Cuiabá

Vereadora Paula Calil homenageia o Siriri e o Cururu

Publicado

Nathany Gomes – Assessoria vereadora Paula Calil 

Em uma noite marcada pela emoção e pela valorização da cultura popular, a presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), promoveu, na noite dessa quarta-feira (12), solenidade em homenagem ao Siriri e ao Cururu – expressões artísticas que traduzem a alma do povo cuiabano e mato-grossense e que atravessam gerações mantendo viva a identidade regional.
Durante o evento, Paula destacou a relevância dessas manifestações culturais, lembrando que elas nasceram às margens dos rios, nos quintais das casas e nas festas religiosas, preservadas com dedicação por mestres, grupos e famílias que se esforçam para manter a tradição viva.
“Como presidente da Câmara Municipal, sinto-me profundamente honrada em reconhecer a importância do Siriri e do Cururu, manifestações que sempre admirei e acompanhei com carinho, mesmo antes de ingressar na vida pública. O Siriri e o Cururu continuarão ecoando pelos bairros, escolas, palcos e pelo mundo, levando adiante a força, a beleza e a alegria da nossa cultura. Tenho muito orgulho em contemplar de perto essas importantes ações, pois o social faz parte do meu cotidiano há mais de uma década, antes mesmo da política”, afirmou a vereadora.
Entre os homenageados, estiveram mestres e representantes de grupos tradicionais, que expressaram gratidão pelo reconhecimento ao trabalho de preservação cultural.
A secretária-adjunta de Cultura de Cuiabá, Vilmara da Silva Vidica, representante do Grupo São Gonçalo Beira Rio, destacou a alegria coletiva pela homenagem.
“Estou muito feliz em receber esse carinho em nome de todos do meu grupo. Que possamos manter viva a cultura em que acreditamos, ao lado daqueles que somam conosco. Muito obrigada e que Deus abençoe a todos”, declarou.
O presidente do Instituto Nandaia e diretor do Grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto da Silva Albino, lembrou os avanços obtidos ao levar o Siriri e o Cururu para o exterior, conquistando premiações e reconhecimento internacional.
“Tenho muito orgulho de ser ribeirinho e de fazer parte dessa história que representa o melhor da nossa gente. Essa homenagem é digna de todos nós, que mantemos acesa a chama da tradição”, afirmou.
Também participou da cerimônia Diego Henrique da Silva, 1º secretário do Instituto Nandaia e coordenador geral do Grupo Coração Tradição Franciscano, que ressaltou a importância do apoio da Câmara Municipal.
“O trabalho não é fácil, e para isso contamos com parceiros. A vereadora Paula Calil tem sido uma grande incentivadora, permitindo que a dança e o significado do Siriri e do Cururu continuem vivos, motivo de orgulho para todos nós”, disse.
A homenagem contemplou ainda os grupos que integram o Instituto Nandaia, formado por dez coletivos: Flor Ribeirinha, Coração Tradição Franciscana, Flor de Atalaia, Flor Serrana, Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio, Raízes Cuiabanas, Siriri Elétrico, Flor do Campo e Tradição Cuiabana do Coxipó.
Tradição e identidade
O Siriri e o Cururu são danças folclóricas tradicionais de Mato Grosso, com influências indígenas, africanas e europeias. O Siriri, mais alegre e feminino, é acompanhado por músicas animadas e coreografias vibrantes, enquanto o Cururu tem caráter mais religioso e masculino, marcado por versos improvisados.
Essas expressões se fundiram ao longo dos séculos, tornando-se símbolos da cultura cuiabana e pantaneira, reconhecidas nacionalmente por sua riqueza simbólica e por representarem o modo de vida, a fé e a alegria do povo mato-grossense.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Vulume de chuva em fevereiro supera anos anteriores em Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretaria de Educação realiza capacitação para formação da 1ª Turma de Brigadistas da Rede Municipal

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a capacitação da 1ª Turma do Curso de Formação de Brigadistas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. A programação, realizada em período integral, segue até quarta-feira (9), com o primeiro dia no Auditório Maestro China, na sede da SME, para a parte teórica sobre primeiros socorros, e o segundo dia no antigo Colégio Nilo Póvoas, com o conteúdo prático. A capacitação teve início nesta terça-feira (8).

Nesta primeira etapa, 12 unidades educacionais da capital foram contempladas, entre Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Cada unidade indicou cinco servidores efetivos para compor as equipes de resposta rápida em emergências, totalizando 60 participantes.

A ação faz parte da política contínua de fortalecimento da segurança, prevenção contra acidentes e gestão de riscos no ambiente escolar. Além disso, o treinamento atende aos requisitos técnicos e legais exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas unidades de ensino do município.

Leia mais:  Vulume de chuva em fevereiro supera anos anteriores em Cuiabá

“Com carga horária total de 16 horas, o curso foi planejado de forma a garantir que os profissionais adquiram conhecimentos teóricos e aptidão prática para agir com segurança em eventuais momentos de crise”, explicou o secretário Municipal de Esportes, responsável pelo setor de infraestrutura da Educação, Mateus Silva Alves.

Segundo o cabo BM Assunção, no Módulo Teórico, o conteúdo abrange os fundamentos da segurança contra incêndio e pânico, noções avançadas de primeiros socorros, rotas de evacuação, abandono de área e legislação vigente.

“Já o Módulo Prático é voltado ao manuseio correto de extintores de incêndio, simulações reais de evacuação de emergência, táticas operacionais de combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar. Para isso, faremos uma simulação da ocorrência”, pontuou.

Para a realização do Módulo Prático, os participantes seguem orientações específicas de segurança do trabalho, como o uso obrigatório de vestuário apropriado para treinamentos táticos e de campo, incluindo calça comprida resistente, calçado fechado com solado aderente e vestimenta confortável.

“A expectativa é expandir a formação para as demais unidades da rede municipal ao longo dos próximos meses, garantindo que toda a comunidade escolar, alunos, professores e demais profissionais usufrua de espaços seguros, preparados e devidamente certificados pelos órgãos de segurança pública”, pontuou o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira.

Leia mais:  Espaço de atendimento na URPICS conta com novos profissionais de terapia holística

A realização do curso conta com a articulação da Diretoria de Infraestrutura e do Centro de Formação (CFEC/SME).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana