Esportes

Vasco impõe 3 a 1 no Morumbis, deixa o Z4 e pressiona o São Paulo no Brasileirão

Publicado

Em uma noite inspirada do Vasco no Morumbis, o São Paulo foi derrotado por 3 a 1 nesta quinta-feira (13.06), em duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A terceira derrota consecutiva do São Paulo na competição gerou vaias da torcida são-paulina e acendeu o alerta no clube, que agora vê a zona de rebaixamento a apenas um ponto de distância. Rayan, Nuno Moreira e Vegetti foram os carrascos vascaínos, enquanto Ryan Francisco descontou para o Tricolor.

Com o revés, o time comandado por Luis Zubeldía estaciona nos 12 pontos e cai para a 14ª posição na tabela. Do outro lado, o Vasco, que não vencia há dois jogos, celebra o triunfo, chega aos 13 pontos, ultrapassa o próprio São Paulo e assume a 13ª colocação, respirando mais aliviado.

O Campeonato Brasileiro agora entra em uma pausa forçada devido à Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que será disputada nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho. O São Paulo só volta a campo no próximo mês para enfrentar o Flamengo, no Maracanã. Já o Vasco terá um clássico pela frente contra o Botafogo, no Nilton Santos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu os detalhes de datas e horários para os jogos da 13ª rodada.

O Jogo

A partida começou com o São Paulo buscando o ataque. Logo aos três minutos, Léo Jardim, goleiro vascaíno, precisou fazer duas boas defesas em chutes de Luciano e Lucas Ferreira. No entanto, após um início promissor, o jogo esfriou por um período, com poucas chances para ambos os lados.

Leia mais:  Cruzeiro garante vaga na final do Mineirão com gol nos acréscimos

Aos 25 minutos, o Vasco abriu o placar em sua primeira oportunidade clara. Paulo Henrique, com um toque de calcanhar no meio-campo, acionou Rayan, que avançou, deixou Enzo Díaz para trás e finalizou no canto, sem chances para Rafael. A equipe carioca ampliou a vantagem aos 38. Em jogada pela direita, Rayan tentou acionar Vegetti, a bola voltou para ele, que finalizou para defesa de Rafael. No rebote, Nuno Moreira pegou a sobra e mandou para o fundo das redes, levando o 2 a 0 para o intervalo e a insatisfação da torcida são-paulina. Por pouco, o Vasco não fez o terceiro, com Rafael salvando mais uma tentativa de Rayan.

No retorno para o segundo tempo, o técnico Luis Zubeldía promoveu três mudanças, incluindo a estreia de Dinenno, na tentativa de mudar o panorama do jogo. Bobadilla e Wendell também entraram em campo. Apesar de algumas boas chegadas, como um cruzamento perigoso de Lucas Ferreira e um bom giro de Bobadilla, o São Paulo teve dificuldades em levar perigo real ao gol de Léo Jardim.

O Vasco, por sua vez, manteve a pressão e ampliou o marcador aos 23 minutos. Em uma saída de bola errada de Rafael, a bola sobrou para Tchê Tchê, que ajeitou para Paulo Henrique. Este fez uma boa jogada individual, cruzou na área, e Vegetti, livre, desviou para fazer o terceiro gol vascaíno. Nos acréscimos, aos 47, o São Paulo conseguiu o gol de honra com Ryan Francisco, que chutou firme da entrada da área e fechou o placar em 3 a 1.

Leia mais:  Grêmio vence São Paulo por 2 a 0, afasta crise e “cola” no G-10 do Brasileirão

O resultado representa um duro golpe para o São Paulo, que terá o período de paralisação para tentar ajustar a equipe e buscar uma recuperação no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1X3 VASCO

Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
Data: 12/06/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Público: 20.332 torcedores
Renda: R$ 966.013,00
Cartões amarelos: Luciano, Arboleda e André Silva (São Paulo); João Victor e Hugo Moura (Vasco)
Gols: Ryan, aos 47 minutos do 2°T (São Paulo); Rayan, aos 25 minutos do 1°T, Nuno Moreira, aos 38 minutos do 1°T e Vegetti, aos 23 minutos do 2°T (Vasco)

SÃO PAULO: Rafael; Cédric (Sabino), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz (Wendell); Pablo Maia (Bobadilla), Alisson, Lucas Ferreira, Luciano e Lucca (Dinenno); André Silva (Ryan). Técnico: Luis Zubeldía.

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Tchê Tchê (Mateus Carvalho), Hugo Moura e Philippe Coutinho (Adson); Rayan, Vegetti (Alex Teixeira) e Nuno Moreira. Técnico: Fernando Diniz.

Fonte: Esportes

publicidade

Esportes

Cuiabá segura o Vila Nova em casa cheia e Tigrão perde a liderança da Série B

Publicado

O Cuiabá foi a Goiânia e voltou com um ponto que vale ouro — e que custou caro ao adversário. Na noite desta quarta-feira (7), o Dourado empatou em 0 a 0 com o Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Diante de casa cheia, com cerca de 10 mil torcedores, o Tigrão pressionou, criou chances nos dois tempos, mas esbarrou na defesa cuiabana e deixou a liderança escapar.

O ponto perdido derrubou o Vila Nova do topo da tabela. Com 58 pontos, a equipe goiana caiu para a vice-liderança, ultrapassada pelo Juventude, que chegou aos 59. A distância para o terceiro colocado, agora, é de dois pontos — e pode encolher para um, a depender do resultado do Novorizontino na rodada.

Para o Cuiabá, o empate fora de casa contra o líder tem sabor de resultado conquistado. O Dourado chegou aos 47 pontos e ocupa a 10ª colocação, cinco atrás do Atlético-GO, sexto colocado e primeiro time dentro da zona de classificação para a Série A. Vale lembrar que os mato-grossenses já haviam vencido o Vila Nova no primeiro turno, por 1 a 0, na Arena Pantanal, com gol de Calebe.

Leia mais:  Brasil avança na Copa Davis: Fonseca brilha e duplas garantem triunfo sobre a Grécia

O jogo

A partida foi marcada pelo equilíbrio. O Vila Nova, que vinha de vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, fora de casa, assumiu o comando das ações e criou as melhores oportunidades nos dois tempos, mas parou na boa atuação da retaguarda cuiabana. O Cuiabá, por sua vez, também teve seus momentos — as duas equipes criaram chances, e nenhuma conseguiu balançar as redes.

O técnico Eduardo Barros escalou o Dourado com João Carlos na meta; João Basso, Calebe e Vitor Mendes na defesa; Igor Inocêncio, Raul, David, Lorenzo e Kauan Cristtyan no meio; e Fábio Gomes e Jean Dias no ataque. Do outro lado, Guto Ferreira mandou a campo Helton Leite; Hayner, Tiago Pagnussat, Douglas Mendes e Higor; João Vieira, Dudu e Marquinhos Gabriel; Éverton Galdino, André Luis e Janderson.

Próximos compromissos

As duas equipes voltam a campo no domingo (11). O Vila Nova visita o Náutico, às 17h30 (de Brasília), no Estádio dos Aflitos, em Recife, em jogo direto pela briga no topo da tabela. Já o Cuiabá recebe o Avaí às 18h30, na Arena Pantanal, buscando se aproximar do G4 na reta final da competição.

Fonte: Esportes

Leia mais:  Flamengo vence Atlético-MG e assume liderança isolada do Brasileirão

Continue lendo

Mais Lidas da Semana