Diamantino

Urgência e Emergência passam a funcionar no Hospital Municipal São João Batista

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o atendimento de urgência e emergência passou a ser realizado exclusivamente no Hospital Municipal São João Batista. O serviço iniciou no novo local, na quarta-feira, (05.11).

De acordo com estudos feitos por equipes da Secretaria de Saúde a transferência do atendimento irá resultar em mais agilidade, segurança e conforto aos pacientes, oferecendo suporte completo com o centro cirúrgico e os leitos de observação do Hospital Municipal. A nova estrutura de Urgência e Emergência está localizada na Avenida Municipal Doutor Marzavão de Siqueira, no Centro Histórico de Diamantino.

O prefeito Chico Mendes destacou os benefícios da mudança de local para a saúde da população em geral.

“Com essa reorganização, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido e seguro para todos os pacientes, garantindo conforto e eficiência no serviço público de saúde.”

De acordo com a secretária de Saúde, Adélia Maria, o antigo prédio do Pronto Atendimento passou a ser o Centro Integrado de Saúde (CIS), concentrando equipes de atenção domiciliar e as especialidades médicas. Sendo futuramente um polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte de Mato Grosso.

Leia mais:  Prefeito de Diamantino visita UFMT e abre diálogo para instalação de Câmpus Avançado no município

“Com essa reestruturação, buscamos otimizar os serviços e oferecer um atendimento mais integrado à população. A ideia é que o Centro Integrado de Saúde concentre, em um só espaço, diversas áreas da assistência em saúde.”

Quando procurar a urgência e emergência?

O serviço de urgência e emergência deve ser procurado em situações que ofereçam risco imediato à vida ou que necessitem de atendimento rápido, como:

  • Dificuldade para respirar

  • Desmaios ou perda de consciência

  • Acidentes e traumas

  • Dor intensa no peito ou suspeita de infarto

  • Convulsões

  • Hemorragias

  • Reações alérgicas graves

  • Pressão muito alta com sintomas

  • Febre alta persistente em crianças ou idosos

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

Segundo “Dia D” da Campanha Antirrábica vacina mais de 1 mil animais em Diamantino

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (29.08), o segundo “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026 na área urbana do município. A ação ocorreu na região do Novo Diamantino e resultou na vacinação de 1.034 cães e gatos.

Com o objetivo de prevenir a raiva e proteger os animais e a população, a vacinação é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. Durante o Dia D, o atendimento foi realizado nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) UniSaúde, Jardim Alvorada e Bom Jesus, além do bairro Altos da Serra e no pátio da Igreja São Cristóvão.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Lucas Rosa, agradeceu a participação dos tutores e falou sobre a continuidade da campanha.

“Agradecemos a todos os tutores que participaram dos “Dias D” e levaram seus animais para vacinar. Agora, a campanha segue até dia 05 de setembro na zona rural, com as equipes percorrendo comunidades, assentamentos, chácaras, sítios e fazendas.

Ele completou: “Contamos com a participação da população para alcançarmos o maior número possível de cães e gatos e mantermos a vacinação em dia.”

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino fortalece ações do Maio Laranja e amplia rede de proteção à infância e adolescência

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana