Nesta segunda-feira (16.12), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou o município de Tesouro (a 371 km da de Cuiabá). Acompanhada da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho, ela participou das entregas de cestas especiais de Natal, na Paróquia Santa Terezinha, solicitadas pelo padre Wender Souza para atender ao Comitê Contra a Fome.
Ao todo, foram entregues ao comitê 300 cestas especiais de Natal, 300 panetones e 300 caixas de bombons. A primeira-dama do Estado agradeceu o convite e destacou a importância da ação. Além das cestas para atender ao projeto, foram entregues ao município 400 cestas especiais de Natal completas, que serão destinadas às famílias cadastradas no CRAS, conforme o CadÚnico, totalizando 700 cestas.
“Estou muito feliz por ter visitado o município de Tesouro. Tenho um carinho enorme pelo padre Wender e sei do trabalho sério que ele desenvolve, cuidando das famílias que mais precisam. Agradeço também ao prefeito Isaack e à primeira-dama Alini por nos receberem. Esta é a primeira vez que visito o município e quero, em breve, retornar”, disse Virginia Mendes.
“Natal é a data que representa Jesus Cristo, representa Deus em nossa vida e, para mim, é uma honra estar com vocês. O Governo do Estado realiza as ações junto aos prefeitos e voluntários, que facilitam os trabalhos para que todos sejam atendidos e para que os resultados cheguem à ponta. Quero também agradecer o apoio do deputado estadual Max Russi, que é nosso parceiro no Social”, observou.
“Este ano, o projeto Natal Sem Fome completa 11 anos. Nos últimos cinco anos, contamos com o apoio da primeira-dama Virginia Mendes, que tem apoiado as ações desenvolvidas com 300 famílias. E, na pandemia, a senhora teve uma atuação extremamente importante. Ninguém ficou desamparado”, acrescentou o padre Wender.
A primeira-dama de Tesouro, Alini Barros, falou da admiração e do quanto os programas sociais desenvolvidos pela primeira-dama Virginia Mendes, de maneira voluntária, são imprescindíveis para a população. “Nós admiramos muito a senhora por toda a força e coragem para desenvolver programas idealizados e executados com muito amor, seja com as crianças, idosos, indígenas ou na luta contra o feminicídio, através do SER Família Mulher”, lembrou.
Alini Barros aproveitou para anunciar a adesão do município ao programa SER Família Habitação. “Tivemos uma notícia muito boa com a assinatura da adesão do município ao SER Família Habitação – Faixa 0, um programa muito importante para as famílias que ainda não têm um lar. E, no próximo, a senhora estará conosco nas entregas”, adiantou a primeira-dama do município.
De acordo com a secretária da Setasc, Cel. Grasi Bugalho, as cestas natalinas são organizadas de maneira especial. “A primeira-dama Virginia Mendes sempre cobrou que as cestas especiais de Natal sejam diferentes. Agradeço a oportunidade de poder entregar às famílias produtos de qualidade. Algo que o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes nos cobram é eficiência e qualidade”, ressaltou.
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.