Política Nacional

Vorcaro e Zettel depõe à CPI do Crime Organizado na quarta

Publicado

O banqueiro Daniel Vorcaro (ex-controlador do Banco Master) e seu cunhado, o empresário Fabiano Campos Zettel, devem depor à CPI do Crime Organizado nesta quarta-feira (4), a partir das 9h.

O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), aponta possível organização criminosa voltada à gestão fraudulenta de instituição financeira, segundo o requerimento da convocação (REQ 163/2026 – CPICrime).

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirma que os fraudadores costumam usar a família e diversas empresas em crimes financeiros complexos. A presença de Zettel poderá esclarecer os fatos investigados no esquema do banco Master, diz Girão no requerimento da convocação (REQ 167/2026 – CPICrime).

O Master e outros gestores financeiros envolvidos superdimensionaram ativos para manter uma aparência de solidez que o banco não possuía, segundo o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Carlos Uzeda Accioly. A declaração ocorreu na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na terça-feira (24).

A CPI do Crime Organizado também poderá votar requerimentos. A previsão é que a lista seja publicada a partir desta segunda-feira (2).

Leia mais:  Comissão da Mulher promove debate sobre trabalho doméstico no Brasil

Como participar

O evento será interativo: qualquer pessoa pode enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As mensagens podem ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como atividade complementar em curso universitário, por exemplo. Pelo Portal e‑Cidadania também é possível opinar sobre projetos e até sugerir novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

publicidade

Política Nacional

João Azevedo e Veneziano são eleitos senadores pela Paraíba

Publicado

selo_eleicoes_claro.jpgA Paraíba elegeu para o Senado João Azevedo (PSB) e reelegeu Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para a Casa Com 99,08% dos votos apurados, João Azevedo tinha 1.379.663 votos e Veneziano, 963.515 votos.

Os mandatos de ambos — com duração de oito anos — começam em 1º de fevereiro de 2027 e terminam em 31 de janeiro de 2035.

João Azevedo

Aos 73 anos, João Azevedo é natural de João Pessoa. Ele é engenheiro civil e professor aposentado. Na gestão pública, passou por várias secretarias municipal e estadual, relacionadas a infraestrutura, recursos hídricos, meio ambiente, ciência e tecnologia. Foi eleito governador da Paraíba em 2018 e em 2022, quando desenvolveu projetos voltados à ampliação de obras rodoviárias, adutoras e infraestrutura hídrica; expansão de escolas, hospitais e equipamentos públicos; políticas de desenvolvimento regional e atração de investimentos. 

Seu primeiro suplente é Chico Mendes; o segundo suplente é Roberto Franca (ambos são do PSB). 

Veneziano Vital do Rêgo

Natural de Campina Grande, Veneziano tem 56 anos. Formado em direito, ele foi vereador e prefeito de Campina Grande, além de deputado federal pela Paraíba. Foi eleito senador pela primeira vez em 2018. No Senado, ocupa atualmente a função de vice-presidente da Casa. Nas comissões e no Plenário do Senado defendeu pautas relacionada ao desenvolvimento regional; à infraestrutura e à mobilidade; ao fortalecimento dos municípios; à educação; à saúde e à proteção ao trabalhador.

Leia mais:  Projeto aumenta orçamento das empresas estatais

Veneziano tem como primeiro suplente Janine Lucena (PSD) e, como segundo suplente, Paulo Rebello (MDB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

Mais Lidas da Semana