Mato Grosso

Mato-grossenses vencem a seleção da França e avançam para a final do Mundial de futsal universitário

Publicado

Os apaixonados por fustal em Mato Grosso têm um motivo a mais para comemorar: a equipe mato-grossense que está em Shangai na China, assegurou com o placar de 4 a 3 sua vaga na grande final do Mundial Universitário de Futsal, após vitória contra a França, em uma disputa acirrada neste sábado (15.06).

Os mato-grossenses representam a Seleção Brasileira na competição.

A viabilidade da participação da equipe no Mundial aconteceu com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que custeou parte da viagem por meio de convênio com a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU).

Além disso, alguns jogadores e o técnico Marcus Penna são contemplados com o Projeto Olimpus MT, programa de bolsas do Governo do Estado que atende atletas e treinadores.

“A equipe de futsal universitário de Mato Grosso está fazendo história ao garantir essa vaga final na China. Parabéns aos atletas e ao técnico Marcus Penna, isso só está sendo possível graças ao apoio do Governo do Estado”, afirmou o presidente da FMEU, Elvis dos Santos Magalhães.

Leia mais:  Vigia Mais MT recupera SW4 furtada em Cuiabá e causa prejuízo de R$ 450 mil ao crime

O jogo decisivo contra a Croácia, que venceu a Ucrânia mais cedo, está marcado para acontecer neste domingo (16.06), às 16h (horário chinês), 3h horário de Mato Grosso.

Hegemonia do Brasil
Organizado pela Federação Internacional de Esporte Universitário, o Mundial Universitário de Futsal possui a chancela da FIFA e ocorre a cada dois anos, reunindo equipes de todo o mundo. Hexacampeã da competição, a seleção brasileira venceu a última edição que foi realizada em 2022, em Portugal.
A vaga na competição internacional foi garantida pela Faculdade Faipe, de Cuiabá, após participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Publicado

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia mais:  Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco aposta no protagonismo da agricultura familiar que abre novas oportunidades em Mato Grosso

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Polícia Civil prende dois homens por descumprimento reiterado de medidas protetivas em Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana