Mato Grosso

SES realiza atendimentos especializados e capacitações em Comodoro nesta semana

Publicado

O projeto “Ir Para Incluir” da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ofertará serviços de saúde especializados aos moradores de Comodoro, a 638 km de Cuiabá, nesta semana. Os atendimentos ocorrerão no Centro de Reabilitação do município e na Secretaria Municipal de Saúde, de terça-feira a quinta-feira (07 a 09.05), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destaca que o projeto fortalece os atendimentos itinerantes da saúde e proporciona diversos benefícios aos munícipes da região de Comodoro.

“O projeto ‘Ir para Incluir’ garante o bem-estar da população de cada região por onde passa. Essa é mais uma forma que a SES encontrou de se fazer presente e poder atender os moradores de diversas localidades, que muitas vezes não conseguem receber atendimentos”, explicou.

Entre os serviços a serem ofertados à população está a Oficina Ortopédica do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), que realiza a avaliação para futura concessão de cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção.

Leia mais:  Vigia Mais MT auxilia na recuperação de caminhonete roubada em menos de 24 horas

Já o MT Hemocentro estará presente com a unidade móvel de coleta de sangue e cadastro de voluntários para a doação de medula óssea.

A ação também contará com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), que realiza atendimentos odontológicos às pessoas com deficiência previamente agendadas.

No local, ainda será ofertada a capacitação em Hanseníase pelo Centro de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) e capacitação de servidores municipais sobre Saúde Mental, realizada pelo Centro de Atendimento Psicossocial Adauto Botelho.

Conforme o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, a expectativa é de que sejam realizados cerca de 250 atendimentos durante os dias de ação no município.

“Somente em 2023, percorremos sete municípios e atendemos cerca de 2,5 mil pessoas. Nossa proposta é ampliar esse número para incluir todos que precisam de atendimento especializado”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Publicado

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia mais:  Porto dos Gaúchos recebe mais R$ 75 milhões em investimentos: "momento ímpar", afirma prefeito

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  EJE-MT celebra 20 anos com entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana