Política MT

Vila Operária completa 70 anos e recebe moções da ALMT por contribuições ao desenvolvimento de Rondonópolis

Publicado

A Vila Operária, um dos bairros mais antigos e populosos de Rondonópolis, completou 70 anos de história, lutas e conquistas. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta quinta-feira (29), uma sessão especial no salão da Cáritas Diocesana, requerida pelo deputado Thiago Silva (MDB), para a entrega de 106 moções de congratulações e aplausos a personalidades que ajudaram a transformar o bairro em um dos pilares da cidade.

Entre os homenageados estavam líderes comunitários, voluntários, moradores históricos e representantes de instituições que contribuíram significativamente para o desenvolvimento social e econômico da Vila Operária. O evento reuniu gerações em um momento de reconhecimento e memória.

“Eu cresci aqui na Vila Operária. Hoje, como deputado, tenho a honra de homenagear os pioneiros e líderes que ajudaram a construir essa cidade pujante que é Rondonópolis”, declarou o deputado Thiago Silva durante a cerimônia.

O parlamentar destacou a importância de momentos como aquele para aproximar a população do poder público. “A Assembleia Legislativa é a Casa do Povo, e é fundamental que possamos reconhecer publicamente os esforços e as lutas daqueles que construíram a história da nossa cidade. Homenagear esses pioneiros é uma forma de lembrar de quem ajudou a transformar Rondonópolis no que ela é hoje. A Vila Operária sempre esteve nesse processo”.

O deputado citou o exemplo do padre Lothar, que esteve à frente de diversos projetos comunitários e sociais, como a Cáritas, um dos pilares do bairro.

Leia mais:  Corrida inédita em MT celebra garis e conta com apoio do deputado Fabinho Tardin

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

“Padre Lothar foi um grande líder. Ele acreditava que, por meio do trabalho social, poderíamos transformar vidas e garantir um futuro mais digno para aqueles que mais precisam. Ele deu sua vida à comunidade e continua a ser uma referência para todos nós”, completou Thiago Silva.

Cáritas Diocesana – Sediada na própria Vila Operária, foi fundada nos anos 1970, com atuação voltada ao desenvolvimento humano. Segundo o presidente da entidade, Manoel Messias de Macedo, atualmente a Cáritas atende 470 crianças em creches espalhadas por três bairros, além de manter o Recanto dos Idosos, que abriga 52 moradores com autonomia, e oferecer cursos profissionalizantes em diversas áreas, como alimentação, beleza e manutenção.

“Nosso foco é desenvolver a promoção humana. A Cáritas acredita que ajudar as pessoas é dar meios para que elas encontrem seu próprio caminho. E essa homenagem fortalece nossa missão e visibilidade”, destacou Manoel.

A cozinheira Aparecida de Carvalho Colares, que atuou por 20 anos na entidade, foi uma das homenageadas. Com 48 anos de vivência na Vila, ela relembrou com carinho os tempos difíceis, mas marcantes: “A gente fazia comida com amor. Muitas crianças carentes cresceram com a gente. Isso deixa um legado para os nossos filhos e netos”.

História – Fundada oficialmente em 1954, a Vila Operária foi o primeiro bairro regulamentado de Rondonópolis. Com cerca de 100 mil moradores atualmente, representa não apenas um marco geográfico, mas também um símbolo da luta popular e da organização comunitária.

Leia mais:  Em audiência conduzida por Lúdio, pesquisadores mostram danos dos agrotóxicos à saúde

“É um reconhecimento importante, porque daqui surgiram grandes lideranças que transformaram a cidade”, afirmou Mauro César Campos, presidente do Conselho Distrital de Desenvolvimento da Vila Operária (Condivo). Liderado inicialmente pelo nosso saudoso padre Lothar, o Condivo nasceu da força comunitária”, disse Mauro.

A presidente do bairro, Jacilene Costa, reforçou a importância da união entre o poder público e os movimentos sociais. “Essas homenagens valorizam o trabalho de base, das associações e das comunidades. Mostram que estamos no caminho certo”.

Padre Lothar – A trajetória da Vila Operária está diretamente ligada à atuação incansável do padre Lothar, missionário que dedicou mais de cinco décadas à promoção social e à construção de uma rede de solidariedade no município. Visionário e líder carismático, foi responsável pela criação da Cáritas em Rondonópolis, além de coordenar projetos habitacionais que entregaram milhares de casas a famílias de baixa renda.

Conhecido como o “pai dos pobres”, padre Lothar foi lembrado em quase todos os discursos durante a sessão solene. Sua influência atravessou gerações, deixando marcas profundas na educação, assistência social e infraestrutura do bairro.

“Ele foi um verdadeiro pai para muitos. A creche, a comida, o carinho. Tudo começava com ele. E continua com todos que seguem seu exemplo”, lembrou a cozinheira Aparecida de Carvalho Colares.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

ALMT e TRE lançam campanha para combater desinformação nas eleições de 2026

Publicado

Em um período marcado pela rápida circulação de conteúdos nas redes sociais e aplicativos de mensagens, identificar informações falsas, manipuladas ou retiradas de contexto se tornou um dos desafios enfrentados pelos eleitores. Para ajudá-los a reconhecer esse tipo de conteúdo e verificar as informações antes de compartilhá-las, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) desenvolveram uma campanha de educação midiática e combate à desinformação para as eleições gerais de 2026.

A iniciativa integra Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições. O documento prevê ações educativas, informativas e de utilidade pública para o enfrentamento da desinformação, a orientação do eleitorado e a divulgação de informações sobre o processo eleitoral.

A campanha, lançada nesta semana, corresponde à segunda etapa do projeto Comunicação Cidadã – Eleições Gerais 2026 e reúne VT de 60 segundos, spots de rádio, anúncios para jornal e revista, banners, carrosséis e vídeos para redes sociais. Na primeira etapa, realizada em abril, o objetivo foi alertar os eleitores sobre o fim do prazo para emissão, transferência ou regularização do título de eleitor.

Construção da mensagem – Noemia Almeida, gerente de Marketing da ALMT, explica que a ação foi construída a partir de situações comuns no ambiente digital, como uma fala verdadeira retirada de contexto, uma imagem antiga apresentada como atual, um título exagerado ou um conteúdo manipulado por inteligência artificial.

Leia mais:  ALMT realiza audiências sobre mobilidade, Politec e combustíveis, além de reuniões e sessões

“A partir dessas situações, foi desenvolvido o conceito ‘A verdade recortada’, que busca mostrar como uma informação pode perder o sentido original quando apresentada de forma parcial”, conta.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Segundo a gerente, um dos principais desafios foi transformar um tema complexo em uma comunicação simples e próxima da realidade das pessoas.

“A estratégia busca orientar sem responsabilizar ou acusar o cidadão, estimulando o pensamento crítico e a checagem das informações antes do compartilhamento”, acrescenta.

Do celular à urna – Entre os temas abordados nas peças estão pesquisas eleitorais, informações falsas sobre a urna e o local de votação, além de conteúdos antigos ou manipulados apresentados como atuais.

A inteligência artificial também ocupa espaço importante. Um dos materiais trata das deepfakes e de outras formas de manipulação digital capazes de reproduzir rostos e vozes com grande semelhança. Nesses casos, a orientação é desconfiar de conteúdos que provoquem reação imediata e verificar sua origem antes de compartilhar.

Para Daniel Dino, assessor de Comunicação Social do TRE-MT, “mais importante do que transformar o cidadão em especialista em tecnologia é estimular o hábito da checagem”. Segundo ele, a campanha orienta o público a observar quem produziu o conteúdo, verificar se há uma fonte identificada, procurar a mesma informação em veículos confiáveis e recorrer aos canais oficiais quando o assunto envolver a Justiça Eleitoral.

Leia mais:  Corrida inédita em MT celebra garis e conta com apoio do deputado Fabinho Tardin

Dino explica que a campanha também leva em conta a forma como a desinformação circula nas redes sociais e nos grupos de mensagens, onde conteúdos podem alcançar muitas pessoas rapidamente. Segundo ele, uma das abordagens adotadas é o chamado prebunking, que busca mostrar antecipadamente ao público algumas das técnicas usadas para produzir e disseminar desinformação.

Atuação conjunta – A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, afirma que o combate à desinformação está diretamente relacionado à liberdade de escolha do eleitor. Para ela, o voto livre pressupõe que cada pessoa possa formar sua convicção com base em informações corretas e confiáveis.

“O combate à desinformação não é apenas uma questão de comunicação, mas também de proteção da própria democracia”, diz.

Na avaliação da presidente, a parceria amplia a capacidade de diálogo com a população ao unir a informação técnica da Justiça Eleitoral à estrutura de comunicação da Assembleia, que conta com televisão, rádio, redes sociais e outros canais de alcance estadual.

O secretário de Comunicação Social da ALMT, coronel Henrique Santos, destaca a importância da parceria institucional entre a Assembleia Legislativa e o TRE-MT no período eleitoral.

“Essa parceria que foi feita entre a Assembleia e o TRE é uma forma que o Parlamento encontra de fazer parte desse processo democrático de direito, que é a eleição”, frisa.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana