Turismo

Saiba como economizar nos voos das companhias aéreas low cost que operam no Brasill

Publicado

Você sabe o que é uma companhia aérea ultra low cost? Neste post vamos explicar como essas empresas de baixo custo conseguem passagens aéreas mais baratas, como elas operam, o modelo de aeronave e quais os destinos elas operam no Brasil.

Quatro companhias low cost oferecem voos internacionais no Brasil para destinos localizados no continente americano. Os aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão) e de Guarulhos concentram o maior número de voos operados pelas low cost.

Quem escolhe uma ultra low cost para viajar não terá muito conforto durante o voo. Os espaços entre as poltronas são menores, não há serviço de bordo e os serviços extras são cobrados do consumidor. 

Com um custo operacional menor, essas empresas oferecem tarifas mais em conta. Mas o fato de o passageiro não ter “muito mimo” durante a viagem não é motivo de preocupação. Uma companhia aérea para operar no Brasil precisa seguir todas as regras de manutenção de suas aeronaves, conforme regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Boeing 737-800 da Flybondi
Divulgação Flybondi

Boeing 737-800 da Flybondi

Duas companhias oferecem voos para Buenos Aires

Leia mais:  Ministério do Turismo lança painel interativo com dados atualizados do Fungetur

As companhias aéreas de baixo custo JetSmart e Flybondi oferecem voos sem escalas saindo de São Paulo , Rio de Janeiro e Florianópolis para Buenos Aires, destino na América do Sul mais visitado pelos brasileiros. Do Rio de Janeiro para Santiago há opções de voos sem escalas operados pelas companhias ultra low cost SKY e JetSmart.

O Aeroporto de Guarulhos tem voos de três companhias de baixo custo. Para Santiago, a capital chilena, o consumidor pode escolher para viajar pela SKY ou JetSmart. Quem for viajar para Santiago em abril do ano que vem encontra passagens para Santiago por pouco mais de R$ 1 mil, valor de ida e volta com taxas inclusas. Esse valor não inclui uma bagagem despachada.

Na baixa temporada, entre os meses de fevereiro e maio, por exemplo, os preços das passagens para a América do Sul são mais em conta. Mas para garantir uma boa economia o ideal é comprar as passagens com pelo menos 40 dias antes da data do embarque.

Leia mais:  Prêmio Nacional do Turismo 2025: conheça as iniciativas vencedoras da 4ª edição

Frota das companhias

A Arajet, ultra low cost com sede na República Dominicana, oferece voos sem escalas para Punta Cana. A companhia iniciou voos no Brasil em 2023. A Arajet tem uma frota de aviões Boeing 737 MAX 8 que transportam 186 passageiros. Esse é o mesmo modelo de avião usado pela argentina Flybondi.

A JetSmart realiza os voos internacionais com Airbus A320 com 189 assentos e o A321 com capacidade para 232 passageiros. O Airbus A320 da LATAM que realiza os voos de São Paulo para Santiago tem 174 assentos, 15 a menos ao mesmo modelo da JetSmart. A SKY também tem em sua frota os jatos da Airbus.


Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

João Pessoa recebe Fórum Internacional, que vai debater o protagonismo da mulher no turismo

Publicado

Começa nesta quarta-feira (3), no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), o Fórum Internacional de Mulheres no Turismo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a ONU turismo, vai reunir autoridades, empresárias, especialistas, pesquisadoras, gestoras públicas e representantes de organismos internacionais para debater o protagonismo feminino no setor.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, o evento consolida a liderança do Brasil no debate de temas que colocam as mulheres no centro das discussões. “A liderança da mulher é fundamental para o sucesso do turismo, no qual elas conduzem a maioria dos negócios. Este evento joga luz sobre esse protagonismo e amplia o debate sobre desafios e oportunidades, em um setor que gera renda, riqueza para o país e emprego para o nosso povo. Ao mesmo tempo, discute o que fazer para que as viajantes se sintam acolhidas e tenham liberdade para visitar qualquer lugar do país”, afirmou Gustavo Feliciano.

  • Confira a programação aqui.

  • As inscrições podem ser feitas neste link.

Atualmente, 52,5% da força de trabalho no setor do turismo é composta por mulheres, e seis em cada dez negócios são comandados por elas.

“Estamos unindo o poder público e a iniciativa privada para garantir cada vez mais autonomia financeira às mulheres, segurança para as turistas e a inclusão definitiva delas nos espaços de poder e de altas decisões”, concluiu o ministro.

Leia mais:  Ministério do Turismo lança painel interativo com dados atualizados do Fungetur

O Fórum foi estruturado em três eixos centrais: 

  • a mulher como empreendedora, que vai discutir geração de renda, inovação e desenvolvimento territorial; 

  • a mulher como consumidora, com foco em destinos mais preparados para receber turistas mulheres e boas práticas de acolhimento; 

  • e a mulher como protagonista no turismo, abordando liderança feminina, segurança, representatividade e acesso à Justiça.

Programação

A agenda começa nesta quarta-feira (3), com a cerimônia de abertura. Na sequência, a programação contará com o lançamento das versões, em inglês e espanhol, do Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas, desenvolvido em parceria com a Unesco.

O Guia reúne orientações práticas para mulheres que optam por viajar desacompanhadas, além de informações sobre planejamento, hospedagem, deslocamento, segurança, comportamento preventivo e canais de apoio. A publicação também dialoga com prestadores de serviços turísticos, estimulando destinos mais acolhedores, preparados e atentos às demandas femininas.

O lançamento internacional do material acontece em um momento estratégico para o Brasil, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo. A iniciativa será apresentada pelo MTur, como exemplo de boa prática internacional voltada à segurança e ao acolhimento de mulheres viajantes, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre países.

Leia mais:  Os tradicionais eventos de fim de ano em Nova York

Os direitos e desafios para alcançar cargos de alta gestão guiarão o painel “Ultrapassando Barreiras”. Já os preparativos para a Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027 fecham o primeiro dia. O debate focará no legado e na geração de empregos nas cidades-sede, além dos preparativos para receber turistas.

A pluralidade do mercado guiará o painel “Diversidade, Pertencimento e Experiências”, com foco na inserção de mulheres no afroturismo, turismo comunitário, turismo 60+ e etnoturismo indígena.

O segundo dia contará com a 3ª edição do “Brasil Mais Crédito para o Turismo”. A ação oferecerá rodadas de negócios do Novo Fungetur (política pública do MTur, que tem linhas de financiamento para empreendedores turísticos). No local, ainda haverá orientações sobre o Cadastur (cadastro oficial do MTur para prestadores de serviços turísticos), além de consultoria do Sebrae para microempreendedores individuais (MEI).

Serviço

  • Evento: Fórum Internacional de Mulheres no Turismo

  • Data: 3 e 4 de junho

  • Local: Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha – Rodovia PB-008, Km 5, Polo Turístico Cabo Branco – João Pessoa (PB)

  • Inscrições: Clique aqui.

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana