Mato Grosso

Seduc apresenta em live estratégias para Mato Grosso avançar em proficiência

Publicado

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresenta, nesta quarta-feira (12.3), às 17h, no canal oficial da Seduc no Youtube, as ações do Movimenta SAEB para o ano letivo de 2025 bem como a estratégia de engajamento focada no comprometimento das redes estadual e municipais para alcançar a excelência nos resultados das avaliações.

A live será aberta ao público em geral, mas, especialmente dirigida aos diretores regionais de educação, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, professores e secretários municipais de Educação.

Os exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) contemplam testes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas para os estudantes, além de questionários contextuais para estudantes, professores, diretores e secretários municipais de Educação.

Aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados.

As orientações, segundo Alan, terão foco nas turmas do 2°, 5°, 9° e 3° ano do Ensino Médio, que são público-alvo do SAEB, além das estratégias e recursos para engajar e apoiar as escolas no processo de mobilização para as avaliações.

Leia mais:  Homem que tentou matar vizinho é preso pela Polícia Civil em Rondonópolis

Entre os recursos pedagógicos que serão apresentados estão cadernos de atividades para estudantes, materiais de apoio e capacitação para os professores, orientações sobre o Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem (APA-MT), ações do Mira na Meta e também relacionadas ao Pré-Enem Digital MT.

“Objetivo é garantir que todas as escolas estejam preparadas para orientar os estudantes e trabalhar de forma eficiente com o material destinado ao Movimenta Saeb durante as aulas”, observou o secretário.

Ele observa que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é estratégico, pois, se trata de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – realizar um diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

“O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências”, completa Alan.

Leia mais:  Governo de MT reforça apoio à agricultura familiar com mais de R$ 700 milhões de investimentos

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. Nas últimas duas edições, e também naquela que se realiza no ano de 2023, é possível verificar esse avanço com a implementação de diversas novidades, em especial as voltadas a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Desafio especial mobiliza estudantes do programa Estudante Cidadão do Futuro em ações de cidadania fiscal

Publicado

O programa ‘Cidadão do Futuro – edição 2026’ avança para uma nova etapa com a realização do Desafio Surpresa “Jovens da Cidadania Fiscal”, atividade especial que integra a pontuação final da gincana e busca fortalecer, entre os estudantes, valores relacionados à ética, à participação cidadã e ao controle social dos gastos públicos.

A iniciativa é promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Receita Federal do Brasil, envolvendo estudantes e professores orientadores das 20 escolas estaduais participantes.

O desafio será realizado entre os dias 27 de abril e 8 de maio e é composto por duas atividades principais, que somam até 100 pontos por equipe. A primeira consiste no Quiz de Cidadania Fiscal, com questões sobre educação fiscal, função social dos tributos e participação cidadã, respondidas individualmente pelos estudantes, mas com pontuação calculada a partir do desempenho coletivo do time.

Já a segunda tarefa prevê a mobilização para novos cadastros no programa Nota MT, incentivando familiares, amigos e a comunidade escolar a solicitarem documentos fiscais nas compras e a aderirem às ações de cidadania fiscal do Governo do Estado.

Leia mais:  Quatro lotes de rodovias de MT são leiloados na bolsa de valores de SP: 1.308 km

Desde o início da edição 2026, o programa Estudante Cidadão do Futuro já desenvolveu diversas etapas formativas, incluindo o lançamento oficial, capacitações com professores orientadores, atividades pedagógicas nas escolas e a produção de vídeos institucionais elaborados pelos estudantes sobre temas ligados à ética, cidadania e controle social.

Outra ação importante, que também integra a pontuação das equipes, é o incentivo ao alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos, estimulando estudantes aptos a emitir o título de eleitor e a compreender a importância do voto como instrumento de participação democrática e acompanhamento das decisões públicas.

A nota final dos times será composta pelo desempenho nas diferentes fases da gincana educativa, considerando a produção dos vídeos temáticos, a participação nas atividades formativas, o cumprimento do Desafio Surpresa de Cidadania Fiscal, o engajamento nas ações de cidadania — como o alistamento eleitoral — e as demais atividades previstas ao longo do programa.

A proposta do programa Estudante Cidadão do Futuro é incentivar o protagonismo juvenil e aproximar os estudantes das políticas públicas, mostrando que cidadania, transparência e controle social começam com informação, consciência e participação ativa da sociedade.

Leia mais:  Fapemat promove 1ª capacitação voltada à divulgação científica em linguagem simples

O Programa Estudante – Cidadão do Futuro conta também com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Confira o regulamento AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana