Cuiabá

Bombeiros e CIOPAER recebem Moção de Bravura do vereador Eduardo Magalhães

Publicado

18/06/2024
Bombeiros e CIOPAER recebem Moção de Bravura do vereador Eduardo Magalhães
Na tarde de segunda-feira (17), na Câmara de Cuiabá, a cadela da raça golden retriever chamou a atenção, Maya estava com seu uniforme do Corpo de Bombeiros e recebeu a medalha da Moção de Bravura do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos).&nbsp
O motivo da homenagem, é que a “cachorrinha” fez parte da equipe que auxiliou durante 30 dias, o resgate de vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Pelo odor, Maya conseguiu avisar aos oficiais o local aonde estavam as vítimas.
A tutora de Maya, a Sargento Daiane da Rocha Ribeiro, explica que onze militares do Corpo de Bombeiros participaram da missão, sendo mergulhadores, especialistas em salvamento terrestre, especialistas em salvamento em áreas devastadas e desastres e também operações com cães.&nbsp
“Nós fomos com dois cães de buscas, dois cães certificados, a Maya e a Bela. Atuamos por cerca de 30 dias no todo, contando o tempo de deslocamento até lá, e pudemos aí encontrar alguns integrantes de uma família que se encontravam desaparecidos, soterrados. Atuamos também na parte de salvamento, na cidade de Pelotas, cidade que ainda estava inundada”, diz Ribeiro.
O Major do Corpo de Bombeiros, Anderson Rodrigo da Silva, revela que o acionamento dos militares de Mato Grosso foi feito via “Ligabom” e a equipe de resgate conseguiu salvar&nbsp 44 pessoas com vida.
“A equipe passa por treinamento constante e está preparada para situações adversas, apesar que o do Rio Grande do Sul teve proporções enormes. E por isso foi necessário uma outra equipe, que deve permanecer&nbsp por mais 30 dias no Rio Grande do Sul”.
O capitão e piloto de avião do Corpo de Bombeiros, Lucas Moraes Calegara pontua que foram selecionados para a missão os profissionais mais bem preparados, seguindo a orientação do Governador de Mato Grosso.
“Nos deslocamos com uma aeronave e com uma viatura de apoio solo. Nós tivemos a oportunidade de ajudar diretamente mais de 40 pessoas, e&nbsp levamos muito alimento para ser consumido instantaneamente, levamos muita cesta básica, e água. A&nbsp corporação esta preparada para atender a sociedade, independente da calamidade que estiver ocorrendo”.
O evento também contou com a apresentação de dança dos membros do Centro de Tradições Gaúchas Velha Querência, em forma de agradecimento aos oficiais pelo trabalho prestado.&nbsp O CTG também foi ponto de coleta de doações e enviaram 22 caminhões com donativos para a região Sul.&nbsp
O vereador Eduardo Magalhães durante seu discurso, ressaltou&nbsp a solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, prestado por Mato Grosso.
“O gesto mais nobre, é dedicar sua vida, em prol de outra visa. O auxílio dos nossos bravos bombeiros e equipe do CIOPAER foi primordial para ajudar nas operações de resgate e assistência às vítimas do temporal que ainda assola o estado gaúcho”, afirmou Magalhães.

Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cuiabá capacita profissionais da saúde para identificação e acolhimento de crianças vítimas de violência

Publicado

O encontro ocorreu no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), com apoio da POLITEC Mato Grosso e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), reforçando a integração entre saúde, perícia e formação acadêmica.

O treinamento teve como foco o Centro Médico Infantil (CMI), serviço que atua como referência no atendimento de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Deisi Bocalon, destacou a importância da formação contínua.

“Nossa missão vai além de tratar o ferimento físico. O Maio Laranja nos lembra que a saúde é um elo vital na garantia de direitos. Capacitar nossas equipes significa oferecer um porto seguro para quem está em extrema vulnerabilidade, garantindo proteção integral”, afirmou.

A unidade é considerada porta de entrada para casos suspeitos ou confirmados de violência, com papel essencial na identificação precoce de sinais de risco.

Entre dezembro de 2025 e abril de 2026, o CMI registrou 17 atendimentos relacionados à violência, sendo 11 casos de violência sexual.

Leia mais:  Prefeito apresenta ações na 57ª Expoagro para retomar protagonismo econômico de Cuiabá

Durante a capacitação, foi reforçado o protocolo adotado na unidade, que organiza a resposta da rede de forma integrada e imediata:

1. Identificação e acolhimento
Realizado pela equipe de Psicologia e Serviço Social, com escuta qualificada da criança e do responsável.

2. Atendimento médico
Avaliação clínica, solicitação de exames e, quando indicado, início de profilaxia pós-exposição (PEP).

3. Notificação obrigatória
Preenchimento da ficha do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

4. Acionamento da rede de proteção
Comunicação imediata ao Conselho Tutelar e demais órgãos da rede.

5. Encaminhamento e seguimento
Encaminhamento para acompanhamento na Atenção Primária ou serviços especializados, com continuidade do cuidado na rede.

O objetivo do fluxo é garantir resposta rápida, proteção imediata e evitar a revitimização.

A diretora do HPSMC, Janaina Pinheiro, reforçou a agilidade no atendimento.

“O CMI acolhe casos complexos em momentos de crise. Esses treinamentos são fundamentais para garantir identificação rápida e fluxo humanizado”, disse.

A gerente de Atendimento Terapêutico do HPSMC, Júlia Assis, também destacou o impacto da capacitação no cuidado multiprofissional.

Leia mais:  Limpurb retira 60 toneladas de lixo em bolsão no bairro Nova Esperança I

“Fortalece a escuta qualificada e reduz a revitimização, qualificando o cuidado às crianças e adolescentes”, afirmou.

A ação integra as estratégias da Prefeitura de Cuiabá para fortalecimento da rede de proteção da infância e adolescência, com atuação integrada entre saúde e órgãos de garantia de direitos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana