Turismo

Berlim: 5 passeios que são a cara da cidade

Publicado

Berlim: 5 passeios que são a cara da cidade
Maurício Brum

Berlim: 5 passeios que são a cara da cidade

Que Berlim é uma das capitais europeias culturalmente mais vibrantes, não há qualquer dúvida. Mas a abundância de opções também pode acabar assustando quem vai à cidade pela primeira vez: afinal, com tanta história, uma ilha dedicada apenas a museus e um passado impressionante que incluiu até mesmo a divisão da capital pelo infame muro derrubado em 1989… por onde começar?

Além de escolher bem a data (evite os meses mais frios, que por lá ocorrem entre novembro e março e podem chegar às temperaturas negativas), vale concentrar seus passeios em áreas caminháveis, já que muitas das atrações famosas estão a distâncias relativamente curtas entre si.

Confira a seguir cinco pontos da cidade que não podem faltar em um roteiro para começar a mergulhar no que Berlim tem a oferecer.

1. O coração do Mitte

Embora “Mitte” se refira a todo o centro expandido da cidade, aqui vale uma atenção especial ao que você pode encontrar no centrão mesmo, onde se localizam os principais cartões-portais da cidade – os arredores do Portão de Brandemburgo , um “arco do triunfo” erguido no final do século 19.

reichstag-berlim
Com sua icônica cúpula de vidro concluída em 1999, Reichstag marca o encontro do passado com o presente da Alemanha reunificada Angelo Abear/Unsplash

Dali, é possível conhecer a pé outros pontos famosos de Berlim, como os prédios governamentais do Reichstag – a sede do Parlamento, que mescla a arquitetura original do século 19 com o moderno domo de vidro inaugurado em 1999, que se tornou o símbolo do governo da Alemanha reunificada – e do Bundeskanzleramt , a sede da chancelaria federal.

Seguindo pela avenida Ebertstraße, que margeia os principais pontos de interesse do centro, também é possível chegar em poucos minutos de caminhada ao Memorial aos Judeus Mortos na Europa (também conhecido como Memorial do Holocausto) e à Potsdamer Platz , onde fica o gigantesco complexo comercial e de escritórios The Center Potsdamer Platz , antes chamado Sony Center.

memorial-do-holocausto-berlim
Memorial do Holocausto é composto por 2.711 blocos de concreto Giulia Gasperini/Unsplash

Outro ponto que vale umas horinhas nessa parte da cidade é o Tiergarten , o famoso parque de mais de 200 hectares localizado em pleno Mitte.

Continua após a publicidade

2. Ilha dos Museus

Tecnicamente, a Ilha dos Museus também faz parte do Mitte, mas merece ser tratada como uma atração em si mesma. Ladeada pelo rio Spree, que corta a cidade, a Museumsinsel é – como o nome sugere também em alemão – uma das principais centrais culturais de Berlim, considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999.

Leia mais:  Interior de São Paulo: refúgios em São Roque para alugar no Airbnb

Ali estão prédios como o Humboldt Forum , inaugurado em 2020, dedicado a obras de arte de fora da Europa, a Berliner Dom , a maior catedral protestante da Alemanha (que também guarda os restos mortais da dinastia Hohenzollern, que governou o país até o fim da Primeira Guerra Mundial), e o Bode Museum , com foco em escultura, numismática e arte bizantina.

pergamonmuseum-berlim
Pergamon ficará fechado por mais de uma década, mas não é a única atração da Ilha dos Museus Szilas/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons

Outras galerias de arte e museus históricos também funcionam na ilha, cuja maior atuação sempre foi o Museu Pergamon , com uma imponente coleção de achados arqueológicos. No entanto, quem vai a Berlim querendo conhecê-lo vai se frustrar por algum tempo: o Pergamon foi fechado em 2023 para reformas que devem se estender por mais de uma década – a previsão mais otimista é de reabertura total apenas em 2037, embora uma das alas do Pergamon possa ser reinaugurada em 2027, se o cronograma (que já foi adiado várias vezes) seguir a previsão atual.

Continua após a publicidade

3. Scheunenviertel

Uma das vizinhanças mais pitorescas e cheias de história da cidade, o Scheunenviertel era um bairro operário habitado majoritariamente por judeus antes da ascensão do nazismo. A cultura permanece: ali, hoje, além de várias referências ao destino sombrio daqueles que viviam na região até os anos 1930, em memoriais e monumentos, permanecem espaços gastronômicos com cardápio kosher e também pode ser encontrada a Neue Synagoge , a Nova Sinagoga de Berlim.

Scheunenviertel, Berlim, Alemanha
Gente descolada em Scheunenviertel Ana Claudia Crispim/Viagem e Turismo

Convertido em um bairro para a fauna hipster, o Scheunenviertel tem várias galerias de arte, cafés, livrarias, teatro e outros pontos de interesse para passar um dia batendo perna. Um dos destinos imperdíveis da região é o Hackesche Höfe , uma série de pátios entre edifícios históricos com diversas opções gastronômicas.

4. O Muro

Nem parece, mas o Muro de Berlim já está há mais tempo derrubado do que ficou em pé. Ainda assim, o marco que dividiu a cidade entre 1961 a 1989 continua sendo uma presença indelével no imaginário alemão. Pudera: além de marcar a vergonha de uma nação separada em plena capital, a estrutura reforçada também virou a personificação da própria Cortina de Ferro durante a Guerra Fria.

Continua após a publicidade
muro-de-berlim
O Memorial do Muro: grande parte do muro foi derrubada entre 1989 e 1994, mas trechos preservados viraram instalações artísticas Ben Kupke/Unsplash

O grosso do Muro foi derrubado após a reunificação, com longos trechos e as estruturas bélicas da estrutura sendo removidas até 1994. Mas ainda há fragmentos preservados, no lugar original ou transportados para outras partes da cidade: um pedaço, por exemplo, fica no ex-Sony Center, citado mais acima. Locais para conhecer mais sobre esse velho (e nada querido) marco berlinense incluem o Memorial do Muro , na rua Bernauerstraße, e o Wall Museum , na Mühlenstraße – ao lado de um trecho preservado do muro à beira do Spree, o espaço se dedica a contar mais sobre como a vida foi afetada pela fratura da cidade e do país.

Leia mais:  Brasil é o país mais procurado pelo turista chinês na América do Sul

5. Torre de TV

Normalmente, um bom passeio por uma grande capital do mundo inclui uma parada em uma torre ou arranha-céu para apreciar sua imensidão de cima. Na capital alemã, a forma de fazer isso é visitando a Berliner Fernsehturm , a “Torre de TV” da cidade. Inaugurada em 1969 pelo governo da Alemanha Oriental, a estrutura tem ao todo 368 metros, mas o observatório fica no meio do caminho, a 203 metros de altura.

torre-de-tv-de-berlim
Vista a partir do Tiergarten, torre de 368 metros de altura domina a skyline de Berlim Adam Vradenburg/Unsplash

Além do mirante 360 graus, a torre conta com um bar e um restaurante giratório. Também parte do Mitte, ela fica a 2,5 km de caminhada do Portão de Brandemburgo, num trajeto que passa pela Ilha dos Museus. É possível comprar ingressos no local ou pelo site , com desconto. A entrada básica para o observatório custa € 22,50 pela internet. Há outros pacotes, mais caros, que incluem uma experiência em realidade virtual e um drink no bar da torre.

Leia tudo sobre Berlim

Reserve hospedagem em Berlim

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Parque Nacional de Ubajara: santuário de grutas, biodiversidade e paisagens deslumbrantes no Ceará

Publicado

Localizado na região noroeste do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é mais um dos vários destinos que o Brasil oferece para quem busca ecoturismo e contemplação da natureza. Abrangendo áreas dos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, a unidade protege um total de 6.299 hectares de uma rica zona de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

Criado em 1959, o parque destaca-se pela sua relevância ambiental e por abrigar um dos maiores patrimônios espeleológicos do país, com cavernas, grutas, fendas e outras formações subterrâneas. Situada na Serra da Ibiapaba, a unidade tem como um dos seus grandes atrativos o passeio de teleférico no tradicional bondinho, que oferece uma vista panorâmica da vegetação e dos paredões rochosos.

Para os amantes de caminhadas e de aventura ao ar livre, o parque oferece opções para diversos perfis de visitantes. O público conta com percursos como a Trilha da Samambaia, o Circuito das Cachoeiras, o Mirante do Pendurado e a Trilha Ubajara-Araticum, além da grande travessia do Parque Nacional de Ubajara. A unidade também contempla praticantes de cicloturismo, por meio da Trilha Cara Suja – Bike.

Leia mais:  Coliving: conheça as vantagens e desvantagens da moradia compartilhada

Caminhos pela região

O Parque Nacional de Ubajara também se integra à Trilha Caminhos da Ibiapaba. O itinerário conecta o norte do Piauí à região da Ibiapaba, no Ceará, tendo mais de 300 quilômetros. A rota engloba unidades de conservação, ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, bem como sítios históricos e arqueológicos, promovendo a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Toda esta imponência geológica é cercada por uma expressiva riqueza natural. Por isso, o parque é palco de diversos programas de pesquisa, monitoramento e conservação da biodiversidade do bioma Caatinga, servindo de refúgio para a vida silvestre e de espaço para atividades contínuas de educação ambiental e integração comunitária.

Como chegar

A principal porta de entrada para o Parque Nacional de Ubajara é a sede administrativa na cidade de Ubajara, com acesso pela rodovia estadual CE-187 (Rodovia da Confiança). Partindo da capital do estado, Fortaleza, o trajeto rodoviário segue em direção à região da Serra da Ibiapaba.

Por se tratar de uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visita aos seus atrativos segue protocolos operacionais que garantem a segurança dos turistas e a preservação do patrimônio natural.

Leia mais:  Esporte e bem-estar lideram motivos de viagem dos brasileiros, aponta estudo internacional

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana