Outras importantes vias da região também permanecerão liberadas durante o evento, como a Avenida Jurumirim e a Avenida Dante de Oliveira, garantindo opções de deslocamento para a população e minimizando os impactos da realização da corrida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana