Várzea Grande
VG em Ação leva serviços de limpeza e zeladoria a bairros de Várzea Grande
Publicado
4 de setembro de 2026, 11:02
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SSPMU), realiza nesta sexta-feira (4.09) mais uma etapa do programa VG em Ação, com equipes mobilizadas em diferentes regiões do município para executar serviços de zeladoria, manutenção e mobilidade urbana.
As ações incluem capina, roçagem, poda de árvores, retirada de entulhos, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para manter os bairros mais limpos, organizados e bem conservados.
O cronograma também contempla serviços voltados à mobilidade urbana e à segurança viária, como reforço da sinalização, implantação de quebra-molas e melhorias na iluminação pública. As intervenções beneficiam motoristas, ciclistas e pedestres e contribuem para tornar as vias mais seguras.
As equipes seguem o cronograma definido pela SSPMU, com atuação direcionada conforme as necessidades identificadas em cada região. O trabalho integra as ações permanentes da Prefeitura para melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade dos espaços públicos de Várzea Grande.
Locais atendidos nesta sexta-feira (4.09):
- Avenida Mário Andreazza
- Avenida Tiradentes
- Bairro Alameda
- Bairro Costa Verde
- Bairro Jardim Eldorado
- Bairro Jardim Ipanema
- Bairro Cristo Rei
- Bairro José Carlos Guimarães
- Bairro Parque do Lago
- Bairro da Manga
- Orla da Alameda
- Parque Tanque do Fancho
Galeria de Fotos (31 fotos)
Várzea Grande
Alunos transformam telhas descartadas em obras de arte sobre o folclore brasileiro
Publicado
4 de setembro de 2026, 10:30
Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ary Leite de Campos participaram de uma atividade que uniu pesquisa, conhecimento, sustentabilidade e criatividade. Durante a oficina de artes, os estudantes transformaram telhas que seriam descartadas em peças artísticas inspiradas no Folclore Brasileiro.
O material foi recolhido e levado para a escola pela professora Eliza Mara dos Santos, responsável pela oficina de artes com os estudantes que participam do programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).
A proposta teve como objetivo utilizar as telhas nas aulas de artesanato, conscientizando os alunos sobre a importância da reutilização de materiais e da preservação do meio ambiente. Após o processo de preparação, as peças ganharam uma nova finalidade e se transformaram em suportes para a produção artística.
Segundo a professora, os próprios alunos participaram da limpeza e preparação das telhas, aprendendo, na prática, que materiais considerados sem utilidade podem ser reaproveitados e transformados.
“Após a preparação, cada aluno utilizou a telha como suporte para expressar sua criatividade por meio da pintura e do artesanato, tendo como tema principal o Folclore Brasileiro. Os estudantes produziram suas próprias artes, representando elementos e personagens da cultura popular”, explicou.
A educadora destacou ainda que a atividade buscou aproximar os estudantes de conhecimentos relacionados à cultura, ao trabalho artesanal e às possibilidades de reutilização de materiais presentes no cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo e participativo. “E o resultado foi uma mostra de bons trabalhos”, comentou.
Para a diretora da unidade escolar, Leocy Lima, a iniciativa proporciona experiências práticas que ampliam o aprendizado para além da sala de aula.
“Todo o processo foi desenvolvido de forma educativa e prática, desde o conhecimento da matéria-prima, passando pela reutilização e preparação do material, até a produção artística final. A atividade proporcionou aos alunos conhecimentos sobre sustentabilidade, reciclagem, preservação ambiental, arte, criatividade e valorização da cultura brasileira, demonstrando que um material que seria descartado pode ser transformado em uma bela obra de arte”, afirmou.
Galeria de Fotos (31 fotos)
Thaila Ayala viaja com a mãe para a Itália e celebra momentos especiais em Veneza
Festeja Sinop: Marcha para Jesus e show de Maria Marçal marcam programação do Festeja Sinop na próxima segunda-feira (7)
Carreiro de boi terá dia nacional em 6 de setembro
PF prende homem por tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Guarulhos/SP
Obras de meio-fio começam e avançam na infraestrutura das avenidas do Distrito Marechal Rondon
Mais Lidas da Semana
-
Agro News28 de agosto de 2026, 12:01AVISO DE PAUTA
-
Agro News28 de agosto de 2026, 13:31Ministro André de Paula participa de reunião com produtores de cana-de-açúcar e visita unidades de pesquisa na Paraíba na segunda-feira (31)
-
Sinop28 de agosto de 2026, 14:30Festeja Sinop: inscrições para a 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais seguem até domingo (30)
-
Cuiabá29 de agosto de 2026, 11:30Desfile de 7 de Setembro terá programação noturna e estrutura para receber famílias em Cuiabá

