Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro participa do programa Viva a Vida na Melhor Idade e destaca prioridade para idosos na gestão Emanuel Pinheiro

Publicado

Os idosos que frequentam o Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo participaram, nesta terça-feira (26), do primeiro dia da ação de saúde promovida pelo programa Viva a Vida na Melhor Idade. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e de Saúde, tem como objetivo aproximar os idosos dos serviços públicos, promovendo qualidade de vida e atendimento integral.

Durante o evento, a primeira-dama Márcia Pinheiro esteve presente e destacou a relevância da ação. “A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro sempre priorizou a qualidade de vida dos idosos, oferecendo atendimento humanizado e de excelência. Integrar os serviços da Assistência Social e da Saúde em um único espaço facilita o acesso a consultas, encaminhamentos para exames e atualização de receitas. Ficamos muito felizes com a adesão dos nossos idosos, que sempre participam das ações promovidas pela Prefeitura”, declarou Márcia Pinheiro.

No primeiro dia da ação, foram realizados mais de 300 atendimentos em especialidades como dermatologia, geriatria, nutrição, psicologia e clínica geral, além de práticas integrativas. Também foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, exames de glicemia e vacinação, incluindo a imunização contra a gripe. A primeira-dama aproveitou a oportunidade para atualizar sua vacinação contra a gripe.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá reforça compromisso com Abrigo Bom Jesus e incentivo às atividades físicas

A programação do Viva a Vida na Melhor Idade continuará nos próximos dias em outras unidades do CCI. Na quinta-feira (28), será a vez do CCI João Guerreiro, na região do Coxipó. Na semana seguinte, as ações acontecerão nos dias 3 e 5 de dezembro, nos CCI’s Aidêe Pereira e Maria Ignes França Auad, respectivamente. As atividades ocorrerão sempre das 8h30 às 16h.

Desde o início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, em 2017, a população idosa de Cuiabá recebeu atenção especial, com a implementação de políticas públicas eficazes que garantem serviços de alta qualidade. Todo o cuidado e suporte necessários estão disponíveis nas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos da Prefeitura de Cuiabá: Padre Firmo, Aidêe Pereira, Maria Ignes e João Guerreiro.

Atualmente, o CCI Padre Firmo, localizado na região central, atende cerca de 410 idosos, oferecendo atividades matinais como ginástica, musculação, rodas de conversa, aulas de dança, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e caminhadas.

A rede de CCI’s, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, conta com 1.253 idosos cadastrados, distribuídos entre as quatro unidades: CCI Aidêe Pereira (292 idosos), CCI Maria Ignes (293 idosos), CCI Padre Firmo (410 idosos) e CCI João Guerreiro (258 idosos). O objetivo das unidades é promover um envelhecimento saudável por meio de atividades coletivas e projetos direcionados.

Leia mais:  Professores e técnicos terão salário acrescido de RGA no dia 30

As atividades ofertadas incluem hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais. A Secretaria também mantém parcerias com as Secretarias de Saúde, Fazenda, Cultura, Esporte e Lazer, além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovendo ações integradas para ampliar o diálogo e a participação social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Serviços de urgência e emergência da Saúde funcionam normalmente durante flexibilização do expediente

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que os serviços de urgência e emergência da rede municipal funcionarão normalmente, garantindo assistência à população durante a flexibilização do expediente nos setores ambulatoriais e administrativos em razão da partida entre Brasil e Haiti, válida pelo Grupo C da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (19).

A medida segue determinação do prefeito Abilio Brunini, que definiu o encerramento do expediente dos órgãos municipais às 16h. Segundo o prefeito, a decisão busca minimizar os impactos no trânsito da capital, especialmente em um período marcado por diversas obras de infraestrutura em andamento.

Mesmo com a alteração no horário de funcionamento de parte da rede municipal, a população continuará contando com atendimento ininterrupto nas unidades de pronto atendimento e hospitais do município. Permanecerão abertos 24 horas a UPA Pascoal Ramos, a UPA Morada do Ouro, a UPA Leblon, a UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá efetua o pagamento da folha salarial de novembro nesta sexta-feira (29); R$ 85 milhões serão injetados na economia

A orientação é que os moradores que necessitarem de atendimento de urgência e emergência procurem normalmente uma das unidades da rede municipal, que seguirão operando sem qualquer alteração e com equipes completas para acolher a população.

Flexibilização do Horário

Já os serviços ambulatoriais e administrativos terão expediente encerrado às 16h. A medida abrange as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Médicas (CEMs), os Serviços de Atenção Especializada (SAE), os Centros Especializados em Reabilitação (CER), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR), o Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), a Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), além dos setores de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Zoonoses, CEREST, CIEVS, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), CDMIC Cuiabá, Ouvidoria da SMS, Complexo Regulador e áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a assistência à população estará assegurada durante todo o período, especialmente por meio das unidades de urgência e emergência, que permanecem como referência para casos que demandem atendimento imediato.

Leia mais:  Professores e técnicos terão salário acrescido de RGA no dia 30

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana