Turismo

Turismo internacional no Brasil mantém alta histórica nos primeiros 10 meses e se aproxima dos 8 milhões de chegadas

Publicado

O turismo internacional no Brasil bateu um novo recorde histórico, impulsionado pela forte alta em outubro. Nos primeiros dez meses do ano, o país recebeu 7.686.549 visitantes, superando o volume total de todo o período de 2024. O acumulado representa uma alta de 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o registro ficou em 5.406.409 de visitantes de outros países.

“Estes números são a prova definitiva de que o Brasil voltou ao centro do turismo mundial. Superar o recorde histórico do país em apenas dez meses, sob a liderança do presidente Lula, é um feito extraordinário. Estamos no caminho certo para alcançaremos nossa meta de 10 milhões de turistas até o fim do ano, consolidando um novo patamar para o setor”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Somente em outubro, o Brasil registrou 587.312 chegadas. O número representa um crescimento de 15,4% em comparação com o mesmo mês de 2024, quando o país recebeu 508 mil visitantes. É mais um recorde estabelecido na série histórica para o mês. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal.

Leia mais:  Descubra para que serve o chip no passaporte e como ele funciona

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o bom resultado é o prenúncio de patamares ainda melhores na chegada de visitantes de outros países para o ano de 2025. A quebra de recordes indica um momento de expansão para o setor e o aumento no fluxo de visitantes fortalece a economia, consolidando o turismo como vetor de desenvolvimento, com geração de emprego e renda nas diferentes regiões. “Os números mostram que fecharemos o ano de 2025 com mais de 9 milhões de visitantes internacionais, consolidando o Brasil como o destino turístico que mais cresce no mundo em chegada de turistas”, destaca.

“Estamos colhendo os frutos de um Brasil que se mostra ao mundo como um destino diverso, sustentável, que oferece aos seus visitantes experiências que são cada vez mais desejadas por todo o mundo. Estamos transformando o momento positivo em uma tendência, além de promover desenvolvimento social com uma atividade que já comprovou seu poder de impulsionar nossa economia, com geração de emprego e oportunidades em todas as regiões do país”, afirma Freixo.

Leia mais:  Governo do Brasil anuncia hub internacional no Galeão e reforça papel do turismo na geração de empregos

Principais emissores – A Argentina segue na liderança como maior país emissor de turistas para o Brasil. Nos primeiros 10 meses de 2025, os destinos brasileiros registraram a chegada de quase 3 milhões de hermanos, valor 85,46% maior que no mesmo período de 2024. O número de argentinos que vieram ao Brasil de janeiro a outubro também supera em muito o total de entradas nos 12 meses de 2024, de 1,96 milhões.

O segundo lugar entre os maiores emissores fica com o Chile, com 661.850 entradas nos primeiros 10 meses de 2025. Em termos percentuais, o registro aponta um crescimento de 27,68%. Em terceiro lugar estão os Estados Unidos, com 614.348 chegadas e crescimento de 7,34%, seguido pelo Uruguai, com 453.633 turistas e 37,2% de aumento em relação ao período de janeiro a outubro de 2024, e em quinto, o Paraguai, com 421.886 desembarques, aumento de 14,2.

Por Paula Rosa com informações da Embratur
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Presidente Lula e ministro do Turismo assinam decreto que institui o Sistema Nacional de Trilhas (Sintrilhas)

Publicado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assinam nesta quarta-feira (10), às 16h, o decreto que institui o Sistema Nacional de Trilhas (Sintrilhas), transformando a atual Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) em uma política pública permanente.

A iniciativa fortalece a integração entre turismo, conservação ambiental e desenvolvimento regional, ampliando as oportunidades para o turismo de natureza em todo o país. Atualmente, a rede reúne 22 trilhas oficialmente reconhecidas, mais de 7 mil quilômetros sinalizados e presença em 184 municípios brasileiros.

Coordenado pelo Ministério do Turismo (MTur), pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Sintrilhas cria instrumentos permanentes de planejamento, governança e gestão das trilhas brasileiras, além de contribuir para a geração de emprego e renda em comunidades inseridas ao longo dos percursos.

Credenciamento

Profissionais de veículos de imprensa interessados em cobrir o evento devem solicitar credenciamento diário no Sistema da Presidência da República. Também será aceita a credencial anual do Palácio do Planalto. 

Leia mais:  Festas de fim de ano devem atrair milhões de turistas e movimentar os aeroportos brasileiros

Serviço

Data: Quarta-feira (10 de junho de 2026)
Horário: 16h
Local: Salão Nobre do Palácio do Planalto – Brasília (DF)

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana