Mato Grosso

Terra de três biomas, Mato Grosso ganha destaque na maior feira de birdwatching do mundo

Publicado

Mato Grosso marca presença na Global BirdFair 2025, que é realizada entre os dias 11 e 13 de julho, em Rutland, no Reino Unido, com um posicionamento ousado: se consolidar como referência global em ecoturismo e observação de aves. A participação ocorre dentro do estande oficial do Brasil, organizado pela Embratur, e que reúne ainda Mato Grosso do Sul, Ilhabela (SP) e dois operadores especializados no segmento, sendo um deles Giuliano Bernardon, da Birding Pantanal.

Com mais de 15 mil visitantes esperados e 245 expositores de diversos países, a feira é considerada a maior vitrine internacional para destinos voltados à vida selvagem e conservação ambiental. Esta é a primeira vez que o Brasil participa com um estande próprio, reforçando o objetivo de atrair o crescente público britânico — que já ocupa o 10º lugar no ranking de turistas internacionais que visitam o Brasil, com alta de 20% no primeiro semestre de 2025.

Segundo a superintendente de Política e Promoção do Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Júlia Assis, a seleção de Mato Grosso como um dos cinco coexpositores pela Embratur foi estratégica.

Leia mais:  Desenvolve MT apresenta linha de crédito rural durante a Norte Show em Sinop

“Nossa missão é promover o potencial único do estado por meio do fortalecimento da sua imagem como destino de natureza, com foco na observação de aves. Mato Grosso é o único estado brasileiro que abriga três biomas de importância mundial — Pantanal, Amazônia e Cerrado — todos ricos em biodiversidade. Estamos aqui para mostrar que é possível viver experiências imersivas, sustentáveis e transformadoras em nossas paisagens naturais”, destaca.

Representando o norte do estado, a empreendedora e conservacionista Vitória da Riva, fundadora da Fundação Ecológica Cristalino e do Cristalino Lodge, reforça a importância científica e ambiental da região de Alta Floresta.

“O Mato Grosso talvez seja o maior potencial do Brasil em turismo de natureza. Temos três ambientes distintos — Pantanal, Cerrado e Amazônia — cada um com sua fauna, flora e paisagens únicas. Só na região do Cristalino, por exemplo, temos 12 mil hectares de áreas preservadas, e das 80 espécies de aves endêmicas da Amazônia, 25 podem ser avistadas ali. Isso é um dado de enorme relevância para o turismo e a conservação”, afirma.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros realiza capacitação sobre fiscalização ambiental para combate ao uso irregular do fogo

Ela também destaca a importância de unir os atores dos três biomas mato-grossenses para fortalecer a imagem do estado no cenário global.

“Precisamos enaltecer essa diversidade incrível e promover Mato Grosso como um destino completo, que oferece experiências para todos os tipos de observadores e pesquisadores”.

Mercado europeu

O evento também é parte de uma estratégia mais ampla da Embratur para aproveitar o crescimento do interesse britânico no Brasil. Segundo dados do órgão, 68% dos britânicos têm interesse em visitar o país, que hoje conta com três rotas diretas entre Londres e o Brasil, com 24 voos semanais e mais de 8 mil assentos disponíveis.

Com experiências que vão do avistamento de araras-azuis no Pantanal ao som misterioso do uirapuru na Amazônia, Mato Grosso quer aproveitar os holofotes da Global BirdFair 2025 para atrair operadores e visitantes em busca de destinos autênticos, biodiversos e comprometidos com a conservação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Homem suspeito de abusar sexualmente de bebê de um ano é preso pela Polícia Civil em Tapurah

Publicado

Um homem apontado como autor de um crime bárbaro de estupro de vulnerável de uma bebê de apenas um ano de idade foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na terça-feira (4.11) no município de Tapurah.

O suspeito é companheiro da avó da criança e foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, sendo a prisão convertida em preventiva.

As investigações iniciaram na segunda-feira (3.11) quando a equipe da Polícia Civil foi acionada pelo Hospital Municipal de Tapurah sobre uma possível situação de estupro de vulnerável, em que havia sido constatada a presença de sêmen na urina de uma bebê de apenas de um ano.

Foram realizados três testes de urina e todos os resultados constataram a presença de espermatozoides já sem vida, indicando que os fatos teriam ocorrido alguns dias antes.

Questionada, a mãe da criança relatou que no sábado (01) havia deixado a filha na casa de sua mãe, onde bebê passou o dia. No período da noite, quando foi dar banho na filha percebeu a irritação na região genital da criança.

Leia mais:  Desenvolve MT apresenta linha de crédito rural durante a Norte Show em Sinop

No dia dos fatos, além da avó da criança, estava na casa também o companheiro dela com quem havia assumido um relacionamento recente. Diante dos fatos e de outros elementos apurados, os policiais foram até a residência do suspeito, onde realizaram a prisão em flagrante.

Foi realizada a coleta do material genético do suspeito que foi encaminhada para a Perícia Oficial e Identificação Técnica para exame de confronto com material colhido na urina da vítima.

O delegado de Tapurah, Franklin Alves, representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, que foi deferida pela Justiça, sendo o suspeito colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana