Os judocas Érika Zoaga e Arthur Silva, bolsistas do Olimpus MT, foram convocados, na tarde desta quinta-feira (11.07), para representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, que serão realizadas de 28 de agosto a 8 de setembro. Ambos são contemplados no programa de bolsas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) que incentiva e dá suporte financeiro a atletas olímpicos e paralímpicos.
Érika Zoaga, 36 anos, é da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV) e Arthur Silva, 33, do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT). Os atletas, que competirão na categoria J1 (cego total), conquistaram seus lugares na equipe da Seleção Brasileira de Judô após uma temporada de Grand Prix (GPs) pelo mundo, acumulando vitórias nas competições. Todos esses torneios contavam pontos para o ranking mundial, principal critério de distribuição de vagas da modalidade para os Jogos.
O secretário titular da Secel, David Moura, parabenizou os atletas pelo excelente trabalho e dedicação, desejando sucesso nas competições em Paris.
“Eu tenho um carinho especial por essa convocação do judô. A Érika passou um tempo treinando comigo e fico ainda mais empolgado, porque vivemos esse sonho junto com eles. O Olimpus MT tem sido fundamental no apoio ao desenvolvimento desses atletas, dando o suporte para que permaneçam na prática desportiva e ainda formando potenciais talentos. Estou feliz demais por esses dois gigantes!”, exclamou o secretário.
Vale lembrar que o judô paralímpico é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao Brasil na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Convocação oficial
O CPB anunciou, nesta quinta-feira (11.07), a convocação de 147 atletas de nove modalidades que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A convocação de toda a delegação brasileira tem sido realizada em três partes. A convocação desta quinta-feira foi a segunda. A primeira convocação aconteceu no último dia 25 de junho e os nomes restantes serão do tênis em cadeira de rodas a serem anunciados no próximo dia 18 de julho.
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois faccionados, de 22 e 26 anos, pelos crimes de lesão, sequestro e tortura, na madrugada deste sábado (6.6), na cidade de Aripuanã. Os suspeitos foram localizados enquanto mantinham um homem, de 30 anos, sob cárcere privado a mando de uma facção criminosa.
Conforme o boletim de ocorrência, as equipes policiais receberam denúncias sobre um homem que estava mantido sob tortura por membros de uma facção criminosa. Segundo as informações, o grupo estava reunido com a vítima em um bar da cidade.
Os militares seguiram ao endereço informado e entraram no local, onde flagraram a vítima amarrada por uma corda e com lesões características de atos de tortura. Os dois suspeitos também se encontravam no local e apresentaram resistência à abordagem da PM, sendo que um deles tentou agredir um dos militares. Os dois homens foram detidos e algemados.
Em depoimento aos policiais, a vítima afirmou que estava consumindo bebidas alcoólicas em outro bar, momento em que foi rendido pelos criminosos e levado até o cativeiro. O homem também relatou que a dupla mantinha contato por telefone com outros integrantes da facção e recebia ameaças de morte por parte dos criminosos.
Com os dois suspeitos, a PM também encontrou um alicate e um canivete, usado para tortura a vítima, e porções de maconha e cocaína e três celulares.
A vítima foi resgatada e encaminhada para uma unidade de saúde. Os dois faccionados receberam voz de prisão e foram levados para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais procedimentos.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.