O produtor rural Lúcio dos Santos tem sua história ligada à Vila do Naboreiro. Ele mora em uma fazenda da comunidade que pertencia ao seu sogro, que chegou no local há 68 anos. Durante todo esse tempo, a Vila Naboreiro ficava separada de Rondonópolis por uma estrada de 27 quilômetros de terra.
A realidade mudou com uma obra realizada pelo Governo de Mato Grosso, que pôs fim a poeira e também a lama. “Estamos todos ainda agarrados com a propriedade. Ficaram os filhos, uma parte dos filhos se foi, e os netos e bisnetos estão tocando. Essa obra mudou completamente a realidade, fico muito contente, nunca esperava que uma coisa dessa fosse acontecer”, disse.
O Governo de Mato Grosso entregou 123 quilômetros de asfalto novo na região de Rondonópolis neste sábado. São obras que permitem mais qualidade de vida para a população rural do município e trazem desenvolvimento.
A MT-383 teve 27,9 km asfaltados entre o Parque de Exposições e a Vila Naboreiro. A obra de R$ 51 milhões também garante um acesso asfaltado para a comunidade de Três Pontes.
Ainda neste sábado (10.5) o Governo de Mato Grosso entregou o asfalto de 42 km da MT-471 até o Assentamento Carimã, o asfaltamento de 29 km da MT-471 até a Comunidade do Miau e 23,9 km da MT-459 entre Pedra Preta e o Terminal Ferroviário de Rondonópolis. O investimento total nessas obras chega a R$ 184 milhões.
Para o governador Mauro Mendes, as obras representam o trabalho do governo de arrumar as contas e poder fazer entregas para a população. “Quem anda na lama e na poeira o ano inteiro sabe a dificuldade que isso traz. O entorno de Rondonópolis tem muita gente morando em comunidades e a falta de asfalto criava um transtorno para essas pessoas”, afirmou.
Além de beneficiar pequenos, médios e grandes produtores, as obras são importantes para o desenvolvimento de Rondonópolis. O Assentamento Carimã, por exemplo, é uma região com um grande complexo turístico, com cachoeiras, trilhas e balneários.
“São obras importantes, que atendem a população de uma maneira geral. Eu fico muito orgulhoso de ver um Governo que olha de maneira geral para toda a população. Olha o pequeno, o médio e grande produtos, mas principalmente, trabalha em prol daqueles que mais necessitam”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
O senador Jayme Campos destacou que as obras promovem mais justiça social. “Mato Grosso hoje vive um outro momento e tudo isso está sendo possível porque o Estado está fazendo essa parte. Quem diria que um dia o asfalto estaria chegando nessas rodovias, melhorando a qualidade de vida da nossa população, seja no campo, seja na cidade”, afirmou.
O deputado Nininho lembrou que sempre pediu a realização dessas obras e destacou que ela atende muitas famílias, citando que só no Naboreiro são mais de 1.500 famílias que moram lá.
Também estiveram presentes os deputados estaduais Sebastião Rezende, Thiago Silva, Max Russi e Júlio Campos, e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, além de prefeitos e demais autoridades da região.
Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).
A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.
“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.
Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.
A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.
Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.
“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.
Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.