Cuiabá

Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

Publicado

A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.

Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.

O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.

Leia mais:  Últimos dias para garantir 10% de desconto no IPTU 2026 em Cuiabá

Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.

O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.

Leia mais:  Secretaria acelera integração do Mercado do Porto e espaços de turismo

Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.

A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.

O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.

Programação do período vespertino (12/12):

  • Painel: A Inovação na Gestão Pública
    • Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
    • Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
    • Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
    • Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Prefeitura fortalece saúde de adolescentes do socioeducativo e atendimento à primeira infância

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, formalizou a adesão a duas políticas nacionais voltadas à saúde de públicos prioritários. A adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS-MT), por meio da Secretaria Adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas. Já a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou a esperança de que os adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo tenham oportunidades de reconstruir suas trajetórias e se reintegrar à sociedade.

“Nossa esperança é que esses adolescentes possam ser reintegrados à sociedade, tenham a oportunidade de construir uma profissão, constituir família e seguir uma vida dentro dos princípios da legalidade. Muitos carregam traumas desde a infância, inclusive situações de abuso e violência, que precisam ser considerados no cuidado oferecido a eles. Acreditamos que, com assistência, acompanhamento e oportunidades, eles possam reconstruir suas trajetórias, superar o que viveram e conviver em harmonia com a sociedade”, destacou.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) é voltada à assistência integral aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A política prevê a organização dos fluxos de atendimento e o planejamento de ações de saúde física e mental, com integração entre os serviços municipais e estaduais.

Leia mais:  CCI Maria Ignês promove baile semanal para idosos nesta sexta-feira

Conforme o documento de adesão, a Casa de Semiliberdade terá como unidade de saúde de referência a USF Novo Mato Grosso. O planejamento apresentado prevê uma média mensal de 65 adolescentes vinculados à unidade, público que deverá ser considerado na organização da assistência.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas do Estado de Mato Grosso, Lenice Silva dos Santos Barbosa, ressaltou que a adesão representa a concretização de uma demanda antiga do sistema socioeducativo e fortalece a parceria entre Estado e Município.

“Essa é uma espera de quase 20 anos, que graças a Deus está se findando agora. Esses adolescentes são do território e precisam ser atendidos, com a política de saúde mental garantida e, especialmente, com acesso a insumos e medicamentos. A adesão do município é um ato de responsabilidade, compromisso e vontade de realmente mudar as políticas públicas. Quem ganha são os nossos adolescentes”, afirmou.

Lenice também destacou que as demandas das unidades masculina e feminina do sistema socioeducativo de Cuiabá já vinham sendo atendidas pela gestão municipal, com ações terapêuticas e assistência à saúde. Segundo ela, a adesão à política consolida essa parceria e amplia as condições para garantir o atendimento integral aos adolescentes.

A secretária adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, destacou a importância de estruturar o atendimento e preparar as equipes para executar as ações previstas nas políticas nacionais.

“Essas iniciativas contribuem para organizar o trabalho das equipes, estabelecer metas e acompanhar os resultados. A Atenção Primária tem um papel fundamental na garantia do acesso à saúde, tanto no acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas quanto no cuidado às crianças durante a primeira infância”, afirmou.

Leia mais:  Bem da Gente: Pesquisa socieconômica irá ajudar no empreendedorismo

A Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia do UNICEF, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, para ampliar e qualificar as ações de saúde voltadas à primeira infância nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A proposta prevê etapas de diagnóstico, planejamento, qualificação, monitoramento e avaliação dos serviços, com foco no desenvolvimento infantil e no cuidado durante a gestação e o puerpério. A metodologia inclui definição de metas, elaboração de planos de ação, acompanhamento de indicadores e avaliação dos resultados.

Lenice também ressaltou a importância de políticas públicas voltadas à infância e de uma rede de saúde preparada para acompanhar as crianças desde os primeiros anos de vida.

“É importante garantir uma rede de saúde que acompanhe a criança nos primeiros anos de vida. A adesão a uma política de cuidado destinada à primeira infância representa assumir um compromisso com o futuro. Crianças bem cuidadas têm mais oportunidades de se tornarem adultos saudáveis”, afirmou.

Com as duas adesões, a Secretaria Municipal de Saúde busca fortalecer a organização da Atenção Primária e ampliar a articulação entre as políticas públicas, com foco na qualidade da assistência oferecida a crianças e adolescentes em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana