Mato Grosso

Três suspeitos de homicídio em Mirassol d’Oeste são detidos em Barra do Bugres

Publicado

Dois homens e uma adolescente, de 17 anos, foram detidos pela Polícia Militar no final da tarde desta terça-feira (01.10), suspeitos pelo homicídio de Walison Vinicius Vieira de Queiroz, no município de Barra do Bugres. O crime ocorreu na madrugada da última segunda-feira (30.09), em Mirassol d’Oeste.

Conforme informações do boletim de ocorrência, os suspeitos pularam o muro e invadiram a residência da vítima, que foi executada com disparos de arma de fogo, no próprio quarto. A esposa e duas crianças estavam na casa. Os suspeitos se passaram por policiais para entrar no imóvel.

Por volta das 17h30, desta terça, os policiais militares receberam informações de que os supostos envolvidos no crime fugiram em um veículo Fiat Uno, em direção ao município de Barra do Bugres.

Diante das informações, as equipes intensificaram o policiamento tático por toda a região e localizaram o carro abandonado próximo ao trevo que dá acesso a uma usina. Testemunhas relataram aos policiais militares que dois homens e uma mulher estavam a procura de uma oficina mecânica para arrumar o veículo.

Leia mais:  Polícia Civil prende mulher que assumiu comércio de drogas após companheiro ser preso

Durante rondas, uma adolescente foi localizada, detida e revelou que os outros dois suspeitos estavam em um posto de combustível. Em buscas pelo estabelecimento, as equipes prenderam um deles próximo a região de mata, e outro estava escondido em um banheiro.

Um deles faz uso de tornozeleira eletrônica. Com eles, foram apreendidos porções de cocaína, cartão de crédito e documento em nome de uma mulher. Os suspeitos foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate quatro incêndios florestais nesta terça-feira (13)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta terça-feira (13.10), quatro incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Nova Xavantina, Nossa Senhora do Livramento e Juruena.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 59 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 39 focos foram registrados na Amazônia, 18 focos no Cerrado, e dois focos no Pantanal.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo quatro focos na Terra Indigena Parque do Xingu, em Querência, e dois focos na Terra Indigena Parabubure, em Campinápolis.

Leia mais:  Polícia Civil prende dois irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Polícia Civil prende mulher que assumiu comércio de drogas após companheiro ser preso

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana