Cuiabá

Tribuna Livre solicitada por Sargento Joelson destaca pedal das mulheres em 8 de março, em Cuiabá

Publicado

26/02/2025
Tribuna Livre solicitada por Sargento Joelson destaca pedal das mulheres em 8 de março, em Cuiabá

Da assessoria – Vereador Sargento Joelson&nbsp

Ciclista e adepto da modalidade, o vereador Sargento Joelson (PSB) trouxe nesta terça-feira (25) a participação de Alcina Soares na Tribuna Livre da Câmara Municipal. Ela falou sobre o 1º Pedale com Alcina, que será realizado no 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Na tribuna, a empresária e adepta do pedal falou de seu evento e convidou a sociedade cuiabana a participar.
“Agradeço ao Sargento Joelson pelo convite e estou muito feliz em estar aqui, e dizer sobre a representatividade de ter oito mulheres na casa é um orgulho saber que as mulheres estão indo à luta e mostrando à sociedade que também têm espaço. Vim convidar a todos para o 1º Pedale com Alcina, evento em comemoração ao dia 8 de março, que é uma junção de forças para acontecer. O intuito é juntar desde quem tem a bicicleta mais cara a quem tem uma inferior evento para todos. Já realizo este trabalho há anos, estou trazendo até uma atração da Paraíba, ciclista/cantora, para integrar cultura com esporte”, disse Alcina.
A ciclista falou também dos benefícios de pedalar ou praticar qualquer modalidade de ciclismo.&nbsp
“O bom é saber que o esporte muda a pessoa, seu bem-estar, onde muitas mulheres e homens utilizam o esporte para sair de uma depressão, sair de uma crise dentro de casa a saúde mental e muitos outros benefícios para o corpo.”, complementou.
Autor do pedido da Tribuna Livre, Sargento Joelson (PSB) enfatizou a luta da ciclista e enumerou ações e a garra em querer fazer a modalidade de pedal dar certo.&nbsp
“Alcina, parabéns! Você é uma empresária de sucesso, realizada, tem sua própria vida! Seu evento não tem um centavo de recursos públicos, tudo é privado, de amigos e parceiros que querem fazer o pedal crescer no município de Cuiabá, e é uma honra estar ajudando a fomentar este esporte, que trabalha além do corpo, a mente tenho aprendido muito com isso, há 2 ou 3 anos estou pedalando”, disse Joelson.
O vereador também convidou homens e mulheres a participarem e fazerem a diferença no evento e enfatizou que será o primeiro de muitos que realizará pelo esporte. Alcina também é idealizadora do pedal Outubro Rosa, que acontece há anos no município.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Saúde leva vacinação e orientações para dentro de escola no bairro Osmar Cabral

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Mulheres do Projeto Lutadoras iniciam jornada de defesa pessoal e fortalecimento em Cuiabá

Publicado

O primeiro dia de aulas gratuitas de defesa pessoal para as alunas do Projeto Lutadoras, na Secretaria da Mulher, nesta segunda-feira (20), foi marcado por acolhimento e conscientização. Nesta semana, o projeto inicia atividades em todas as unidades distribuídas por Cuiabá, reunindo 866 mulheres inscritas em uma das maiores edições já realizadas.

Sob as instruções do profissional de educação física e faixa-preta de jiu-jítsu Gilson de Oliveira, as alunas receberam orientações. Ele explicou que o trabalho começa antes mesmo das técnicas. “Hoje fizemos um acolhimento, falando sobre o que é o abuso, quais enfrentamentos existem dentro de casa e na rua e como evitar que a situação aconteça. Esse é o primeiro momento do treinamento”, afirmou.

De acordo com Gilson de Oliveira, nas próximas aulas serão trabalhados condicionamento físico, técnicas de aproximação e afastamento e alguns golpes específicos. “O principal é mostrar como evitar a situação e dar condições para que a mulher saia dela, caso aconteça, e saiba para quem ligar e como pedir ajuda.”

Para Eduarda Butakka, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher de Cuiabá, a preparação também tem efeito preventivo. “Quando o agressor sabe que a mulher está preparada para se defender, ele pensa duas vezes. Uma mulher preparada tem mais meios de se proteger.”

Leia mais:  Ranalli vai homenagear policiais da ROTAM que salvaram criança engasgada em Cuiabá

Entre as participantes, o sentimento é de entusiasmo e fortalecimento. A servidora Roserlene Ciqueira, professora da rede municipal, resume o novo momento: “Agora sou lutadora. Lutando para ter qualidade de vida e equilíbrio no corpo físico e mental.”

Ela convidou as mulheres a participar e destacou que o aprendizado começa na prevenção. “Quando a violência começa, seja psicológica ou física, precisamos evitar o confronto. Mas, se for necessário, precisamos saber nos defender e também pedir ajuda.”

Moradora do bairro Baú e trabalhadora do comércio, Glaucileia Basana afirmou que gostou muito da aula. Segundo ela, mesmo sem experiência, já aprendeu dois golpes. “É uma aula prática, e o professor ensina de uma forma que a gente aprende de primeira. Conheci o projeto pelas redes sociais da Prefeitura e estou aqui. Achei muito interessante, principalmente pela violência que as mulheres sofrem. É uma forma de ter mais segurança para andar pela cidade”, contou.

Para 2026, o projeto foi ampliado com a criação de 32 novas turmas, distribuídas em 16 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital, com duas turmas por unidade e média de 60 alunas por polo. As participantes frequentarão os polos e horários escolhidos no ato da inscrição. As inscritas na Praça Rachid Jaudy e no Centro de Referência da Mulher terão aulas na Secretaria da Mulher, conforme informado previamente.

Leia mais:  Sugestão de pauta: Praça Alencastro receberá 1ª Feira da Agricultura Familiar e cerimônia de assinatura de termo cooperação para regularização da energia elétrica nas feiras livres de Cuiabá

O projeto é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Hadassah Suzannah. Idealizada pela primeira-dama Samantha Iris, a iniciativa se transformou em uma política pública permanente de fortalecimento e proteção às mulheres da capital.

A instrutora faixa-preta de jiu-jítsu Polyanna Souza de Araújo afirmou que a base de suas aulas é o jiu-jítsu, modalidade que permite imobilizações e técnicas de defesa mesmo contra adversários fisicamente mais fortes. “O foco principal é imobilizar e se defender. A mulher precisa estar preparada para reagir, se for necessário”, ressaltou.

Além de técnicas de jiu-jítsu, nas diferentes unidades as alunas terão aulas de judô, taekwondo, wrestling, capoeira, muay thai, kickboxing e karatê. A iniciativa se consolida como estratégia de prevenção à violência contra a mulher, indo além da prática esportiva ao promover segurança, saúde física, equilíbrio emocional e fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal da Mulher informa que, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, não haverá aulas nos polos. Na quarta-feira e na quinta-feira, as atividades seguem normalmente. Clique AQUI e veja onde será sua jornada

https://cuiaba.mt.gov.br/storage/webdisco/2026/04/17/outros/2026-04-17-22-36-planilha-completa-com-todos-os-nomes-das-lutadoras-69e2ee197e092.pdf

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana