Cuiabá

Comissão dos Direitos da Mulher recebe gerente de acolhimento da Casa de Amparo

Publicado

09/05/2025
Comissão dos Direitos da Mulher recebe gerente de acolhimento da Casa de Amparo
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
As vereadoras Maria Avalone (PSDB) e Baixinha Giraldelli (Solidariedade) receberam a assistente social da Prefeitura de Cuiabá e gerente de acolhimento da Casa de Amparo, Fabiana Soares, durante a reunião da Comissão dos Direitos da Mulher, nesta sexta-feira (9). O encontro teve como objetivo conhecer melhor a estrutura da Casa de Amparo, saber dados sobre as mulheres acolhidas no local e procurar meios para ajudar.&nbsp
Fabiana explicou que, quando foi criada, em 2002, a Casa de Amparo acolhia mulheres em situação de vulnerabilidade e seus filhos, além de vítimas de violência doméstica. As coisas mudaram em 2009, com a criação da política do Conselho Nacional de Assistência Social. No entanto, a profissional relata que a reformulação da Casa, para atendimento somente de mulheres em risco iminente de morte, aconteceu apenas em 2019.
&nbsp“De 2019 até hoje, nós já atendemos mais de 1300 mulheres e mais de 2000 crianças. Porque a mulher nunca vem só. Isso são mulheres que estão correndo risco iminente de morte, fora as que atendemos ainda em situação de vulnerabilidade, que passam pelo Conselho, pelo CRAS e não têm onde ficar”, pontuou Fabiana.
A assistente social falou ainda sobre a importância de tratar do assunto neste momento próximo ao Dia das Mães, pois, segundo ela, a educação em relação às mulheres começa em casa.
Maria Avalone questionou sobre o tempo em que as mulheres permanecem na Casa de Amparo. Fabiana prontamente esclareceu que, pela lei, o tempo estipulado é de 120 dias, mas que é necessário entender que o tempo não é determinado apenas pela lei, mas sim pela necessidade da vítima.
A vereadora Baixinha Giraldelli aproveitou a oportunidade para questionar também sobre o que a Casa de Amparo faz para proporcionar meios de subsistência para as mulheres que, muitas vezes, são impedidas por seus parceiros de trabalhar, logo, não têm como se sustentar ou sustentar os filhos.&nbsp
Fabiana explicou que a Casa de Amparo trabalha com projetos de formação para mulheres, como costura, cozinha, artesanato, entre outros. A assistente social esclareceu também que, no local, é atualizado o cadastro social das mulheres para que elas possam receber auxílio financeiro do Estado e o Bolsa Família.&nbsp
Por fim, a vereadora Maria Avalone reafirmou o compromisso da Comissão com o trabalho de desenvolvimento de políticas públicas que deem suporte às mulheres na capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá mobiliza secretarias para o show da Guns N’ Roses na Arena

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Festival da Pamonha começa neste sábado com presença do prefeito e expectativa de recorde de público

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou neste sábado (18) da abertura do 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, reforçando o apoio da gestão municipal às tradições culturais e à agricultura familiar. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, segue até o dia 21 de abril, no km 23 da rodovia MT 251, e deve superar a marca de 30 mil visitantes, com a estimativa de processamento de mais de 40 toneladas de milho ao longo dos quatro dias.

Durante a visita, o prefeito percorreu as barracas do festival, conversou com produtores e comerciantes locais e fez questão de vivenciar a experiência gastronômica. Ele almoçou no local e experimentou diferentes iguarias à base de milho, incluindo pamonha salgada com carne seca, uma das mais procuradas pelo público.

Em tom descontraído, Abilio destacou a qualidade dos produtos e a importância do evento para a comunidade. Segundo ele, a culinária local é um dos principais atrativos do festival e representa a força do trabalho dos pequenos produtores, além de contribuir para a valorização das tradições cuiabanas.

Leia mais:  Defesa Civil de Cuiabá atua de forma imediata após chuva intensa

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, ressaltou o papel do festival na economia local e na valorização da zona rural. Ele destacou que o evento fortalece a geração de renda e movimenta uma ampla cadeia produtiva, envolvendo desde produtores até profissionais de serviços.
“O festival possibilita que os moradores tenham uma atividade que fomente o setor gastronômico, já tradicional e reconhecido nacionalmente. Investir em eventos como este é investir no social, pois promove a circulação de renda e beneficia diversas famílias”, afirmou.

Além das tradicionais pamonhas doces, salgadas e recheadas, o público encontra uma grande variedade de produtos derivados do milho ao longo do festival. Entre eles estão cural, milho cozido, bolos, doces e até licor de milho, reforçando a diversidade gastronômica e a identidade cultural da região.

O secretário também destacou o apoio da Prefeitura de Cuiabá à agricultura familiar por meio da promoção de eventos que incentivam a comercialização de produtos locais. Segundo ele, a iniciativa contribui para fortalecer os pequenos produtores e ampliar as oportunidades de renda.
“O evento é um exemplo claro de como a Prefeitura apoia a agricultura familiar, criando oportunidades de comercialização e fortalecendo quem produz. São quatro dias de programação, com atrações e opções para toda a população”, completou.

Leia mais:  Primeira-dama anuncia nova linha de ônibus para o Distrito de Aguaçu

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana