Várzea Grande

Várzea Grande entra no mapa da inovação com Parque Tecnológico inaugurado no dia 30

Publicado

Prefeita Flávia Moretti participa de evento nacional sobre ciência e tecnologia e destaca protagonismo do município com novo polo de inovação

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), participou nesta sexta-feira (6) da assinatura do convênio para execução de propostas aprovadas na chamada pública ‘Proinfra Desenvolvimento Regional – Norte, Nordeste e Centro-Oeste (NNECO 2024)’, realizada em Cuiabá. Durante o evento, também foi anunciado que o Parque Tecnológico de Várzea Grande será inaugurado no próximo dia 30 de março, marcando um novo momento para o desenvolvimento tecnológico do Município.

A iniciativa é promovida pelo governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Ao todo, serão destinados R$ 33,85 milhões em recursos federais, somados a R$ 11,28 milhões de contrapartida estadual, totalizando mais de R$ 45 milhões em investimentos voltados à expansão da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica em Mato Grosso.

Durante sua participação, a prefeita Flávia Moretti destacou que Várzea Grande vive um momento de transformação ao retomar seu protagonismo econômico, agora com foco em inovação e tecnologia, criando uma nova frente de desenvolvimento.

“Várzea Grande já é um município grande e importante, mas ainda temos muitos desafios para avançar em inovação e tecnologia. Agora passamos a ser protagonistas com a criação do Polo de Inovação e Tecnologia e com o Parque Tecnológico. Tenho muita alegria porque veremos soluções para problemas sendo criadas dentro de Várzea Grande”, afirmou.

Leia mais:  Professores de Várzea Grande aderem ao Sistema Maxi e fortalecem capacitação pedagógica

A prefeita também ressaltou que o projeto representa um resgate do potencial industrial do município.

“É um resgate daquela chamada cidade industrial. Nosso município acabou ficando um pouco para trás no processo de industrialização enquanto o Estado crescia com o agronegócio e a agroindústria. Agora vemos um novo olhar do governo do Estado e do governo Federal para Várzea Grande, trazendo inovação, tecnologia e oportunidades de desenvolvimento”, destacou.

Segundo ela, os investimentos em ciência e tecnologia impactam diretamente na qualidade de vida da população.

“Isso significa mais competitividade, crescimento econômico e melhoria na qualidade de vida. Quando universidades, financiadoras e governos investem em educação, pesquisa e inovação, estamos qualificando nossa sociedade e criando novas oportunidades para todos”, completou.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou a importância do evento e confirmou a inauguração do Parque Tecnológico de Várzea Grande.

“O evento reúne importantes parceiros nacionais para fortalecer a ciência e a inovação em Mato Grosso. E dentro desse avanço, temos uma grande conquista: o Parque Tecnológico de Várzea Grande, que será inaugurado no dia 30 de março, consolidando o município como um novo polo de tecnologia e desenvolvimento no estado”, afirmou.

FINANCIAMENTO – Durante o encontro de hoje também foi realizada uma edição do Finep pelo Brasil, com o anúncio de novas chamadas públicas voltadas ao financiamento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A ação integra a segunda rodada de seleções do Programa Mais Inovação, que reúne 13 editais e soma R$ 3,3 bilhões em investimentos destinados ao desenvolvimento tecnológico no país.

Leia mais:  Defesa Civil de Várzea Grande emite alerta de forte tempestade e faz recomendações de segurança

Dez subprojetos foram contemplados em Mato Grosso, envolvendo universidades, institutos federais e órgãos estaduais nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Barra do Garças e Campo Novo do Parecis.

Com a implantação do Parque Tecnológico, Várzea Grande passa a integrar esse cenário de fortalecimento da inovação, posicionando-se como um novo centro de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento econômico no estado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Junho PETI mobiliza rede de proteção e reforça combate ao trabalho infantil em Várzea Grande

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, encerrou nesta sexta-feira (26) a programação do Junho PETI, campanha de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil. Durante cinco dias, uma série de ações educativas e preventivas mobilizou profissionais da rede socioassistencial, conselheiros tutelares, educadores, estudantes e a população em geral, reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes e da garantia de seus direitos.

A programação foi organizada pela Proteção Social Especial, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselhos Tutelares e demais instituições que integram a rede de proteção.

As atividades começaram na segunda-feira (22) com uma blitz educativa e distribuição de materiais informativos no Aeroporto Marechal Rondon e no Terminal André Maggi, levando orientações à população sobre a identificação, prevenção e denúncia de casos de trabalho infantil. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o tema e fortalecer a atuação preventiva.

Ao longo da semana, equipes técnicas também promoveram oficinas em unidades escolares de diferentes regiões do município. As atividades aconteceram na Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, na região central; na Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos, no Jardim Eldorado; e na Escola Estadual Professor Honório Rodrigues de Amorim, no bairro Cristo Rei. Os encontros abordaram a promoção dos direitos humanos, a proteção da infância e da adolescência e os prejuízos causados pelo trabalho infantil, estimulando o diálogo com crianças e adolescentes sobre seus direitos.

Leia mais:  Nova sede do CER II é inaugurada em Várzea Grande

O encerramento da programação ocorreu nesta sexta-feira (26), com uma palestra destinada ao público atendido pelo CREAS, ministrada pela coordenação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CETRAP-MT), ampliando as discussões sobre a prevenção e o enfrentamento às diversas formas de violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o Junho PETI vai além de uma campanha de conscientização, sendo um importante instrumento de mobilização social.

“Encerramos mais uma edição do Junho PETI com a certeza de que investir na conscientização é uma das formas mais eficazes de prevenir o trabalho infantil. Cada ação realizada ao longo desta semana teve o propósito de fortalecer a rede de proteção e sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva de garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer e ao desenvolvimento saudável. A Prefeitura de Várzea Grande continuará trabalhando para assegurar que esses direitos sejam respeitados e protegidos.”

Para a coordenadora da Proteção Social Especial, Jocileize Alcântara Rondon e Silva, a participação integrada das equipes foi fundamental para ampliar o alcance das ações.

Leia mais:  Assistência técnica impulsiona produção de abacaxi e fortalece agricultura familiar em Várzea Grande

“As atividades do Junho PETI demonstraram a força da atuação em rede. Conseguimos levar informação a diferentes públicos, aproximar os serviços da população e reforçar que o combate ao trabalho infantil depende do envolvimento de toda a sociedade. Quando orientamos famílias, estudantes e comunidade sobre os riscos e as consequências dessa violação de direitos, fortalecemos a prevenção e ampliamos a capacidade de identificação e encaminhamento dos casos.”

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) integra a Política Nacional de Assistência Social e desenvolve ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento dessa violação de direitos, articulando serviços socioassistenciais e políticas públicas para proteger crianças e adolescentes. Em Várzea Grande, o trabalho é realizado de forma permanente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da rede de proteção, com ações educativas, acompanhamento familiar e articulação entre diferentes órgãos para garantir que meninos e meninas tenham seus direitos plenamente assegurados.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana