Mato Grosso

Escola de Governo oferta 300 vagas para o curso Comunicação Eficaz

Publicado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, está com inscrições abertas para a terceira turma do ano do curso Comunicação Eficaz. São 300 vagas exclusivas para os servidores do Poder Executivo Estadual.

As inscrições são online e ficam abertas até o dia 05 de maio ou até alcançar o preenchimento total das vagas.

O curso é no formato EaD (Ensino a Distância) e ocorrerá no dia 08 de maio, das 8h às 12h. Os interessados podem se inscrever neste link.

A capacitação tem como objetivo desenvolver competências de comunicação que aprimorem a eficiência no serviço público estadual.

A formação será conduzida pela servidora Tatiane Barbieri e o programa abrange desde os conceitos mais básicos da comunicação a técnicas de como lidar com resistência e críticas de forma assertiva.

*Com supervisão Dayanne Santana

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Primeira-dama de MT destaca repasse extra do cartão SER Família neste sábado (20)
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza capacitação da Força Nacional para reforçar atuação em incêndios florestais

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) iniciou a 50ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal da Força Nacional (INC Florestal), com o objetivo de reforçar a preparação técnico-operacional dos militares para o enfrentamento de incêndios florestais em todo o Estado neste ano.

Realizada em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública, a INC Florestal é uma capacitação de abrangência nacional e reconhecida como referência na formação de bombeiros para esse tipo de resposta especializada. A solenidade de início da INC Florestal foi realizada na tarde de segunda-feira (27/4), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Essa atividade integra o conjunto de ações promovidas pela corporação, por meio do BEA, voltadas ao fortalecimento da prontidão operacional durante o período de estiagem, quando aumenta a probabilidade de ocorrências em áreas de vegetação.

De acordo com o diretor operacional, coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, a instrução vai além de uma capacitação técnica, sendo fundamental para preparar os militares para a realidade operacional enfrentada no Estado, que possui extensão territorial expressiva, além de diversidade de biomas.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar apresenta sistema de apoio a incêndios florestais à empresa Verde Floresta Group

“Esta instrução, para nós, é mais do que um simples nivelamento. Ela tem como principal objetivo preparar os senhores para enfrentar o que encontraremos na realidade. Vivemos em um Estado com características únicas, com três grandes biomas, extensas áreas territoriais e locais de difícil acesso. É nesse cenário que os senhores irão atuar, em um ambiente em que um erro custa caro”, destacou.

Com carga horária de 50 horas-aula, a INC Florestal reúne 40 bombeiros militares do Estado, que serão preparados para atuar especialmente em ações integradas no âmbito da Força Nacional de Segurança Pública, por meio do alinhamento de procedimentos, da padronização de técnicas e da integração entre as forças envolvidas.

A instrução contempla atividades teóricas e práticas, com conteúdos diversos, como fundamentos do combate a incêndios florestais, planejamento de operações, princípios de sobrevivência, Sistema de Comando de Incidentes, atendimento pré-hospitalar e técnicas especializadas de combate.

Para o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Heitor Alves de Souza, a capacitação continuada é um instrumento estratégico para fortalecer a resposta operacional, ampliar a capacidade de planejamento, monitoramento e coordenação de operações conjuntas.

Leia mais:  Unemat capta mais de R$ 14 milhões para pesquisa e infraestrutura laboratorial

“Essa integração, já consolidada em diversas ações realizadas no território mato-grossense, demonstra que a união de esforços entre as esferas estadual e federal é essencial para o enfrentamento de eventos complexos, sobretudo aqueles que envolvem riscos ambientais, grandes áreas territoriais, comunidades vulneráveis e a necessidade de pronta resposta operacional”, afirmou.

A INC Florestal segue até o dia 1º de maio, culminando em um simulado operacional que permitirá a aplicação integrada dos conhecimentos adquiridos em cenários controlados, envolvendo planejamento, organização, segurança, resposta e combate.

Também participaram da solenidade de abertura da INC Florestal, o coronel RR Lázaro Leandro Nunes, secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana