Cuiabá

Mercado do Porto recebe nova rodada da feira de adoção da Bem-Estar; veja fotos

Publicado

Prefeitura de Cuiabá, através da Bem-Estar Animal, realiza uma nova feira de adoção neste domingo (23), no Mercado do Porto, das 8h às 12h. Serão 9 animais, sendo 6 cães filhotes, 2 gatos jovens e um adulto.

Haverá também material pedagógico para crianças desenvolver pinturas educativas relativas à causa animal.

“O público irá encontrar animais lindos que estão à espera de amor, carinho, dedicação e um novo lar aconchegante. Estão vacinados nas doses corretas para idade, e devidamente vermifugados. Desejamos que todos eles continuem sua jornada sendo membro de uma nova família”, destacou a veterinária Nívea Rocha Turbino, da Bem-Estar Animal.

Interessados podem ter a confiança que estarão levando um animal em boas condições de saúde para casa. Segundo Nívea, há todo um cuidado e responsabilidade por parte das médicas veterinárias ao disponibilizar os pets para adoção. “Só animais que estão em perfeito estado sanitário vão para adoção. No caso de filhotes, o tutor tem autorização para castração quando atingir a idade para o procedimento”, afirmou a profissional.

Leia mais:  Nove equipes atuaram em mutirão de tapa-buracos no CPA II

Dúvidas poderão ser esclarecidas com as profissionais durante o evento, além de material impresso com informações que serão disponibilizados. Estarão presentes as profissionais veterinárias, Nívea Clarice M. Rocha Turbino, Anna Selmy Dos Santos Silva, Letícia Padilha e Andréa Janaina de Mello, que também é a diretora da Bem-Estar Animal. E ainda, Elizabete Laura Soares de Oliveira, gerente da BEA e o coordenador de educação e combate aos maus tratos, Saul Molfatto.

Além de ser maior de 18 anos, alguns critérios básicos devem ser considerados na hora de escolher a companhia de um pet. Comprovante de endereço e documentação pessoal estão entre eles.

Critérios para adotar:

– Ter mais de 18 anos.

– Apresentar comprovante de residência recente (últimos 3 meses).

– Apresentar documento pessoal válido com foto (RG e CPF).

Adoção de gato

– Trazer caixa de transporte.

– Residência adaptada com telas nas janelas e varandas (apartamentos e sobrados) e outros meios que impeçam o acesso do animal à rua, no caso de casas.

Leia mais:  Inspirado em Cuiabá, senador propõe verba do Fundeb para abrir escolas nos finais de semana

Adoção de cachorro

– Trazer coleira e guia.

– Residência murada e com portão, que impeça que o animal tenha acesso livre a rua.

#PraCegoVer

A imagem mostra um cercado em grande com quatro cães sem raças definidas que estão disponíveis para adoção na Bem-Estar Animal. No espaço tem uma almofada na cor azul disposta no centro do espaço e brinquedo de pelúcia para os animais. Eles demonstram estar alegres.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Arraiá do CCI Aideê Pereira reúne idosos e familiares em manhã de confraternização

Publicado

O clima junino tomou conta do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aideê Pereira do Nascimento, no bairro Novo Horizonte. Com café da manhã, quadrilha, bingo, música ao vivo, homenagem aos aniversariantes do mês e almoço de confraternização, o tradicional Arraiá reuniu idosos, familiares e servidores em um momento de lazer, integração e valorização da cultura popular, na manhã desta terça-feira (30).

A secretária-adjunta de Direitos Humanos de Cuiabá, Vilmara da Silva Vidica, conhecida como Bombom, destacou que a celebração vai muito além da diversão e fortalece os vínculos entre os participantes. “O Arraiá do Aideê é uma comemoração importante, tanto para a unidade quanto para os idosos. É um momento de integração e socialização, em que eles conseguem interagir, dançar e conviver. É uma festa linda, muito bem organizada e com grande participação. É uma verdadeira confraternização”, afirmou Bombom.

A aposentada Jacy da Silva, de 63 anos, foi uma das participantes que chamaram a atenção ao se vestir de noiva para a quadrilha. Frequentadora da unidade, ela conta que o CCI transformou sua rotina. “É muito divertido para a gente. Não é porque estamos na terceira idade que não temos mais condições de participar das coisas. É muito gratificante fazer parte daqui. Antes eu ficava em casa, travada, e comecei a participar do CCI. Hoje não sinto dores, graças aos funcionários que cuidam tão bem da gente. Aqui é uma família. Essa brincadeira é uma terapia para a alma e para a mente. Eu sou muito feliz aqui.”

Leia mais:  Defesa Civil de Cuiabá reforça recomendações para chuvas Intensas

O professor de educação física Pedro, conhecido como Pedrão, ressaltou que o CCI oferece atividades permanentes para promover qualidade de vida aos idosos e que o arraiá representa um dos momentos mais aguardados do ano. “Sou suspeito para falar da minha unidade. Toda terça-feira realizamos o bailão e, hoje, unimos essa programação com a nossa festa cultural e a comemoração dos aniversariantes do mês. Atendemos diariamente cerca de 80 a 90 idosos, com atividades como ginástica, musculação, grupo de tricô e também o grupo de siriri.”

A presença dos familiares também marcou a festa. Talita Maria acompanhou o avô, Juracy Bonfim, de 89 anos, frequentador assíduo da unidade, ao lado da tia e do bisneto. Segundo ela, momentos como esse aproximam as famílias e estimulam ainda mais a participação dos idosos.

“Eu acho muito bacana reunir todos eles. É um momento diferente da rotina, de lazer, descontração e mobilidade. Trazer a família também é muito importante. Meu avô gosta muito daqui, vem praticamente todos os dias e sempre fala que os exercícios fazem muito bem para ele”, afirmou Talita.

Leia mais:  Emanuel Pinheiro e reforça recursos para Saúde, Educação e Assistência Social em Brasília; Debate sobre Novo PAC - Mobilidade Urbana Sustentável está na agenda prevista na Casa Civil

Há quase dois anos participando das atividades do CCI, Sueli dos Anjos, de 62 anos, afirma que encontrou na unidade um incentivo para manter a saúde e a disposição. “Está sendo maravilhoso. Essas atividades ajudam a trabalhar o corpo e fazem muito bem para a gente. Em dezembro completo dois anos participando e só tenho a agradecer.”

A animação da festa ficou por conta da dupla Eduardo Braga e Ketylen Reis, que embalou o público com muito forró durante toda a manhã. A programação faz parte do calendário dos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá e será realizada em todas as unidades.

No CCI Padre Firmo Pinto Duarte, o Arraiá será realizado na próxima quarta-feira (8). No CCI Maria Ignês, a festa acontecerá na sexta-feira (10). Já no CCI João Guerreiro, o evento será realizado no dia 30 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana